sábado, 27 de abril de 2019

QUEM PRECISA DE FILÓSOFOS OU DE SOCIÓLOGOS? IGNORÂNCIA É FORÇA!

david emanuel coelho
 BOLSONARO, OLAVO DE CARVALHO E MEC SE JUNTAM PARA BESTIFICAR O BRASIL
Não pode causar surpresa o desejo de Bolsonaro e seu ministro da educação em asfixiar os cursos superiores de filosofia e sociologia. Trata-se não apenas de mais um estágio em seu projeto niilista – o qual visa não deixar país nenhum ao fim do governo – mas também de sua própria belicosidade contra o pensamento.

Eleito com base em mentiras e falsificações, Bolsonaro é o representante acabado do não-saber, da ignorância elevada a fim. Seu guru é um trambiqueiro autointitulado filósofo, o qual tem a grande proeza de nunca ter dado contribuição alguma à filosofia, vivendo apenas da disseminação de teorias conspiratórias, falsificações da ciência, negação do bom senso e delírios esquizofrênicos. 

Quando nos aproximamos mais do presidente e de seu dito movimento, não conseguimos apreender qualquer tipo de construção intelectual minimamente razoável. Vemos apenas ódio e fúria. E é a partir dessa régua que o presidente e seus seguidores medem o mundo inteiro. 
"indivíduo despeitado e inimigo da intelectualidade acadêmica"

Talvez seja isso mesmo o melhor para levar a cabo o programa neoliberal de Paulo Guedes, o qual também não busca construir nada, mas apenas destruir.
Ignorância é força

Por isso, não poderia causar estranheza o ataque de Bolsonaro e seu pseudo ministro da Educação à filosofia e à sociologia. São areas que visam fundamentalmente a valorização do conhecimento, da reflexão e do espírito crítico e, portanto, antípodas da mentalidade bolsonarista. Arrasar a reflexão e a busca pelo saber é o desejo profundo de um governo comprometido apenas consigo mesmo e que busca uma sociedade burrificada e dócil. 

Contudo, seria errado achar que se trata apenas disso. A desculpa oficiosa é digna de lástima, seja pela candidez, seja pela irrealidade. 

Cândida porque só os crentes no kit gay podem crer de fato que tirar dinheiro de filosofia e sociologia vá alavancar áreas técnicas. Humanidades em geral já são subfinanciadas e mesmo as tais áreas técnicas sofrem com cortes bilionários. 

Irreal porque o Brasil abandonou, há muito tempo, qualquer projeto industrial ou tecnológico. O próprio governo Bolsonaro relega o investimento científico a nada e as pesquisas em áreas de ciências naturais afundam Brasil afora. Hoje, um engenheiro forma-se para ser motorista de aplicativo, pois a indústria não existe mais. 
"Ao despeito de Olavo de Carvalho junta-se sua pretensão de ser o regenerador intelectual do Brasil"
Assim, a desculpa oficiosa não passa de mentira para encobrir os reais interesses, os quais, além de serem um projeto de governo visando burrificar a população, são também um projeto pessoal, de um indivíduo despeitado e virulentamente inimigo da intelectualidade acadêmica. Falo aqui do patético Olavo de Carvalho. 

O ministro da educação – o qual sabe tanto de educação quanto eu sei de mandarim – é um lobotomizado pela doutrina olavista, um fiel seguidor das ordens do astrólogo. Este, por sua vez, nunca escondeu seu ódio aos professores universitários de filosofia e sociologia por eles nunca terem reconhecido sua genialidade e o mantido marginalizado. 

Não faz muito tempo que ameaçou, via redes sociais, os professores de filosofia e sociologia, colocando neles a culpa pelo desastre no qual o Brasil encontra-se. Ao rancor acumulado em anos de ressentimento, junta-se o ódio recente por ter sido desmascarado em sua ignorância por verdadeiros filósofos do Brasil. Por fim, ainda se viu traído pelo seu apadrinhado, Rodrigo Vélez, o qual é justamente professor universitário de filosofia. 
"a meta é encher o Brasil de Araújos e Damares"
Ao despeito junta-se sua pretensão a ser o regenerador intelectual do Brasil. Nada mais fácil para isso do que eliminar seus concorrentes, os filósofos profissionais das universidades. Desse jeito, não haverá mais ninguém para contrariar a leitura olavista de Kant, pois apenas ele deterá a verdade sobre o kantismo. 

E, inexistindo cursos de filosofia e sociologia em nível universitário, restará ao jovem desejoso de aprender essas disciplinas comprar os livros de Olavo de Carvalho e pagar por seus cursos online. Não é isto, inclusive, que teria querido dizer o pseudo ministro da Educação ao defender que os estudantes de filosofia paguem por sua formação?

Mas a ideologia olavista, enquanto um bolsonarismo pseudo intelectual, visará apenas a massificação da estupidez. Extinto o pensamento e a busca pelo conhecimento verdadeiro, restará a paranoia embalada com citações de clássicos. A meta é encher o Brasil de Ernestos Araújos e Damares Alves. 

E tudo isso, claro, enquanto bancos lucram bilhões e milhares de pessoas vegetam na pobreza e no desemprego. Quando alguém se questionar porque a realidade social está assim, bastará abrir um livro de Olavo de Carvalho e aprender que é tudo culpa do charlatanismo de Isaac Newton... (por David Emanuel de Souza Coelho)

2 comentários:

SF disse...

***
O David é bom. Articulado. Coerente.
Mas, o que faz o viés ideológico a uma mente brilhante!
Xingar e desqualificar o orvalho de cavalo é igualar-se ele.
Filosofia paga é sofismo. E de sofistas o mundo acadêmico está cheio.
Estóico de nascença, até hoje ainda reluto em admitir que estou apto a chegar à sabedoria.
E nem precisei assistir aulas de catedráticos sofistas das faculdades de filofia.
Aliás, Derrida já detonou a filosofia.
A teoria dos jogos suplantou a lógica, tanto de Aristóteles quanto de Bertrand Russel.
Epistemologicamente, a filofia é uma linha de pensamento morta.
E quem diz isso são os próprios Filosofos.
Mas, o inferno são os outros... disse outro filósodo.

David Emanuel disse...

A filosofia dita acadêmica hoje não está cheia de "sofistas", está cheia de "técnicos". A filosofia no mundo inteiro é hoje uma pesquisa exegética. Talvez seja isso que favoreça a proliferação de pseudo intelectuais iguais a Olavo de Carvalho. Afinal, se a filosofia não lida com o mundo real, alguém lidará.

Related Posts with Thumbnails