sábado, 21 de dezembro de 2019

PARA REINALDO AZEVEDO, BOLSONARO É "IDIOTA CLÍNICO" E "O BRASIL NÃO PODE SE TRANSFORMAR EM SEU HOSPÍCIO PRIVADO"

Toque do editor
Quem acompanha minha trajetória sabe que, em agosto/2010, Boris Casoy me moveu uma ação criminal por eu ter colocado em post informação (ou erro de informação) que milhares de blogueiros e comentaristas da internet também incluíram em seus escritos relativos ao chamado episódio dos garis.

Como a hipótese de retratação não existe para mim quando do outro lado está um antípoda ideológico tão emblemático quanto ele, e não tendo então (como agora) recursos para contratar advogado que abraçasse a causa respeitando minha decisão de arguir a exceção da verdade, estressei-me e passei por muito sufoco até finalmente conseguir a absolvição em janeiro/2011 (vide aqui). 

Desde então, evito incluir, em textos por mim escritos para publicação ou colocação no ar, afirmações que possam dar pretexto para que alguém me mova ações por calúnia, injúria ou difamação.

Mas, fiel ao espírito jornalístico deste blog, jamais deixarei de postar artigos alheios que levantem discussões importantes para nosso país e nosso povo.

Caso do artigo Bolsonaro é um caso clínico, o que não o livra de responder por seus atos, do Reinaldo Azevedo, pois tem suma importância para os brasileiros saberem se estão sendo governados por um louco e qual a gravidade do seu caso clínico. A ele, pois! (por Celso Lungaretti).
*  *  *
"O evento — já que entrevista não foi — protagonizado por Jair Bolsonaro nesta sexta, às portas do Palácio da Alvorada, não é próprio de uma pessoa no pleno gozo das chamadas faculdades mentais

Sempre me pareceu haver entre Bolsonaro e a realidade um certo déficit cognitivo. Ele tem domínio (claro!) do contexto político em que está inserido; evidenciou que sabe obter vantagens pessoais da vida pública — o patrimônio declarado da família se aproxima de R$ 15 milhões; manteve um mandato de deputado por 28 anos; três filhos seus são políticos eleitos; já lançou um quarto na vida pública e, maior de todas as conquistas, é presidente da República. 

E aqui está uma questão. Damos de barato que um idiota clínico não chegaria tão longe. A minha avaliação: depende!

Se o partido que chegou a representar a esperança de milhões de pessoas cai em desgraça; se uma força-tarefa do Ministério Público e da Polícia Federal destrói o espaço público sob o pretexto de caçar corruptos; se a própria imprensa ajuda a demonizar a política; se um maluco tenta matar um idiota clínico, franqueando-lhe o papel de herói da resistência, então um idiota clínico pode, sim, assumir o lugar do protagonista. Chega ao topo. E continua a ser quem é. 

É evidente que Bolsonaro tem noção da gravidade das acusações que engolfaram Flávio Bolsonaro — e, na verdade, a sua família. Tudo índica que o filho era o operador de um método do clã.  

Ainda que tivesse uma moralidade deformada para a vida pública, alguém que estivesse os neurônios ajustados, mesmo que com a disposição de enganar o público, teria uma reação muito distinta daquilo que se viu nesta sexta.

Sabemos que Bolsonaro é reacionário, agressivo, homofóbico, misógino… E essas características se manifestaram na sua conversa com repórteres, com as manifestações de praxe de seus seguidores, que representam o coro da boçalidade da bolha de opinião na qual é herói. É parte do jogo. É a expressão daquilo que ele é e representa. 

A minha questão aqui é outra. Diz respeito à pertinência

Os exemplos a que ele recorreu para se explicar — ou para fugir das questões — não guardam conexão com a realidade. Mesmo o ânimo para ofender tem de guardar relação transitiva com o assunto em pauta. Não é o caso. Entendam: as agressões do presidente não fazem sentido. 

