domingo, 3 de outubro de 2021

LUTA ARMADA NOS ANOS DE CHUMBO. DIRETAS-JÁ EM 1984. CARAS PINTADAS EM 1992. INDIGNADOS EM 2013. E EM 2021, NADA?

A
s manifestações Fora Bolsonaro deste sábado (2) ocorreram logo depois de ficarmos sabendo que até experiências secretas com cobaias humanas se perpetraram no Brasil do Bozo. Mas, tamanha abominação não fez os justos irem para a rua protestar, como ocorreria num país de verdade.

Fiquei com a melancólica impressão de que o pior presidente brasileiro de todos os tempos – agora que, tendo sido obrigado a retratar-se de suas badernas golpistas, na prática transferiu de vez o poder real ao centrão –, não será derrubado pela brava gente brasileira (rs)...

Como o genocida já se desmoralizou inclusive junto a seus desmiolados devotos, também não dará golpe de Estado nenhum. Ficará fingindo por mais 15 meses que ainda governa e tentando salvar filhos e outros cúmplices das grades que, como nunca dantes neste país, todos eles merecem.

Os coitadezas e outros desgraçados continuarão coitadezas e desgraçados, impotentes para reagir.

A classe média continuará fazendo média, porque, sem covid e sem micaretas extremistas, seus integrantes não veem motivo para ousarem lutar. Tal pusilanimidade, aliás, é a tradição brasileira: os miseráveis morreram como moscas na pandemia e seguirão morrendo como moscas em decorrência da interminável recessão? E daí, não sou miserável... 

A força dominante da esquerda continuará priorizando a conquista do poder ilusório que as urnas conferem numa democracia farsesca em que o poder econômico é muito mais determinante do que o Executivo, Legislativo e Judiciário. 

E a alternância entre governos populistas que douram a pílula do capitalismo e governos autoritários que o socam nossa garganta adentro tende a prosseguir com um Lula.3, mas não poderei sequer dizer que o Brasil vai continuar patinando sem sair do lugar porque estará, isto sim, piorando sempre de posição no ranking mundial da qualidade da vida 

Evidentemente, a pax do centrão, que manterá o país numa pasmaceira idêntica à dos últimos anos da ditadura militar, não impedirá a crise econômica de continuar agravando-se cada vez mais nem reconciliará o Brasil com o mundo enquanto a faixa presidencial estiver sobre o ombro daquele que nos tornou párias. Então, não sairemos tão cedo do fundo do poço. 

O único obstáculo que ora se interpõe entre Lula e seu terceiro mandato é a forte possibilidade de a explosão social chegar antes dele.

Ou de, percebendo a iminência da dita cuja, os poderosos mudarem alguma coisa para que tudo fique na mesma. Uma possibilidade em aberto é a de, em tal circunstância, anteciparem o descarte do Bozo.

Mas, inexistindo uma forte pressão das ruas, o que virá vão ser meras trocas de seis por meia-dúzia, como foi a do ditador Figueiredo pelo filhote da ditadura Sarney. (por Celso Lungaretti)
.
Observação: ao ironizar a brava gente brasileira, que desde a Inconfidência Mineira nega fogo na hora de derrubar governos que estão caindo de podres, eu deveria ter aberto uma exceção para os valorosos secundaristas e torcedores organizados de futebol que reconquistaram a simbólica avenida Paulista para nosso lado em 31 de maio de 2020, botando os bolsonaristas pra correr (foram esconder-se atrás dos PM's!). 
Depois, no domingo seguinte, os valentões de araque nem sequer deram as caras no ato do Largo da Batata, preferindo reunir algumas dezenas de gatos pingados no Viaduto do Chá, bem longe dos valentes de verdade. 

Foi um balde d'água fria no Bozo, que desistiu durante bom tempo de novos badernaços golpistas, preferindo garantir seu mandato mediante a entrega das joias da Coroa ao centrão.  Na reincidência, 7 de setembro último, sua derrota foi mais acachapante ainda. (CL)

Um comentário:

Anônimo disse...


Guerrilheiros colombianos atravessam fronteira por garimpo ilegal na Amazônia
https://www.bbc.com/portuguese/brasil-58769877

Related Posts with Thumbnails