sexta-feira, 30 de setembro de 2022

CONTRA A BARBÁRIE, TEREI DE CEDER À CHANTAGEM IMPLÍCITA E VOTAR NO LULA

Coerente com a convicção de que as eleições de cartas marcadas da democracia burguesa só servem a nós, revolucionários, como oportunidade tática para acumularmos forças e expormos a públicos mais amplos nossos valores e nossa visão de mundo, sempre recomendei
 no 1º turno, o voto em candidatos da esquerda combativa, ainda que nanicos; e, 
— no 2º turno, se nenhum dos contendores personificar a ruptura no sentido do estabelecimento de uma sociedade igualitária e livre, o voto nulo.

Mas desta vez um valor mais alto se alevanta: o papel que há meio século me atribui, como sobrevivente de uma luta na qual tantos companheiros de valor inestimável entregaram a vida, de defender a memória e o legado dos resistentes dos anos de chumbo.

O filhote desfibrado do Brilhante Ustra, que se tornou responsável por centenas de milhares de óbitos evitáveis ao sabotar o combate científico à pandemia de covid, tem de ser exemplarmente batido e banido. É, indiscutivelmente, minha prioridade máxima desta vez.

Então, a contragosto, votarei e recomendo o voto no Lula neste domingo (2), até para evitar mais quatro semanas de mortes inúteis em conflitos de fanáticos, embora vá passar o resto da vida amaldiçoando o padrasto dos pobres por ter-me obrigado a ceder à sua chantagem.

É que, tudo fazendo para esvaziar o #ForaBolsonaro e a bandeira de impeachment do genocida, ele deu contribuição fundamental para a eleição desembocar numa escolha entre a barbárie da extrema-direita e a frouxidão do reformismo. No caso de alguém com o meu passado, passou a não haver escolha, mas sim uma obrigação moral.    

Para todos os outros postos em disputa, votarei nos candidatos do PSTU, por ser um partido totalmente engajado na proposta de união das forças e expoentes da esquerda anticapitalista no Polo Socialista Revolucionário

Trata-se da nossa única possibilidade visível de construirmos uma alternativa à forma civilizada de dominação burguesa que entrará em cartaz no primeiro dia de 2023, substituindo a insanidade belicosa e tosca dos últimos anos. (por Celso Lungaretti) 
Excelente filme noir dirigido por Robert Aldrich em 1955, com
Jack Palance, Rod Steiger e Ida Lupino esbanjando talento.

7 comentários:

SF disse...

***
Que é isso, companheiro?!

É melhor votar (ou não) com nossa consciência.
A mesma turma que quer tirar o Bozo vai despachar o Lula.
O que teremos é o picolé de chuchu para sentar a borduna, como em pinheirinho.

***

Situações de córner como a que vivemos são ótimas.
A serem retiradas as escolhas viáveis ficamos desobrigados de fazer quaisquer escolhas e, desculpe aí Jean Paul, nesses casos, não escolher não é escolher a não-escolha.

***

Anônimo disse...

Este é um 'ídalo do Bozo!
“Putin no está en guerra con Ucrania, está en guerra con la realidad”.
https://www-bbc-com.translate.goog/russian/news-63093450?_x_tr_sl=ru&_x_tr_tl=es&_x_tr_hl=es

Anônimo disse...

¿La policía de Brasil apoyaría un golpe de Estado a favor de Bolsonaro?
https://www.nytimes.com/es/2022/09/30/espanol/bolsonaro-brasil-golpe-estado.html

Unknown disse...

Mas q loucura é essa? A ex-querda vendendo a alma p/ São "L", engolindo Alckmin e Meirelles!? Querem mesmo um "segundo turno ideal" de Breno Altman de novo? Q morte horrível da esquerda brasileira, eu êim! Só falta dizer q Ciro seria "linha auxiliar do bolsonarismo" p/ pôr a cereja no bolo! Pelo visto os únicos q manterão a sanidade serão os ciristas, pessoal da UP e afins...

celsolungaretti disse...

Anônimo das 4h05,

como o seu comentário é sobre meu post, devo supor que me esteja acusando de vender a alma para o Lula.

Nada mais errado. Não ganharei absolutamente nada do PT, nem cargo, nem boquinha, nem reconhecimento, nada! Continuará me ignorando ou até prejudicando.

Daí estar esclarecendo que, por uma questão de princípios, sou obrigado a votar contra o Bolsonaro, pois ele representa os valores daqueles contra quem peguei em armas e que assassinaram uns 20 companheiros estimados nos anos de chumbo.

Fiz de tudo para que houvesse o impeachment do Bozo, pois a maldita polarização se sustenta sobre quatro pernas: as do genocida e as do reformista. Sempre soube que um precisava ser removido para destravar a política brasileira, permitindo que novas opções aflorassem.

Infelizmente, a sabotagem do Lula ao #ForaBolsonaro e às iniciativas para impichar o palhaço sinistro permitiram que ele permanecesse até agora emporcalhando a faixa presidencial, apesar de ser o personagem mais merecedor de impedimento constitucional de toda a história republicana brasileira. Seus crimes de responsabilidade, como os demônios da bíblia, são legião.

Agora estou sendo fiel a um compromisso que assumi há meio século, de zelar pela memória e pelo legado daqueles que estavam a meu lado na luta armada contra a ditadura e perderam a vida naquele confronto desigual, do qual eu mesmo só escapei por acasos fortuítos em vários momentos.

É óbvio que eu preferiria estar votando na Vera e recomendando voto total no PSTU. Mas, cada um assume seus compromissos e, se tiver caráter, os honra até o fim da vida.

william orth disse...

Boa tarde. Se for ters egundo turno acho que lula ganha mas não vai ser um passeio. Cuidado

celsolungaretti disse...

William, fazer o quê?

O governo do Bozo foi o pior de todos que eu conheci e o que ele fez na pandemia era suficiente para ele já estar sem a faixa presidencial e cumprindo pena.

Jamais um presidente da república cometeu tantos crimes de responsabilidade quanto ele, e nem assim foi impichado.

Jamais um candidato cometeu tantos crimes eleitorais quanto ele, e nem assim teve sua candidatura cassada.

Mesmo que o Lula liquide a fatura amanhã, minha decepção com o país e com o povo brasileiro é enorme. Como todos nós deixamos uma aberração dessas continuar expondo o país ao opróbrio aos olhos do mundo inteiro?!

Afora que o Lula não é solução nenhuma, vai eleger-se por estar enfrentando o oponente mais fácil de ser batido que havia no mercado.

Sem plano de governo, sem ideias novas, sem sequer pique para enfrentar um período de pelo menos mais dois anos de vacas magras, no começo conquistará aprovação fácil desfazendo as lambanças e as infâmias do Bozo.

Mas, e depois? Depois nada. Como não tem nenhuma fórmula mágica para devolver pujança à economia brasileira e o quadro é muito pior do que no período 2003-2010, a ultradireita se reerguerá das cinzas e continuaremos reféns da maldita polarização.

O Brasil é uma aposta perdida.





Related Posts with Thumbnails