Ele não domina nem a arte do insulto, que também é um exercício de inteligência — ainda que se possa fazer mau uso desse atributo. Ou por outra: os ataques de Bolsonaro são burros; não funcionam nem como resposta diversionista. E, se notarem, é a cara do seu governo. 

Exceção feita à gestão da política econômica, na qual não apita, e aos esforços empreendidos por Tarcísio Gomes de Freitas [ministro da Infraestrutura], que também passam longe da diretriz presidencial, o governo é tão alucinado como o seu condutor. Não sou especialista, mas é, sim, um caso de idiotia clínica. 
Vamos ver. Indagado se tem o comprovante do empréstimo de R$ 40 mil que diz ter feito a Queiroz, responde: 
'Oh rapaz, pergunta para a tua mãe o comprovante que ela deu para o teu pai, tá certo?' 
Sim! É estúpido, grosseiro, misógino, asqueroso, repulsivo. Mas indago: que conexão guarda a sua ofensa com a indagação feita? É, em suma, a resposta de um doido. 

E ele prosseguiu: 
'Você tem a nota fiscal desse relógio no teu braço? Não tem. Você tem nota fiscal do teu sapato? Você tem do teu carro, o documento? Tudo para o outro lado tem que ter nota fiscal e comprovante. 
Eu conheço o Queiroz desde 1985, nunca tive problema. Pescava comigo, andava comigo no Rio de Janeiro. Tinha que ter segurança comigo, andava com meu filho. Se ele fez besteira, que responda pelos atos dele'
Poderia dizer aqui que consumidores não são obrigados a andar com a nota fiscal daquilo que compram. Mas isso corresponderia a dar uma resposta racional, técnica, organizada, a a quem está falando qualquer coisa. 

Terá esta frase sido premonitória?
O que tem a ver Queiroz com a sua pergunta retórica sobre nota fiscal? Nada faz sentido. Mas que se note ali um lapso na linguagem: trata a si e aos seus como o outro lado. Outro lado de quê? Resposta: do mundo em que transitam as demais pessoas. Bolsonaro se sente em guerra contra o mundo.

Ao responder uma pergunta sobre a investigação que alcança Flávio, disparou: 
'Você tem uma cara de homossexual terrível, nem por isso eu te acuso de ser homossexual. Se bem que não é crime ser homossexual'. 
De novo: à parte o ânimo para ofender — e ele considera que associar alguém à homossexualidade é uma agressão terrível —, o que há de comum ou contrastante — de transitivo! — entre a sexualidade do repórter e a pergunta que lhe foi dirigida para que ele opte por essa tentativa de paralelismo?  

Há tanto nexo entre uma coisa e outra como dizer: 'Você tem cara de que gosta de comer pão com leite condensado; nem por isso eu te acuso de comer pão com leite condensado. Se bem que não é crime comer pão com leite condensado'. 

Mas tomar uma parte ou a totalidade do salário de funcionários da Assembleia Legislativa do Rio lotados em gabinetes de deputados é, sim, crime! 

O salto mais formidável no valo demencial se deu quando indagado se iria transferir a embaixada do Brasil em Israel de Tel Aviv para Jerusalém:
'Você pretende se casar comigo um dia? Não seja preconceituoso. Você não gosta de loiro de olhos azuis? Isso é homofobia, vão te processar por homofobia'
Filho 01 e seus chocolates ultra-hiper-super-lucrativos
Há aí uma dupla desconexão entre texto e realidade: uma externa e outra interna. A externa é evidente: em que o suposto exemplo responde à demanda, ainda que por metáfora? 

E há a interna: na fala do presidente, a homofobia e caracterizaria por um homem não querer se casar com um louro de olhos azuis. 

Sem contar a nada discreta sugestão de que ele considera que tais atributos o colocam acima de morenos de olhos escuros. 

