terça-feira, 12 de maio de 2020

BOLSONARO E O FIM DO BRASIL – 2

(continuação deste post)
A face civilizada do regime convivia bem com a podridão de sua vida social. Enquanto o Brasil apoiava na ONU medidas para o combate à tortura, por aqui a tortura corria solta em delegacias, presídios e quartéis. 

Enquanto assinava acordos em prol do meio ambiente, a Amazônia era derrubada incansavelmente. 

Enquanto condenava o trabalho escravo, trabalhadores eram escravizados em fazendas e construções. 

Era o regime do cinismo, do antigo proprietário de escravos que esposava o liberalismo enquanto mandava açoitar seus homens. 

E todo este processo acontecia com a providencial ajuda de grileiros, pistoleiros, milicianos e seguranças privados, os quais iam abrindo espaço para os empreendimentos, domando trabalhadores e eliminando os indesejáveis. 

Nunca se mataram tantos sindicalistas, ambientalistas, militantes, quilombolas, índios, sem-terra e favelados no Brasil. A maquina da morte funcionou a pleno vapor durante toda a Nova República, matando muito mais, inclusive, do que no período militar. 

Enquanto um ex-sindicalista celebrava em Brasília a soja high tech, ambientalistas eram mortos no interior do Mato Grosso para não atrapalharem os negócios. 

Para ver o laço deste processo, basta imaginar que o excedente das vendas desta soja ao exterior é que pagava o bolsa-família de vizinhos (ou até parentes) do ambientalista morto. A compensação social funcionava bem. 

E quem era a mão-de-obra destes grupos? Justamente os ex-membros dos porões da ditadura, os quais agora faziam o serviço sujo para o grande capital, na cidade e no campo. 

E durante todo o tempo da Nova República existiu um verdadeiro meio-de-campo entre o tapume da civilização e o pântano da realidade socioeconômica;  dele se incumbiam os políticos quadrilheiros, criaturas do baixo clero sempre à disposição para todo tipo de mamata, legal ou ilegal. 

Tais caricaturas de políticos nunca tinham força para tomar a dianteira, então acabavam sendo manobrados por um dos lados da coalizão: ora iam pro lado petista, ora pro lado tucano. 

Bolsonaro estava um degrau abaixo deste grupo, já sendo parte quase completa dos grupelhos criminosos do campo e da cidade. O atual presidente era, digamos, a frente pública e legal das organizações criminosas, defendendo nos parlamentos, juntamente com seus filhos, os interesses destes grupos, integrados amplamente por militares e ex-militares. 

Quando aconteceu a rebelião dos podres que, comandada por Eduardo Cunha, levou ao impeachment de Dilma Rousseff, toda aquela estrutura de pactos da Nova República finalmente ruiu e a burguesia brasileira iniciou uma forte guerra de classes aos trabalhadores, buscando liquidar os direitos constitucionais do antigo regime e completar o parasitismo sobre o orçamento público. 

Mas, a derrocada da Nova República trouxe também a desagregação política do país. Antigas forças foram esvaziadas e abriu-se um vácuo, impossível de ser ocupado por qualquer força, mesmo pelos podres tradicionais do baixo clero. 
Abriu-se, então, uma avenida para a ascensão das forças paramilitares do subsolo. A burguesia resolveu cerrar fileiras com seus criminosos. É como se o dono de uma fazenda, incapaz de encontrar gente melhor, entregasse o gerenciamento de seus negócios para seu capataz. 

Mas foi simples falta de opções? Diria que não. A burguesia quis Bolsonaro e sua turma porque eles expressam adequadamente o projeto dela, o projeto destrutivo. 

Já ficou claro para ela que não há mais futuro econômico no Brasil. O país apenas pode entregar mais alguma riqueza extrativista e depois virará um gigantesco buraco queimado, afundado na guerra urbana e ingovernável. Então, neste cenário, o melhor é faturar o máximo possível, no menor prazo possível, e depois ir embora. E quem melhor para fazer isso que um ex-capitão miliciano com espirito destruidor? 

Isto, no entanto, não é uma novidade histórica, é a realização radicalizada de um processo de longo prazo, justamente o processo histórico das estruturas socioeconômicas da Nova República. 

Na verdade, a rigor, estamos no início deste processo. Esgotar as riquezas do Brasil ainda levará alguns anos, quicá décadas, para, enfim, nosso país virar um Haiti com elefantíase. Então, neste aspecto, Bolsonaro é apenas o começo e não o fim. 

Ele abrirá uma nova época histórica, na qual as antigas peias constitucionais e legais da República Nova terão sido exterminadas por completo. O que virá depois? Certamente, um estado miliciano-policial, híbrido, em que a espoliação será acelerada e aprofundada como nunca antes. 

Assim como a Nova República começou de fato com a queda de Fernando Collor e tudo o que veio depois foi uma continuação do neoliberalismo iniciado por ele, o novo regime deverá começar com a queda de Bolsonaro, mantendo, contudo, as características dadas por ele. Um regime bolsonarista sem Bolsonaro: o Brasil em falência controlada. 
Acredito, portanto, que a queda do atual presidente deverá ocorrer tão logo a burguesia acerte o compasso do novo regime com a plutocracia política. O vice, Hamilton Mourão, que não passa de um Bolsonaro com assessoria de imprensa, deverá guiar a nova era brasileira sem os arroubos psicóticos do atual mandatário. 

A alternativa para o povo brasileiro é a saída revolucionária. E esta não poderá ser igual à de 1964, uma ilusão nacional-burguesa, mas sim uma revolução radical, social, capaz de colocar por terra a dominação burguesa. A burguesia já desistiu por completo do país, agora é a hora de o povo toma-lo em suas mãos. (por David Emanuel de Souza Coelho)

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails