domingo, 31 de julho de 2022

OS ULTRACONSERVADORES ESTÃO ISOLADOS, MAS VOCIFERANDO – 1

dalton rosado
O STABLISHMENT BURGUÊS
A ditadura burguesa é espécie consciente e aloprada do gênero capitalismo.

A democracia burguesa é espécie hipocritamente civilizada do gênero capitalismo.

Ambas são, além de autodestrutivas, predatórias da vida social e do meio ambiente. 

Como o capitalismo não é este santo todo que se quer apregoar quando se faz a defesa enfática dos cânones democrático-burgueses, há que se desconfiar sempre de sua santidade. 

É claro que há matizes mais ou menos acentuados em cada espécie do gênero capitalismo; mas tudo é apenas uma questão de circunstâncias. 

Um ditador nascido de pressupostos racistas e beligerantes como os que fundaram o Partido Nazista, mesmo que ungido ao poder pelo voto (mas só depois do fracassado putsch da cervejaria ), jamais perdeu a sua essência original, metamorfoseando-se de acordo com cada circunstância. O gigante se conhece pelo dedo.

Assim Adolf Hitler procedeu até assumir a identidade cruelmente genocida e incontrolável e a manter até a derrocada final. Infelizmente, graças à desesperança no capitalismo democrático-burguês, observamos haver tendências de ressurreições nazistas cada vez menos subterrâneas.

O führer era um aloprado e todos os dirigentes que o seguiram na sanha genocida implementada de 1933 a 1945 também o eram. Semelhante atrai semelhante é regra sociológica cientificamente comprovada. 

O que esperar de quem afirma que a ditadura militar deveria ter matado 30 mil subversivos; que tem como ídolo um militar que torturava e matava presos indefesos, os quais, até na guerra convencional, costumam ser relativamente respeitados; e que condecorou milicianos??? 

Quem não te conhece que te compre.

Mas a democracia burguesa é aquela que civilizadamente mandou matar:
 Che Guevara já preso e indefeso, com ordens que transitaram desde o Capitólio até seus submissos gerdarmes sul-americanos, os quais as obedeceram incontinenti;  
 Salvador Allende, por intermédio de militares chilenos, embora estivesse exercendo o poder democrático-burguês para o qual fora democraticamente eleito; e
 por farsa judicial Nicola Sacco e Bartolomeo Vanzetti, na verdade como exemplo para intimidar cidadãos que pensassem diferentemente do stablishment burguês.

E governos democraticamente eleitos raras vezes deixaram de apertar a mão, sem constrangimento, dos bastardos a que se referiam como nossos filhos da puta (governantes como o nicaraguense Anastasio Somoza e o saudita Salman bin Abdulaziz Saud, ambos assassinos de opositores).
Como se considerar democrático um sistema sob o qual grassa a fome e a desigualdade econômica?

Como se qualificar de democrática a discriminação racial sistémica que manda para os guetos e prisões uma desproporcional porcentagem de pessoas da etnia africana?

Como se aceitar o analfabetismo crônico secular numa era digital?

Como se atribuir a condição de democrático a um parlamento fisiológico, eleito sob o tacão da pobreza dos rincões interioranos profundos, e que controla os impostos pagos pelo povo exaurido ao talante do interesse mantenedor da dominação num ciclo perniciosamente secular?

Não quero aqui equiparar as ditaduras que governam sem os filtros da democracia burguesa aos presidencialismos e parlamentarismos nos quais ainda são preservados os cânones civilizatórios conquistados a duras penas. 

Mas é preciso se dizer que muitos mártires desses avanços civilizatórios hoje vigentes eram tidos como criminosos pelo stablishment escravista anterior, recebendo hoje, merecidamente, o tratamento de heróis. (por Dalton Rosado continua neste post)

Um comentário:

Anônimo disse...

do Financial Times
https://www.businessworldreport.com/brasil-business-news/the-rise-of-03-bolsonaros-third-son-is-crucial-link-to-trumps-inner-circle/
OU
https://www-businessworldreport-com.translate.goog/brasil-business-news/the-rise-of-03-bolsonaros-third-son-is-crucial-link-to-trumps-inner-circle/?_x_tr_sl=en&_x_tr_tl=es&_x_tr_hl=es

De quebra, uma matéria imperdível do Washington Post:
The Amazon, undone
The god of São Félix
He’s been called a deforester and killer. Now he’s called mayor.

https://www-washingtonpost-com.translate.goog/world/interactive/2022/brazil-amazon-deforestation-politicians/?_x_tr_sl=en&_x_tr_tl=es&_x_tr_hl=es

Related Posts with Thumbnails