segunda-feira, 17 de outubro de 2016

LULA CONTINUA LIVRE COMO UM PASSARINHO. A SUA PRISÃO IMINENTE NÃO PASSAVA DE BOATO.

Causou surpresa entre os leitores assíduos deste blogue a minha decisão de reproduzir, na 6ª feira passada (14), o alerta do jornalista e blogueiro Eduardo Guimarães sobre a prisão iminente do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. 

O David Emanuel de Souza Coelho, que faz doutorado em Filosofia na UFMG, expressou no Facebook sua estupefação: "Eduardo Guimarães não é fonte confiável para nada".

Lembrei-lhe de que eu deixara bem claro inexistir qualquer elemento de comprovação, que nos permitisse fazer uma avaliação própria do que tinha sido exposto de forma tão dramática; o Guimarães apenas alegava terem chegado ao seu conhecimento "informações fidedignas e verossímeis de que Lula pode ser preso a qualquer momento", que "toda grande imprensa já tem os detalhes da operação" e que "os acertos todos já foram feitos". 

Na impossibilidade de perguntar aos barões da mídia se confirmavam isso (eles me bateriam com a porta na cara!), só me restava publicar o alerta, acrescentando uma ressalva logo no 1º parágrafo. Pois:
"Muita gente que diz saber muita coisa passa a vida relatando-as a jornalistas. Se você descartar tudo que lhe chega dessa maneira, jogará fora algumas pepitas junto com o montão de cascalho. Se você acreditar em tudo, será manipulado por esses caras. É no contato com eles que você pode avaliar se são confiáveis ou não. 
Como o alerta do Guimarães diz respeito a algo muito sério, pelo sim, pelo não, eu achei importante o meu público tomar conhecimento. Por outro lado, eu não falei com os informantes do Guimarães, então não tenho como afiançar que eles sejam confiáveis e que o Guimarães haja tido razão em confiar neles (...). Levando tudo isto em conta, coloquei seu alerta no ar, mas não me responsabilizei por ele, pois, no meu caso, seria como assinar um cheque em branco".
No dia seguinte, a Folha de S. Paulo noticiou que, por causa de tal informação ou boato, "movimentos de esquerda estão a postos para protestar contra uma eventual prisão do ex-presidente". Como continuassem ausentes quaisquer elementos de comprovação, isto reforçou minha suspeita de que "tal onda" não passasse, afinal, "de mera suposição e um tanto de teoria da conspiração". 

Por um motivo muito simples: as autoridades que podem ordenar a prisão do Lula já deram mostras cabais de não serem imbecis. Então, por que o encarcerariam nas proximidades do Natal, fornecendo um forte trunfo de ordem emocional para o proselitismo petista? 

Bem vistas as coisas, se decidirem mesmo prendê-lo, a ocasião mais propícia será após ele sofrer alguma condenação; neste exato momento o Lula não está fazendo nada que justifique uma prisão provisória. 

E mesmo que, por algum motivo nebuloso, quisessem precipitar as coisas, ainda assim lhes conviria agir no período morno entre o Natal e o carnaval, aproveitando a desmobilização geral. Como estão com a faca e o queijo na mão, não têm necessidade nenhuma de serem açodados.

Como Lula continuasse livre como um passarinho, o Guimarães  publicou na 2ª feira (17) um estranho post. Por um lado, o título (Mobilização pró Lula no fim de semana surpreendeu Lava Jatodá a entender que foi graças ao seu alerta que as intenções malignas não se consumaram.

Por outro, tenta convencer os leitores que fazia sentido, sim, lançar aquele alerta, mesmo sabendo que "haveria reações negativas à minha iniciativa porque (...) eu só tinha a minha palavra, sem provas ou documentos".

O mais significativo, contudo, está neste parágrafo:
"Não foi fácil a decisão de divulgar informação confiável que obtive, de que o núcleo duro da Operação Lava Jato já se decidiu pela prisão do ex-presidente Lula por conta simplesmente de timing – ou seja: se não prenderem Lula agora que ele e o PT estariam 'muito fracos', depois não iria dar porque, devido ao espancamento de pobres que Temer está promovendo, o ex-presidente deve se fortalecer politicamente em 2017".
Um dos meus princípios é nunca duvidar da boa fé de ninguém, a menos que tenha fortes razões para tanto. Não é o caso.

