domingo, 1 de maio de 2022

LULA: DE METAMORFOSE AMBULANTE A PANTERA COR-DE-ROSA

Leio na imprensa que o novo publicitário de campanha do Lula quer deixar o PT menos vermelho ainda. É possível? A mim me parece que, se continuar desbotando, o vermelho petista acabará virando pink.

Com sua conhecida humildade, Lula já pretendeu ser uma metamorfose ambulante (o Raulzito engasgaria...).  Com quem ele parecerá de agora em diante? Com a pantera cor-de-rosa?

Segundo noticiaram Luiz Vassalo e Beatriz Bulla no Estadão, a descaracterização tornará o PT praticamente irreconhecível para quem ainda se lembra de como ele era nos seus saudosos primórdios (1979/80): 
"O vermelho não deve sumir, mas pode perder a preponderância para o verde e amarelo. O discurso, hoje voltado às bases, como movimentos sociais e sindicatos, deve mudar e fazer acenos, também, ao empresariado".
Basta ou querem mais?
"Sócio de empreendimentos de cifras milionárias e ligado a políticos de centro-direita do PSDB e do União Brasil, o publicitário Sidônio Palmeira – recém-contratado – quer dar à campanha do ex-presidente Lula um tom que amplie seu alcance para além dos militantes, grupo que ele considera fechado e à esquerda".
Quem acompanha com espírito crítico a trajetória do PT neste século, não se surpreenderá muito. A comunicação do partido apenas vai refletir melhor a tendência que vem se acentuando internamente desde aquela melancólica Carta ao Povo Brasileiro de 2002, quando rendendo-se às exigências do grande capital para que este lhe permitisse vencer a eleição e ser empossado, Lula prometeu solenemente que os contratos, por mais crapulosos que fossem, seriam todos honrados!

Foi o início da direita, volver!, a guinada que transformou a estrela da esperança numa anã negra (estrela sem brilho). 

E agora tal processo chega à culminância, com o PT passando recibo de que deixou de ser vermelho e vai disputar com o Bolsonaro o direito de utilização da marca verde e amarela. 

Estou com Samuel Johnson e não abro: "O patriotismo é o último refúgio de um canalha". 
(por Celso Lungaretti)

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails