quarta-feira, 27 de janeiro de 2021

SAFATLE: "A ÚNICA SAÍDA É O IMPEACHMENT, QUE SE CONQUISTA ATRAVÉS DA OCUPAÇÃO DAS RUAS E DO BLOQUEIO DAS ATIVIDADES"

vladimir safatle
AS FORÇAS ARMADAS DO CAOS
Uma das maiores ilusões a respeito do Governo Bolsonaro é que ele seria composto por dois eixos em estado contínuo de antagonismo. 

De um lado, haveria o núcleo ideológico, com suas pautas de regressão social e isolamento internacional, enquanto no outro lado encontraríamos o núcleo militar. 

Se o primeiro seria impulsionado pela crença em ser o protagonista maior de uma revolução conservadora no Brasil, o segundo seria ainda pautado por certa perspectiva moderada e racional.

Na verdade, essa foi a melhor narrativa que as Forças Armadas poderiam encontrar para si mesmas. Isso lhes permitiu tomar de assalto o poder executivo, colocando milhares de seus membros da ativa e da reserva dentro da estrutura do poder, sem ter que assumir o ônus de agente fundamental do caos. 

Jogando a carta do corpo técnico que assume o Estado corrompido, procurando defende-lo de ideólogos que viriam de todos os lados, as Forças Armadas tentaram vender ao país a imagem de serem uma espécie de força de contenção indispensável e inevitável. 

Bastou uma pandemia com seus desafios reais para que toda essa história ruísse. Na verdade, o país viu, agora em escala catastrófica, a repetição do que sempre ocorre quando as Forças Armadas tomam a frente. 

O que está a ocorrer no Brasil atualmente é sim a implementação consequente do ideário que anima suas Forças Armadas. Pois, longe de serem uma parte da solução, elas são historicamente o eixo fundamental do problema.

Faz parte das tomadas de poder das Forças Armadas criar essa imagem de serem animadas por um conflito interno, como se estivéssemos a todo momento a lidar com uma instituição dividida entre o bom policial e o mau policial

Já na ditadura militar havia a pantomima do conflito entre o núcleo duro e os moderados. Foi isso que permitiu aos militares fazer um duplo papel, entre o Governo e a oposição ao Governo delas próprias. 

Se a ditadura brasileira conseguiu durar inacreditáveis 20 anos é porque tal pantomima fazia parte do modo normal de governo. Para fazer o Governo funcionar, era fundamental que os opositores encontrassem, nas próprias Forças Armadas, a esperança de uma contenção das Forças Armadas. 
Da mesma forma, agora estamos a ver o pretenso conflito entre o grupo ligado a Bolsonaro e os generais mais sensatos. 

Sensatez esta que não foi capaz de influenciar em uma ação sequer que pudesse tirar o país do caminho em direção às mais de 200 mil mortes, isto a despeito de todo o esforço estatal de desaparecimento de corpos.

Quem fizer uma pesquisa a respeito das propagandas louvando o ideal de desenvolvimento do regime militar encontrará essas campanhas narrando a vitória do homem (sim, eram sempre homens) sobre o inferno verde representado pela Amazônia. 

Vitória essa que se daria através da abertura de estradas como a Transamazônica ou de projeto absurdos e corruptos como o Projeto Jari. Fotos de grande troncos de árvores centenárias cortadas e empilhadas em caminhões ilustravam o canto do país que vencia suas fronteiras internas à base do fogo, do roubo, da posse e do desaparecimento dos corpos de ameríndios mortos. 

O que Bolsonaro fez foi simplesmente levar às últimas consequências o ideário que sempre moveu as Forças Armadas como ponta de lança da guerra do Brasil contra si mesmo. 

As chamas cuja fumaça chega agora até nossas grandes cidades não são fruto de um Nero tropical, mas a consequência lógica do espírito que suas Forças Armadas sempre representaram.

No entanto, essa guerra do Brasil contra si mesmo foi não apenas contra a natureza. Ela foi uma guerra contra sua própria população. A história das Forças Armadas brasileiras é a história de uma guerra interna, de uma guerra civil não declarada que vai de Canudos e Contestado até o uso do Exército como força de pacificação nas comunidades do Rio de Janeiro. 

Ela foi a história do uso da força e do extermínio contra movimentos populares de toda ordem desde o Império. Ela foi, ainda, a história perpetua da caça ao comunismo desde o aparecimento do primeiro líder popular da república brasileira, Luís Carlos Prestes: um militar que escolheu o lado das lutas populares e que antecipou as táticas que seriam usadas, de maneira vitoriosa, na grande marcha chinesa. 
Esse fantasma da
caça ao comunismo (comunismo é o nome que as Forças Armadas brasileiras usam para se referir à figura de um povo insurreto) se constitui na razão de existência das Forças Armadas brasileiras, e Bolsonaro sabe muito bem disso. 