Então, acredito que os boatos acerca da prisão imediata do Lula tenham surgido em função de ele haver se tornado réu num terceiro processo. E, como quem conta um conto, acrescenta um ponto, a coisa cresceu como uma bola de neve, virando um roteiro completo de supostas ações inimigas futuras. 

O prato já deveria estar feito quando o Guimarães o recebeu, tendo ele se convencido de que era tudo verdade até por uma questão de afinidade com a narrativa: ela vinha exatamente ao encontro de suas convicções e crenças.

Então, não lhe ocorreu que se atribuía ao outro lado uma inverossímil obtusidade, como se não tivesse nada melhor para fazer do que levantar a bola para o PT marcar o ponto. E, exageros propagandísticos à parte, a hipótese de que Lula se fortaleça politicamente em 2017, alegado motivo da urgência em prendê-lo, está mais para sonho de uma noite de verão... 

Pelo contrário, indícios de recuperação econômica já surgem e tendem a avolumar-se daqui para a frente. Se o povo (com uma ajudazinha da grande mídia...) tiver a sensação de que começamos a sair da pindaíba, Temer estará, isto sim, mais forte no ano que vem. E o Lula, coitado, soterrado sob uma montanha de processos, não despertará nenhuma grande comoção popular em caso de infortúnio. 

A realidade é cruel, mas eu sempre preferi encará-la de frente e confrontá-la em toda sua extensão do que me consolar com ilusões ingênuas. A decepção que eu tinha para sofrer, já sofri quando vi o carrasco Médici sendo ovacionado pelos torcedores no Maracanã lotado de um domingo de Fla-Flu, quando fazia encenação demagógica com um radiozinho de pilha colado ao ouvido. 

Como diria o velho barbudo, os trabalhadores por enquanto constituem uma classe em si e pensam com a  carteira; em algum momento do seu processo de libertação, vão se tornar uma classe para si; e depois, as classes serão afinal abolidas, juntamente com a desigualdade econômica e social.

Devemos, sim, ter compaixão pelo Lula, fazendo o que estiver ao nosso alcance para que ele não sofra, septuagenário, os rigores e a humilhação do cárcere (sem esquecermos que o mesmo se aplica ao Zé Dirceu, outro septuagenário que deveria ser afastado da vida pública, mas não do lar e da família).

O que não faz mais sentido é utilizá-lo como bandeira política, fazendo de sua vitimização um trunfo para dar sobrevida à hegemonia do PT sobre a esquerda brasileira. 

Sebastianismo é coisa do século XVI. E, se preferir as bravatas à discrição e às tratativas de bastidores, buscando um confronto que não tem a mínima possibilidade de ganhar neste momento, Lula terminará mofando longamente atrás das grades. Trata-se de um preço alto demais para ele pagar, até porque seu sacrifício acabará sendo inútil: o PT não tem mais como dar a volta por cima, já está rolando ladeira abaixo.

A esquerda precisa aprender a viver sem o Lula, sem o populismo, sem o reformismo, sem a estatolatria, sem os mandatos eletivos nos podres Poderes, sem os palácios do governo,  sem as maracutaias, sem as mordomias e boquinhas

Precisa voltar a ser revolucionária, lutando para reconquistar as ruas e sendo encabeçada por personagens que não tenham nada a ver com os escândalos e descaminhos recentes.

9 comentários:

Valmir disse...

"A esquerda precisa aprender a viver sem o populismo, sem o reformismo, sem a estatolatria, sem os mandatos eletivos nos podres Poderes, sem os palácios do governo, sem as maracutaias, sem as mordomias e boquinhas. " mas aí eles vão ter de, com perdão da má palavra, trabalhar..e ninguém entra na politica pra isso né?

celsolungaretti disse...

