segunda-feira, 16 de setembro de 2019

PASMEM: AINDA EXISTE VIDA INTELIGENTE DENTRO DO PT! CONSEGUIRÁ SOBREVIVER A LULA E SEU SEBASTIANISMO IMOBILIZANTE?

Por Celso Lungaretti
Já nem me lembro mais de quando havia lido pela última vez frases proferidas por um dirigente petista que não fossem a habitual mistura de ortodoxia anacrônica com simplismo tacanho e auto-suficiência messiânica.

Eu já estava até desistindo, mas eis que me deparo com a entrevista do governador baiano Rui Costa à edição da Veja que está nas bancas e nela encontro, pelo menos, meia-dúzia de trechos (abaixo reproduzidos) contendo aquele óbvio ululante do qual o PT fugia como o diabo da cruz. 

É pouco? Claro! Mas, alguma coisa é sempre melhor do que nada. 

Para um partido que parecia ter abdicado em definitivo da vida inteligente, trocando a crítica, a autocrítica e o debate franco pelo culto submisso à sua própria versão de mito, Rui Costa representa uma esperança de que o PT vá finalmente sair da pasmaceira.
Nem o mito da direita, nem um D. Sebastião na esquerda

Agora, podemos até sonhar com o PT  se compondo com as demais forças de esquerda e algumas do centro para a viabilização de uma alternativa ao retrocesso civilizatório em curso. 

Segue abaixo o que Rui Costa declarou à Veja, e que para mim soou como um cesse tudo o que a antiga musa canta [em Curitiba], que um valor mais alto se alevantou [em Salvador]...  
.
"...o certo era ter apoiado o Ciro Gomes lá atrás [na última eleição presidencial]. Essa não é uma opinião que dou com a partida já encerrada. Eu e o ex-governador Jaques Wagner defendemos naquele momento a ideia de que o PT deveria ter um candidato de fora do partido caso houvesse o impedimento do ex-presidente Lula. Nenhuma outra liderança teria condições de superar o antipetismo ou disputar a Presidência em pé de igualdade naquele cenário..." 
Rui Costa: frente de esquerda é prioridade maior no momento
"...as últimas revelações mostram que essa apuração da Operação Lava-Jato foi usada com viés político-partidário. Não sou da opinião de que tudo o que foi apurado é falso ou fruto de manipulação para perseguir e condenar o PT e outros partidos de esquerda. Muitas daquelas coisas têm provas materiais. Entretanto a operação não tinha como alvo apenas corruptos, e sim filiações partidárias..." 
.
"...não acho que esse [a defesa do Lula livre] é o ponto que deve ser usado pelo PT para condicionar qualquer diálogo com as oposições para formar uma frente..."
.
"...manifestamos unilateralmente apoio a um dos lados na Venezuela, independentemente do que estivesse ocorrendo. A Venezuela enfrenta o mesmo momento que o Brasil, mas no oposto ideológico. Há sinais claros de que a democracia está sendo desrespeitada e de que agressões estão sendo desferidas contra pessoas e seus direitos..."
Ciro Gomes se considerou "miseravelmente traído por Lula" e disse que o PT elegeu Bolsonaro
"...eu me filiei ao partido no início da década de 80. Naquele momento, tínhamos núcleos nas comunidades mais pobres e uma capilaridade social grande. Isso se perdeu ao longo do tempo. Houve uma burocratização nas últimas décadas que afastou o povo do PT. Se o partido ainda tivesse esses núcleos, teria sentido o crescimento evangélico nas periferias e a urgência de um debate sobre a violência..." 
.
"...o maior desafio do PT é se reconectar com a sociedade brasileira. Para muita gente, foi o PT que criou a corrupção. Isso é uma falácia. A acusação que se pode fazer ao partido é de não ter correspondido à esperança de que ele enfrentaria aquele modelo político que existia no Brasil. A política brasileira pós-ditadura foi toda financiada com campanhas de dinheiro não regularizado..."
Incoerência: quem combate a arminha do Bolsonaro não pode defender a espada do Maduro

Um comentário:

Valmir disse...

ainda teremos até o fim do ano petistas nas ruas gritando: bolsonaro é nosso amigo, mexeu com ele mexeu comigo.

Related Posts with Thumbnails