terça-feira, 14 de março de 2023

PARA LULA, CPI DA INVASÃO BÁRBARA SERIA "CONFUSÃO TREMENDA". PARA NÓS, CHANCE DE VERMOS BOLSONARO ATRÁS DAS GRADES

A repórter Natália Santos, n'O Estado de S. Paulo desta 3ª feira (14), levanta uma questão importante: por que são os bolsonaristas que se empenham em criar uma Comissão Parlamentar de Inquérito para a  investigação da tentativa  de golpe de Estado que eles mesmo fizeram em 8 de janeiro e por que é o Governo Lula que tenta barrar tal CPI? 

Terá o Brasil virado de cabeça pra baixo? Agora, são os criminosos que exigem a apuração dos seus crimes e são as autoridades que se recusam a fazê-lo?

Dá para acreditar que Lula, aparentemente o maior beneficiário pela evocação da invasão bárbara das sedes dos Poderes, trazendo de volta todas as imagens chocantes daquele vandalismo desembestado, descarte a iniciativa e tudo faça para abortá-la, afirmando que a CPI "pode criar uma confusão tremenda"?!

"Nós não precisamos disso agora", disse ele à Globonews.

"Nós precisamos muito disso agora", respondo eu, pois um episódio tão grave e ultrajante jamais pode terminar em pizza, com Bolsonaro perdendo apenas os direitos políticos! 

Chega de oportunismo e covardia! O único desfecho aceitável da passagem do genocida pela presidência da República é sua prisão como responsável último:
— pelo extermínio premeditado de centenas de milhares de brasileiros durante a pandemia de covid; 
— pela tentativa de usurpação do poder para nele se perpetuar; e 
— pela matança também premeditada de indígenas, inclusive crianças, abandonando-os à desnutrição e doenças.

Alternativamente, se comprovado que sua extrema crueldade deriva de insanidade mental, o confinamento do demente num manicômio judicial.

Lula, que como presidente tudo fez para desestimular a apuração dos crimes cometidos pelos torturadores dos anos de chumbo, ensaia repetir a dose. Só que desta vez o motivo não é apenas sua aversão à esquerda revolucionária, que vem desde o tempo das greves no ABC e marca toda sua trajetória sindical e política. 
Há mais e eu já decifrei o enigma cinco semanas atrás, 
neste artigo . Eis o trecho:
"Assim como vários espiões alertaram a Inteligência estadunidense de que os japoneses atacariam precisamente Pearl Harbor mas o governo considerou válido o sacrifício de vidas e equipamentos para convencer a população a aceitar a entrada do país na 2ª Guerra Mundial (até então prevalecia amplamente a posição de que deveria permanecer neutro), é impossível que Lula e seus ministros ignorassem o que se tramava.  

Lá em 1941, como cá em 2023, deixou-se acontecer o que nem de longe representaria um perigo verdadeiro,  mas, no nosso caso,  serviu para destruir a imagem do bolsonarismo e alavancar poderosamente a do Lula. Me engana que eu gosto..."
Não vejo outra explicação plausível para o enorme empenho do Lula em evitar a CPI. Nem pretendo relevar mais essa saída do Lula pela tangente, como a que ele utilizou na década retrasada para, na prática, eternizar a impunidade dos torturadores, ao impor a seus dois ministros mais combativos que ficassem surdos ao clamor dos torturados ainda vivos e à dor de quem havia perdido seus entes queridos e às vezes nem seus restos mortais conseguira localizar.

Bolsonaro tornou o Brasil um pária da humanidade. Se ele escapar impune, nossa imagem passará a ser de vergonha da humanidade. (por Celso Lungaretti)

2 comentários:

Alessandro Alcântara disse...

É tanto medo assim p/ digitar q simplesmente Lula/PT são CÚMPLICES do Genocida? Interessante, PT amordaçou a esquerda c/ a mordaça do cancelamento, e a esquerda brasileira, covarde, aceitou calada - porque senão, são xingados de "corja" pelo juiz Felipe Neto! Q fase bizarra da esquerda brasileira!

celsolungaretti disse...

Alessandro,

para começar não acompanho o trabalho de nenhum dos ditos "influenciadores de opinião". Se você quer discutir afirmações do tal Felipe Neto, procure quem leva a sério as banalidades simplórias dessa gente. Construí a minha vida a partir da convicção de que mais vale o posicionamento consciente de um único homem do que o besteirol seguido por milhões de "influenciados".

E não me lembro de ter afirmado que Lula e o PT são cúmplices do Bozo. Na verdade, ao desideologizarem a esquerda, tangendo-a para o reformismo e o populismo, a tornaram tão pouco combativa e identificada com o stablishment que permitiram à direita fingir-se de alternativa ao sistema (quando, na verdade, não passa de mais do mesmo, só que com acréscimos de irracionalidade e desumanidade).

Enfim, considero mais correto afirmarmos que Lula e o PT cumprem o papel de forças auxiliares da dominação burguesa e que, por não mais disporem de bandeiras positivas para oferecerem esperança ao eleitorado, tudo fizeram para ter o Bozo como adversário no 2º turno da última eleição presidencial.

Como jogaram contra o #ForaBolsonaro o tempo todo, visivelmente temerosos de que uma nova mobilização popular do tipo das "diretas já" propiciasse o surgimento e afirmação de uma esquerda de verdade, Lula e o PT ficaram mesmo parecendo cúmplices do Bozo. Mas, são apenas políticos profissionais priorizando seus interesses mesquinhos, num estágio tão avançado de bancarrota moral que até se mancomunam ao Centrão para ganharem eleições.

Related Posts with Thumbnails