Sei lá. Eu sou do tempo em que tirávamos dinheiro do bolso para financiar nossas lutas. E era este o espírito dos que lutamos pela liberdade do Cesare Battisti: houve companheiros que me hospedaram em Brasília nos momentos culminantes e até pagaram minha viagem.

Essas coisas que leio no noticiário me são profundamente estranhas e incompreensíveis.

Eduardo Rodrigues Vianna disse...

Pois é, o "eduguim"... É um propagandista, gerente de secos e molhados como diria o Millôr. Criou um boato, um "fato político" como a gente dizia em outra época, e não existe "boa fé" que caiba em tão pequenino ofício. Não estou falando mal dele, nem tenho nada contra a sua pessoa. Não o conheço. Estou dizendo que um propagandista atua conforme o seu ofício de propagandista. Um verdadeiro propagandista militante é uma coisa, aquele que escreve ou desenha juntando moedas pra comprar cigarro, compromissado em não enganar os trabalhadores e o povo ainda que sujeito a todo tipo de erro. Um propagandista profissional, a peso de ouro, é outra coisa. Esse tipo de gente conclamou a Gaviões da Fiel a perseguir e bater nos "vira-latas" do MTST em 2014 porque os sem-teto criticavam a Copa (parece que o Boulos não se lembra mais disso), e saiu espalhando que nós, em 2013, éramos financiados pela CIA. A política deles é baseada apenas em mentiras, passionalismo, manipulação e despolitização. Amanhã ou depois, ou na semana que vem, serão esquecidos.

Valmir disse...

toda ideia-força (cristianismo, socialismo, humanismo, direitos humanos, defesa do meio ambiente) coisas que ninguém pode ser contra pode ser apropriada por vigaristas e pode dar muito..muito..muito dinheiro: o greenpeace é um negocio milionário, os medicins san frontiere é outro...religiões nem se fala. Enfim tudo não passa de uma grande industria que dá um trabalho minimo e um retorno monstruoso...

CARLO PONTI disse...

Recuperação econômica? Você viajou na maionese brô. Temer forte em 2017, quando o povo abestado que é já tiver noção do que se trata a PEC 241... tsc, tsc, tsc.

celsolungaretti disse...

Carlo, para o povão o que interessa mesmo é emprego. Havendo aquecimento da economia, o corte nos gastos públicos não será muito sentido -- ATÉ PORQUE HÁ MUITA GORDURA PARA QUEIMAR NESSES NOTÓRIOS CABIDES DE EMPREGO!

Você repete o blablablá dos petistas, eu trabalhei numa imprensa governamental. Era quem, ao final de cada ano, coordenava o trabalho de coleta de informações por parte dos vários assessores de imprensa das secretarias, órgãos e empresas vinculadas ao Estado, produzindo depois o texto final do balanço administrativo do governo paulista.

O que eu via de desperdícios gritantes e de custos que poderiam ser cortados sem ônus nenhum para a população encheria um livro do tamanho da Bíblia.

Tudo que você está vendo agora eu já vi em 1964 e anos seguintes. A administração petista foi pior ainda que a do João Goulart. Dar uma melhorada nisso vai ser até fácil para o Temer. Então, ao invés de ficarmos apostando no fracasso do inimigo, temos é de nos reciclar para podermos fazer a diferença MESMO QUE O GOVERNO TEMER VENHA A SE CONSOLIDAR (que é a hipótese mais provável).

A era do PT acabou. Quanto mais tempo esta ficha demorar para cair, mais tempo desperdiçaremos querendo trazer de volta um passado definitivamente superado. A luta daqui pra frente terá de ser outra, e para travá-la precisaremos de uma esquerda de verdade, não a que se esfarelou nos últimos anos.

Humberto Pereira disse...

Celso a era do PT de fato passou. O Lula foi sumamente irresponsável na condução econômica do país. Nomeou uma despreparada para sucedê-lo que agravou os erros do criador. Ambos os governos petistas deixaram a classe trabalhadora iludida achando que pertencia a uma nova classe média, deixando-a desmobilizada, deseducada politicamente e endividada.

