segunda-feira, 17 de setembro de 2018

BOLSONARO PROMETE ENTREGAR BATTISTI À ITÁLIA. ESTARÁ CIENTE DE QUE PRECISARIA PASSAR POR CIMA DO STF?

Bolsonaro, que cultua a memória de Brilhante Ustra, só poderia mesmo ser o candidato preferido...
Como o demagogo fanfarrão que é, o candidato ultradireitista Jair Bolsonaro vem há algum tempo prometendo que, se eleito presidente, vai extraditar o escritor Cesare Battisti para a Itália. 

Acaba de o fazer novamente, respondendo a uma estapafúrdia mensagem do ministro do Interior da Itália, Matteo Salvini, que declarou estar torcendo por sua (dele, Bolsonaro) vitória no pleito presidencial. É, claro, absolutamente impróprio um ministro de país amigo meter o nariz na eleição brasileira, manifestando preferência por qualquer candidato.

Mas, há uma explicação: trata-se de um congênere ideológico de Bolsonaro, tanto que no último sábado (15), Salvini foi acusado pelo ministro das Relações Exteriores de Luxemburgo, Jean Asselborn, de usar "métodos e tons dos fascistas dos anos 1930". Com quem mais o discípulo de Benito Mussolini poderia identificar-se no Brasil, senão com o discípulo do Brilhante Ustra?
...do carrasco dos imigrantes Salvini, que até fisicamente lembra Mussolini. 

Acontece que a extradição foi definitivamente negada pelo então presidente Lula em 2010 e o Supremo Tribunal Federal avalizou sua decisão em 2011. Tratou-se de um ato jurídico perfeito, que não está mais na esfera de competência do presidente da República. 

Quando Angelino Alfano, outro ministro ultradireitista italiano, andou sugerindo ao governo Temer, na calada da noite, pulo(s) do gato para burlar as leis brasileiras, o STF foi acionado e o ministro Luiz Fux determinou que a extradição de Battisti não poderia ser executada sem um posicionamento de nossa corte suprema a respeito.

Fux ainda não deu uma palavra final. Poderá tomar uma decisão monocrática, submeter o assunto à 1ª Turma (à qual pertence, juntamente com Alexandre de Moraes, Luiz Roberto Barroso, Marco Aurélio Mello e Rosa Weber) ou ao plenário. 
Assistiremos a mais um capítulo da perseguição sem fim?

Até que ele faça uma destas três coisas, qualquer iniciativa contra Battisti será ilegal, constituindo-se numa invasão da competência do Judiciário por parte de outro Poder.

Resumo da ópera: Bolsonaro, como de hábito, promete o que não poderia entregar. Mas, em se tratando de um presidenciável tão tosco como ele, é impossível saber-se se o faz por mera má fé ou por crassa ignorância.

5 comentários:

SF disse...

***
Quando criança fiz uma romaria a Canindé-CE. Não gostei, mas fiquei admirado com a multidão de gente na igreja. Também foi uma viagem proveitosa para meu primo que conheceu a esposa nesta viagem.
Canindé faz parte das minhas memórias do que é o povo, o nordeste e a índole mais genuína do povo nordestino.

Agora, para meu espanto, circula na rede social um vídeo com os romeiros gritando o nome de Bolsonaro após a missa em Canindé, pois alguém convocou para um ato em favor de Lulla livre.

Eita! Vôte! Oxente! Se até no cerne do nordeste Bolsonaro tem eleitores imagine no resto do país.

Isso só vem confirmar o que venho escutando a muito tempo. O povo vai votar em Bolsonaro.

A insegurança pública. A bandidagem que ditando a agenda dos cidadãos. Bandidos com direitos e as vítimas abandonadas. As cidades parecendo presídios devido as grades, muros, cercas elétricas, câmeras e arame farpado.

Pelo que estou vendo e escutando é melhor o Battisti já ir preparando a retirada.
Camarão que dorme a onda leva.

celsolungaretti disse...

Suponho que ele saberá o que é melhor para si. Mas, continuo acreditando que o Brasil ainda não chegou ao ponto de eleger um traste como esse. É medíocre demais, até mesmo para os padrões brasileiros.

Ricardo Pires disse...

Também acredito; Bolsonaro não se elege. Mas o desastre do governo Haddad [caso não seja ultrapassado por Ciro] já foi anunciado pelo próprio. Disse que Lula terá "papel destacado" no governo petista. Que papel? Começará, de dentro da prisão, indicando ministros?

Frouxos, sem vontade política, acovardados, submissos ministros do governo Dilma [ que não ousam candidatar-se para o Congresso dado a rejeição do eleitorado]já se posicionam para assumir cargos no eventual governo de Haddad.







celsolungaretti disse...

Nem é esse o principal problema, e sim o de que que estamos lidando com fanáticos obtusos e as expectativas exageradas que eles criam.

Hitler precisou promover uma matança (a "noite dos punhais longos") para impor definitivamente sua autoridade aos nazistas. Mussolini passou maus bocados com outros líderes fascistas durante o Caso Matteotti.

Como eram líderes de maior envergadura, prevaleceram. Mas, o Bolsonaro não passa de um demagogo medíocre. A tendência seria a de ele ser ultrapassado pelos acontecimentos.

O sistema provavelmente chegaria um acordo com o Haddad, mas as hordas de brucutus ensandecidos aceitariam a volta do PT ao poder? E, havendo turbulências, os grandes capitalistas não acabariam achando mais conveniente colocarem-se ao lado dos que lhes são afins?

Eu torço muito para ficarmos livre desses dois retrocessos, o corporificado no Bolsonaro e o corporificado no Haddad. No mínimo, iriam nos levar de volta aos impasses do passado, não oferecendo solução para os problemas do presente.

william orth disse...

Caro Celso, já tinha dito oque esta para acontecer e parece que vai se concretizar. Bolsonaro vai para o segundo turno e perde. Daquí a 4 anos volta com tudo. Haddad governará aos trancos e barrancos. reforma da previdência ,crise catastrófica, e novo impeachment. Essa é a realidade . Se o PT imaginasse ou outros partidos de esquerda soubessem oque lhes aguarda..... Abraço

Related Posts with Thumbnails