É ele que o levou a dizer: "Quem decide se um povo vai viver na democracia ou na ditadura são as suas Forças Armadas"

Mas, principalmente, militares brasileiros estão associados ao uso da força para o silenciamento das consequências da miséria e do descaso. Faz-se necessário lembrar disso mais uma vez, pois o que estamos a ver nessa pandemia, a catástrofe humanitária que a gestão das Forças Armadas produziu, não é um acaso. É a consequência necessária da maneira com que os militares sempre lidaram com a morte da sua própria população. 

Longe de procurar proteger as populações, suas ações sempre se deram no sentido de lembrar aos setores vulneráveis da população brasileira de que eles são matáveis sem dolo e sem imagem. É isso que as Forças Armadas estão a fazer mais uma vez com sua gestão criminosa e omissa em relação à pandemia.
Em menor escala, isso já ocorreu entre nós outras vezes. Que se lembrem dos espaços de silêncio da história brasileira. Lembremos, p. ex., da natureza da violência estatal para confinar e deixar morrer populações em crises de seca. 

Foi no Ceará, entre 1915 e 1932, que o Brasil conheceu campos de concentração (sim, este foi inclusive o termo usado à época) criados em cidades como Senador Pompeu, Ipu, Quixeramobim, Crato e Cariús, destinados a impedir que os flagelados da seca chegassem à capital. Campos nos quais se confinavam milhares de retirantes e se morria em massa por descaso, omissão e indiferença. 

E –vejam que coincidência!–, o número de mortes é ainda hoje incerto (estimam-se só no Patu, em Senador Pompeu, até 12 mil mortes sem certidão de óbito e em vala coletiva). Ou seja, este é, de fato, o
modus operandi das Forças Armadas.

Contra a revolta de setores da sociedade diante de tal descaso, as Forças Armadas agora ameaçam o país com um estado de defesa que suspenderia certas garantias institucionais, e que seria a forma efetiva de um autogolpe de Bolsonaro. 

No momento em que até tal carta é colocada sobre a mesa, o país não pode mais ser leviano em relação ao impeachment daquele que ocupa atualmente a presidência da república. 

Há sob sua responsabilidade direta uma somatória de crimes de omissão, de responsabilidade, de incentivo a comportamento que resultaram num verdadeiro genocídio da população brasileira. Nenhum presidente da república tem tantas razões para ser afastado, julgado e encarcerado quanto o senhor Jair Bolsonaro.
Um ano atrás, vários foram os que insistiram que a única saída seria o impeachment. Naquela ocasião, não faltaram os que disseram que clamar por um impeachment era colocar a política à frente das exigências imediatas de gestão. Disseram que era importante obrigar o Governo a atuar contra a pandemia, ao invés de dispersar forças num pedido de impeachment. 

A história demonstrou, no entanto, que não havia possibilidade alguma de levar Bolsonaro a gerir a pandemia. Ao contrário, ele não desprezou ocasião alguma para colaborar efetivamente para a situação na qual nos encontramos agora, com a população brasileira em estado de máxima vulnerabilidade, insuflando a indiferença em relação à morte e à ausência de proteção efetiva por parte do Estado.

Tudo isso demonstra, como há de se lembrar mais uma vez, que a única saída é o impeachment. E àquelas e àqueles que esqueceram, impeachment se conquista através da ocupação das ruas e do bloqueio das atividades. 

Os que têm privilégios ligados à segurança fornecida pelo acesso a serviços privados de saúde deveriam usar tal privilégio e forçar o fim deste Governo através da ocupação das ruas. Essa é a única coisa realmente concreta que podemos fazer para defender o país contra a pandemia. 

E é só a certeza da existência dessa força popular que fará as Forças Armadas ocuparem seu único e verdadeiro lugar: o afastamento da vida política nacional, o silêncio em relação à política e o retorno aos quartéis. 

Um pretenso Governo Mourão, por ser fruto da pressão popular, já nasceria natimorto. Isso até que consigamos, enfim, uma sociedade que não precise mais de Forças Armadas, por defender-se a si mesma. (por Vladimir Safatle) 

Um comentário:

Cássio disse...

"O que Bolsonaro fez foi simplesmente levar às últimas consequências o ideário que sempre moveu as Forças Armadas como ponta de lança da guerra do Brasil contra si mesmo."

Concordo com o autor. Somente numa republiqueta de bananas, no séc. XXI, para colocar novamente as FA no governo. Lugar de milico é nos quartéis ou nas fronteiras.

Esperar o quê de generais, que vivem a flertar com a morte, no governo em plena pandemia ?

Related Posts with Thumbnails