O lulismo não deixou que novas lideranças surgissem e aqueles mais honestos ideologicamente saíram, já há alguns anos, para outros partidos autênticos de esquerda como o PSOL.

A derrota do PT não foi somente política foi uma derrota moral. O roubo na PETROBRAS não tem paralelo na história de um país governado por partido que se diz de esquerda.

No entanto, não acredito que o governo Temer tenha a probabilidade de consolidar-se. Sendo aprovada a PEC o povo vai começar a sentir os efeitos deste governo perverso: falta de remédios no SUS, corte no Bolsa Família, retorno dos médicos cubanos, etc, etc.. Tudo isso que citei e os etc. que atendiam os mais necessitados.

Não só isso. A dívida interna se aproxima dos R$ 4 trilhões. Mesmo com a SELIC a 12% [um sonho para Temer] os juros a serem pagos anualmente seriam de R$ 500 bilhões. A dívida interna está formando um tsunami.

A nova tempestade que está se formando no mundo capitalista vai vir como um tornado no mundo financeiro. Na vigorosa Alemanha seu maior banco DEUTSCHE BANK está mal das pernas e suas ações caíram 50% esse ano.

Nos EUA Paul Singer [homônimo do querido professor brasileiro] que administra um fundo de U$ 28 bilhões disse que haverá uma das maiores quebras da história com os trilhões de títulos dos governos do centro do capitalismo. Esses trilhões aplicados em títulos não passam de um castelo de cartas.

Ele não sabe dizer se a quebra, o estouro da bolhas erá em etapas ou de uma pancada só.

Não sei como governo ilegítimo do Temer tem a probabilidade de consolidar-se para o que está para vir de ruim e desastroso para o povo.

CARLO PONTI disse...

Respeito, não sei por que cargas d´água, vai que é por que vc tem que ser respeitado mesmo, mas não concordo. Só o tempo dirá se eu estou certo ou não. Enquanto isto recomendo relaxar no youtube ouvindo meu velho amigo Antônio, aquele solista de Veneza, que de tantas amarguras me livra:

Antonio Vivaldi - La tempesta di mare - concerto per violino e archi

celsolungaretti disse...

Carlo, concordo inteiramente consigo: quem viver, verá.

Uma obviedade que o Dalton Rosado cansa de reiterar: o Estado do Bem-estar Social, mesmo na versão anêmica e mixuruca dos petistas, se tornou insustentável nos dias de hoje, dado o avançado grau de deterioração da economia capitalista em escala mundial.

Então, a grita dos que querem sustentar tal ilusão só serve para adiar o inevitável: o momento em que teremos de optar entre manter um sistema que nos condena à ruína econômica e às catástrofes ambientais ou tentar superá-lo enquanto ainda dá tempo.

Humberto, não há nenhuma dúvida de que há uma tempestade se formando no mundo capitalista e é exatamente por causa dela que temos de parar de perder tempo defendendo o status quo ante.

Em termos imediatos, o Governo Temer se beneficiará do fato de que a crise econômica brasileira estava sendo maximizada pelos erros crassos da Dilma. Agora que não tem mais uma louca dirigindo o hospício, alguma recuperação econômica haverá, mas de curta duração, como o tal do "milagre brasileiro", que começou a fazer água já em 1973.

E, como nos anos do "milagre", não adiantará a esquerda bater de frente com um governo que estará temporariamente forte. Tem mais é de aproveitar este intervalo histórico para reconstruir-se, pois está em cacos.

A batalha contra a PEC dos gastos federais não só está fadada à derrota, como, mesmo na remotíssima hipótese de vitória, nos deixaria exatamente no lugar em que já estamos: tentando salvar no varejo um sistema que está ruindo no atacado.

A verdadeira batalha que temos pela frente é a decisiva contra o capitalismo. E agora a prioridade é forjarmos a esquerda que a travará, pois a que havia se desqualificou em definitivo.

Abs. a ambos!

Related Posts with Thumbnails