quarta-feira, 17 de outubro de 2018

ENXURRADA DE FAKE NEWS NA CAMPANHA DO BOLSONARO CONFIGURA ESTELIONATO ELEITORAL BEM MAIS GRAVE QUE O DE 2014

David: 2 desastres consumados
O professor David Emanuel de Souza Coelho, colaborador do blog Náufrago da Utopia, produziu o que me parece ser o artigo mais completo e didático dentre todos que têm saído nos últimos dias sobre as novas formas de induzirem-se coletividades a votos desastrosos, movidas pela bílis e passando batido pelos imensos prejuízos que sofrerão como consequência de suas opções intempestivas: Manipulação psicológica dos eleitores atinge novo patamar de eficácia e isto se constata na campanha de Bolsonaro (clique aqui p/ acessar). 

Trata-se de leitura obrigatória, até por já serem dois os reveses em boa parte decorrentes dessas práticas que desfiguram ainda mais a democracia burguesa, o Brexit e a eleição de Donald Trump. Um terceiro só deixará de ocorrer se o povo brasileiro acordar rapidamente de seu desvario autoritário: a condução ao Palácio do Planalto do político mais despreparado para presidir o Brasil em todos os tempos, Jair Bolsonaro.

Para não alongar a discussão, aponto o principal motivo de ele ser o homem errado no momento errado: passou três décadas de vida política surfando nas ondas do ódio, sempre açulando a truculência de uma parte da sociedade contra a outra.
"Uma quantidade inacreditável de fake news"

Ocorre que estamos há quatro anos com o país dividido em duas metades que não param de se digladiarem, gerando desunião política suficiente para inviabilizar todas e quaisquer possibilidades de sairmos da recessão que impiedosamente fustiga o nosso povo.

O Brasil neste momento precisa desesperadamente de uma trégua, de um mínimo de diálogo e entendimento para que sejam reduzidas as tensões antes de todas as nossas cidades virarem campos de batalha.

Apesar de possuir limitações evidentes, Fernando Haddad ao menos não depende da manutenção e incremento do ódio para sua sobrevivência política. Tem gabarito intelectual para perceber que rumamos para um abismo que nos tragará a todos e já acenou com a perspectiva de fazer um governo com menos exclusivismo arrogante e mais bom senso que os últimos do PT.

É pouco? É.  Mas, a alternativa é menos do que nada: um candidato que, para não perder o controle sobre a horda selvagem de seguidores agrupados no núcleo duro de sua campanha, terá de cumprir pelo menos uma parte de suas propostas extremamente radicais (algumas até ilegais, como a promessa de extradição de Cesare Battisti, que nenhum presidente terá o direito de ordenar sem a anuência do STF).
As portas do inferno estão prestes a ser abertas
Ou seja, com Haddad talvez superemos o clima político corrosivo que perdura desde a reeleição de Dilma Rousseff, já maculada por flagrantes mentiras e estelionato eleitoral. Os adversários não aceitaram perder de tal maneira e o resultado foram quatro anos de crise política e estagnação econômica.

Agora se desenha uma vitória ainda mais contestável, porque a inacreditável quantidade de fake news disseminadas nas redes sociais pela campanha de Bolsonaro simplesmente maximizou o estelionato eleitoral de 2014. Como poderá ser docilmente aceita?

Com isto, mais a profusão de medidas impopulares que estão sendo antecipadas por Bolsonaro e sua trupe, evidentemente haverá reações, cuja contundência vai aumentar à medida que os cidadãos comuns forem se dando conta do logro sofrido.

Resultado: uma escalada de violência política que provavelmente ultrapassará tudo que vimos até hoje no Brasil, conduzindo a um autogolpe ou a um golpe militar. E, claro, mais anos e anos de recessão, embora nosso povo já esteja no limite de suas forças. 

A contagem regressiva está em curso. Temos cerca de uma semana para tomarmos decisões rápidas e eficazes, caso contrário se tornará impossível evitarmos a abertura das portas do inferno. (por Celso Lungaretti)

3 comentários:

Anônimo disse...

A despeito dos elogios, a meu ver, exagerados, o eurodeputado português pelo PS Francisco Assis nos dá no artigo que segue, de 11/10, bons motivos para não esmorecermos: https://www.publico.pt/2018/10/11/mundo/opiniao/um-canalha-a-porta-do-planalto-1847097.

Grato,

Marco Aurélio

celsolungaretti disse...

Marco Aurélio,

infelizmente, não existe mais chance de salvar-nos da barbárie de forma corriqueira. Para mudar esta eleição é necessário um acontecimento de grande impacto político e emocional.

Eu tenho ideia de um que seria capaz de produzir tal efeito. Mas, a pessoa capaz de produzi-lo precisaria ter uma grandeza da qual eu não a considero capaz.

Como dizem os japoneses, se um homem acredita que tem um dever, é obrigado a comportar-se em conformidade com ele. Se não acredita, faz o que quiser.

O chavão mais idiota que eu conheço diz: "Deus é brasileiro".

Se esse enorme retrocesso se consumar, ficará provado que certo mesmo sempre esteve o Chico Buarque:
"Deus é um cara gozador, adora brincadeira
Pois pra me jogar no mundo, tinha o mundo inteiro
Mas achou muito engraçado me botar cabreiro
Na barriga da miséria, nasci brasileiro
Eu sou do Rio de Janeiro"

Anônimo disse...

Mas, a essa altura, a pessoa capaz de virar o jogo, num ato heroico, deve estar minuciosamente vigiado em sua cela para não cometer o tal ato. Mesmo assim, creio que não seja próprio de sua personalidade. Além do mais, gestos heroicos, trágicos, são pouco comuns depois de certa idade. Getúlio foi exceção.

Marco Aurélio

Related Posts with Thumbnails