terça-feira, 26 de janeiro de 2021

GENOCÍDIO DÁ IMPEACHMENT?

Pedalada fiscal e Fiat Elba. Estes foram os motivos dos dois impeachments que triunfaram no Brasil. Óbvio, estas causas foram apenas a justificativa jurídica para deposições cujas causas primordiais eram econômicas e sociais. 

Hoje, temos um presidente que enfileira uma série de crimes de verdade, capazes de fazer corar qualquer seminarista de interior que os compare com as antigas alegações.

Impeachments anteriores foram brincadeira de criança
Mas o genocídio em curso, comprovado por investigação publicada no El País (vide aqui), dará impeachment?

Sou cético quanto a isto e meu ceticismo se justifica pelo histórico do capitalismo, particularmente do brasileiro

O capitalismo nasceu sobre o genocídio: primeiro dos indígenas, depois dos negros escravizados e, por fim, dos negros residentes na África. 

Estes genocídios foram fundamentais para o desenvolvimento capitalista nos primeiros quatro séculos de sua existência. De modo algum eram uma vergonha para a iluminada Europa, mas antes motivos de orgulho da superioridade da civilização burguesa domando os povos bárbaros do mundo. 

Este genocídio  marcou nascimento da América

Mas não ficou por aí. No século 20, a burguesia aplaudiu um genocida igual a Hitler, visto como exemplo de líder moderno, capaz de fazer frente ao perigoso comunismo soviético. 

Teria a Alemanha conseguido seu milagre hitlerista sem o dinheiro expropriado dos judeus e o trabalho escravo dos campos de concentração? 

Fato é que o capitalismo alemão não teve nenhum pudor em explorar a mão de obra escrava dos prisioneiros dos campos de concentração e, assim, alavancar a níveis estratosféricos o lucro das empresas nacionais. 

E no Brasil? Por quanto tempo a escravidão sustentou os aristocratas brasileiros que iam à Europa brilhar nos salões cosmopolitas?

Assim era no paraíso perdido dos bolsonaristas

E depois, quantos milhões não morreram de fome? 

Milhões em plena ditadura militar, segundo projeções. No capitalismo, a vida dos trabalhadores é descartável. 

Nossa elite, cujos membros chegam a ser piores ainda do que os oligarcas russos, terá sensibilidade diante das mais de 200 mil mortes pela covid-19 ou vai estar mais interessada em completar seu projeto de super-exploração? 

Eu apostaria na segunda opção, mas espero estar errado.               .
          (por David Emanuel Coelho)

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails