terça-feira, 11 de janeiro de 2022

AMBIENTADO EM MONTANHAS GELADAS, ESTE FAROESTE EVOCA MASSACRES QUE OS ESTADOS UNIDOS PREFERIAM ESQUECER

Trintignant: um bom ator francês num papel inadequado 
O
vingador silencioso é um western algo errático que Sergio Corbucci co-roteirizou e dirigiu em 1968, com a ação transcorrendo toda em meio à neve e ao frio das montanhas do Utah. 

Traz um dos anti-heróis mais implausíveis de todo o filão: o franzino e nada ameaçador Jean-Louis Trintignant como uma vítima de bandidos (os quais, quando ele era criança, executaram seus pais e lhe cortaram a garganta, tornando-o mudo). 

Adulto, ele se vinga ganhando a vida como caça-prêmios: mil dólares por contrato, para matar ou atirar em ambas as mãos  de malfeitores, de acordo com a gravidade dos seus crimes. [O personagem, Silenzio, na minha opinião, só se equipara ao Aquiles de Brad Pitt em Tróia (d. Wolfgang Peterson, 2004) na categoria de maior inadequação do ator ao seu papel, em termos de physique du rôle...] 

O enredo é convencional e, previsivelmente, o carismático Klaus Kinski rouba a cena, como um bandido desalmado, cínico e manipulador.
Klaus Kinski roubou a cena

O que mais impressiona no filme, contudo, é o seu tom sombrio e pessimista: as paisagens são desoladas e o mal prevalece em toda a linha, como se fosse uma inversão do maniqueísmo tradicional dos faroestes estadunidenses.

Ainda assim, eu nem o inseriria neste festival se não fosse  o mérito de ter chamado a atenção para um dos capítulos mais emblemáticos das injustiças e desigualdades estadunidenses: a chamada Guerra do Condado de Johnson, até então apenas vagamente mencionada nos filmes sobre Billy the Kid, como um acontecimento do seu passado. 

Os massacres finais de O Vingador Silencioso e do posterior O Portal do Paraíso (d. Michael Cimino, 1980) inspiraram-se em matanças ocorridas no curso de tal Guerra, que teve lugar no Wyoming, entre 1889 e 1893.

Os extermínios foram consequência da formação de uma associação, a WSGA, que contratou pistoleiros para perseguir (supostamente como ladrões de gado) os pequenos produtores que estavam ameaçando o monopólio dos grandes pecuaristas nela reunidos.

As vítimas de tal violência reagiram criando uma milícia, obviamente com poder de fogo inferior,  e as matanças se sucederam: mais de cem pessoas foram assassinadas até a intervenção apaziguadora de tropas federais. (por Celso Lungaretti)
 

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails