domingo, 16 de janeiro de 2022

A REVELAÇÃO DESTE DOMINGO É QUE JÁ SOMOS O PAÍS COM MAIOR NÚMERO DE CONTAMINAÇÕES E ÓBITOS PELA COVID

A manchete alude apenas aos
que sabem ter contraído covid 
D
á um baita desânimo constatar que um texto tão importante quanto o que o blog Náufrago da Utopia publicou na noite de sábado (15), antecipando o que seria a matéria principal da edição de domingo do maior jornal brasileiro, foi acessado por um contingente apenas mediano de leitores, como se fosse, p. ex., o anúncio de mais um filme do recém-encerrado Festival do Western Italiano

Por que tão importante? Porque uma nova pesquisa do Datafolha confirmou que os dados informados à população brasileira pelo que passa por ser governo neste desgraçado país estão imensamente aquém dos reais: 
— os 22 milhões de brasileiros reconhecidos pelas autoridades negacionistas como tendo sido contaminados pela covid são, na verdade, mais de 100 milhões, embora só 42 milhões saibam ter contraído o vírus; e, 
— graças a tamanho empenho governamental para escamotear a verdade mediante a subnotificação na fonte e o falseamento das totalizações (alguém acredita que um ataque hacker supostamente imprevisto foi o  causador de tamanho estrago no sistema principal do Ministério da Saúde, a ponto de até hoje o dito cujo não estar 100% normal?!), tudo indica que, se conhecêssemos os dados reais, estaríamos agora conscientes de que o  Brasil é o país com pior resultado mundial no combate à covid.

Sim, há enorme possibilidade de que já tenhamos ultrapassado os EUA (hoje com 65,5 milhões de contaminações x 850 mil óbitos) e a Índia (37,1 milhões x 486 mil). Trump deve estar orgulhoso: seu discípulo superou o mestre...

E tudo caminha no sentido de a coisa ainda piorar, seguramente quanto às contaminações e talvez (façamos figa para que tal não aconteça!) em número de mortos, pois a ômicron está entrando aqui como faca no queijo e, se em seguida adquirir letalidade comparável à rapidez de sua propagação, conheceremos a tempestade perfeita.

Enquanto isto, continuamos obnubilados por uma eleição que só vai mesmo começar a ser definida no próximo semestre, isto se até lá o Brasil não derreter de vez e se até lá uma explosão social não alterar todo o quadro, inclusive o calendário eleitoral.  

Como desgraça pouca é bobagem, se a eleição fosse hoje, a vitória ficaria entre:
— o representante do capitalismo agonizante que pretende distribuir algumas migalhas para os coitadezas (Lula);
— o representante do capitalismo agonizante que já atingiu o ápice da loucura e extermina os coitadezas como moscas (Bolsonaro); e
— o representante do capitalismo agonizante que ainda não sabe exatamente em qual das direções acima irá, mas tem como principal antecedente a afinidade com o estado policial (Moro).

Ou seja, ao invés de buscarmos verdadeiras soluções (que não sejam mera continuidade do
mais do mesmo em que nos debatemos há décadas, patinando sem sair do lugar) e, de imediato, cerrarmos fileiras para garantir que pelo menos haja um amanhã, estamos mesmerizados pelas elucubrações sobre o que só acontecerá daqui a nove meses, exatamente como convém àqueles que querem piorar o que já é péssimo e àqueles que pretendem apenas mudar uma coisinha ou outra para que tudo continue na mesma.

Sequer nos damos conta de que, pelo andar da carruagem, nada nos garante que tenhamos nove meses pela frente. Podemos não durar nem nove semanas mais... (por Celso Lungaretti) 

2 comentários:

SF disse...

As premissas estão dadas...
Resta juntar lé com cré e concluir que muita gente já morreu e ainda morrerá antes do combinado.
***
Dos governos.
Surpresa zero quanto a visceral ineficiência.
***
Ah! As catilinárias do grão-de-bico (Cicer).
Vitória de Pirro.
Ontem hoje e sempre pululam os Cíceros a entreter a todos com sua retórica brilhante e vazia.
Ele que ousou criticar Rutílio por calar.
Milhares de anos depois Zé pontificou:"se eu calei foi de tristeza".
À clareza do discurso dos grandes contrapõe-se a algaravia da massa.
Delenda Cartago! Dizia o sábio Catão.
E o chumbo matando a todos.
***
Cada época com seus venenos.
*

celsolungaretti disse...

Nossa! Depois do "Samba Erudito" do Paulo Vanzolini, agora temos o "Comentário Erudito", de sua lavra...

Quanto a mim, tanto fiz para entender bem o que de realmente importante está acontecendo que, agora que atingi meu objetivo, não consigo fazer as pessoas comuns perceberem que 100 milhões de brasileiros contaminados e 1 milhão de abatidos constituem uma realidade absolutamente inaceitável, contra a qual deveríamos estar lutando com todas as forças!

Já a depressão de um influenciador digital recebe mais de 40 milhões de cliques! Acho que o Brasil já acabou e só eu não me dei conta.

Related Posts with Thumbnails