E, vejam lá, sobraram ataques para o governador Wilson Witzel e o juiz Flávio Itabaiana de Oliveira Nicolau, embora ele não tenha um só elemento objetivo a sustentar suas acusações. Imaginem só. Um presidente da República disparou a seguinte frase:
'O Rio é o Estado mais corrupto do Brasil'
O NEYMAR — Ademais, Bolsonaro não inova nem quando tem de emular com os piores momentos de Lula, ainda a sua Nêmesis imaginária. 

Indagado sobre a razão de Flávio Bolsonaro ficar com a maior parte do lucro da loja de chocolates, pouco sobrando o sócio, o presidente saiu-se com esta:
'Acusaram ele também de estar ganhando mais na casa de chocolate. Quem leva mais cliente —e ele leva um montão de gente importante pra lá— ganha mais. 
Fazendo demagogia barata no "Estado mais corrupto do Brasil"
É a mesma coisa de chegar para o Neymar [e perguntar]: 'Por que ele está ganhando mais do que os outros jogadores?' Porque ele é mais importante. Não é comunismo'.
Em 2006, ao responder sobre o sucesso da vida empresarial de um de seus filhos, Lula o associou a Ronaldinho. 

ENCERRO — Sim, estou convencido de que Bolsonaro tem um problema que é clínico. Suas respostas, a meu juízo, o evidenciam com clareza. 

Ocupa, no entanto, um lugar de quem está obrigado a responder por seus atos. O único remédio que a institucionalidade tem de ministrar a ele é o triunfo da lei. 

O Brasil não pode se transformar em seu hospício privado". (por Reinaldo Azevedo)

5 comentários:

Anônimo disse...

Que ironia no mundial de clubes, no jogo internacional da final os dois goleiros, bem como ambos os centroavantes eram brasileiros. Mas a taça ficou na Europa, nas ilhas do brexit...

axel_terceiro disse...

Celso, boa noite. Qual sua opinião sobre Reinaldo Azevedo??

celsolungaretti disse...

Um egocêntrico brilhante. Embora tente projetar uma imagem de coerência, ele é movido pela obsessão por holofotes e poder pessoal.

Começou na esquerda, a competição era acirrada e, em dado momento, o RA percebeu que iria muito mais longe combatendo o lulismo. E realmente sua carreira deslanchou, porque a direita não tem cérebros como os nossos. Em terra de cegos, ele e o Diogo Mainardi viraram reis.

Mas, não sendo primário nem primata, era-lhe impossível se dar bem com a extrema-direita tosca e beligerante. Acreditou que a derrubada da Dilma seria sucedida por uma nova hegemonia da direita convencional, aquela que come com talheres e não vive em cavernas; aí seria ele o guru do novo regime.

O pau cantou pesado quando ele e o Olavo de Carvalho disputaram o protagonismo, mas a turma do QI negativo preferiu, obviamente, o charlatão da Virgínia.

E o RA, lembrando aquele velho chavão sobre não haver no mundo ódio comparável ao de uma mulher repudiada (mas, é bom ressalvar, estou apenas ironizando seu comportamento, não se trata de insinuação homofóbica como as que o OC costuma lançar contra ele) acabou se tornando um dos mais contundentes e consistentes críticos do bolsonarismo na imprensa burguesa.

É um sujeito que não deixo de ler (principalmente porque possui os informantes situados nas altas esferas do poder que tanta falta me fazem), mas que eu jamais convidaria para tomar um chopp comigo. É um escravo do sucesso. Eu sou um combatente da revolução.

axel_terceiro disse...

Você teve contato com ele na época em que Reinaldo era trotskista? Ele já era pedante e egocêntrico desse jeito??

celsolungaretti disse...

Não, só comecei a prestar atenção nele na fase da Veja, e foi então que fiquei sabendo de seus antecedentes.

Quando cursei a ECA/USP (1978/1981), só conhecia o pessoal da Libelu da área de Jornalismo (o RA era de Letras). Aliás, eu nem sequer fui muito chegado à Libelu, o único com quem me dava bem era o José Arbex.

Related Posts with Thumbnails