quinta-feira, 24 de outubro de 2019

É MÁ OPÇÃO DEIXAR O BOZO SANGRANDO ATÉ 2022, POIS HÁ GRANDE CHANCE DE ELE SER DERRUBADO OU DESCARTADO ANTES

david emanuel
de souza coelho
A ESQUERDA INSTITUCIONAL SE FINGE DE MORTA
Já foi revelado que Bolsonaro quase caiu em maio. Naquela ocasião, manifestações massivas dos estudantes e professores tomavam as ruas do Brasil. A economia continuava afundando e mesmo a reforma da Previdência tinha seu avanço ameaçado. Foi a entrada em cena do Toffoli que garantiu a sobrevivência do presidente bunda suja. 

O presidente do STF, no entanto, é amplamente tido como um representante do PT na corte suprema. Por isso, embora ainda não tenha sido revelado, é pouco provável que sua ação não haja tido o dedo da alta cúpula do partido. 

Mas, qual seria o interesse do lulopetismo na continuidade de Bolsonaro à frente da presidência? O motivo me parecer ser o mesmo que move Ciro Gomes, outro representante da oposição institucional à esquerda: aguardar o desgaste do governo para faturar em 2022.

Salta aos olhos a incrível incapacidade política, administrativa e mesmo racional do presidente da República. Seu mundo é basicamente ele mesmo e sua família; no máximo, também suas ligações milicianas. 

Cumpre fielmente as determinações da plutocracia financista – encarnada em Paulo Guedes – por tratar-se do seu único pilar de sustentação, não tendo partido, base parlamentar, apoio do povo ou mesmo agrupamentos paramilitares que consigam suporta-lo na cadeira. Seu fiador é Guedes e o sistema financeiro. 

No entanto, a situação do país se degringola a cada dia, com o empobrecimento massivo da população e a deterioração das condições de vida de todas as classes, exceto a alta burguesia. Neste cenário, a derrocada do presidente nos índices de popularidade – de amplitude inédita para o primeiro ano de qualquer presidente – apenas revelam a erosão de apoio de Bolsonaro entre o povo comum, aquele que não fatura cem milhões de reais ao mês. 

Ao mesmo tempo, a promessa bolsonaresca de saneamento moral do país vai se revelando um conto de fadas aos olhos até do mais ingênuo e desavisado cidadão. Suas ações para salvar o filho primogênito mostram quão pouco o mandatário se importa com o discurso de renovação moral, aceitando até mesmo firmar pactos com a velha raposa Gilmar Mendes, o campeão das negociatas políticas do judiciário. 
Por último, sua demagogia de nova política não durou uma votação de reforma, com o presidente gostosamente abrindo os cofres para comprar os votos necessários no Congresso e, assim, aprovar a espoliação das aposentadorias dos trabalhadores. 

Tampouco ficou ele vexado ao desencadear uma guerra no seu próprio partido para apossar-se dos cerca de R$ 1 bilhão do fundo partidário, dinheiro capaz de transformar a ele e seus filhos em mandarins da política nacional. 

Tudo isso, somado ao defeito de fabricação de seu governo, redundou numa tempestade perfeita para erodir seu mandato. À oposição, bastaria encontrar um motivo qualquer – entre dezenas disponíveis – e arrancar o neofascista do Palácio do Planalto. Mas ela não deseja isto. 

Ciro Gomes passa o tempo fazendo pregações legalistas e demonizando o impeachment, como se não soubesse que a legalidade é só um instrumento do poder. 

Já o PT aposta em negociações de bastidores para permitir a soltura de Lula e manter a hegemonia na esquerda. Ambos visam 2022 e jogam parados, apostando no erro do adversário. 

Na verdade, é como se o jogo fosse mais propriamente uma partida de truco. A oposição conta com a mão ruim e a falta de perícia do adversário para faturar no final. 

A ideia não é trucar Bolsonaro de uma vez e terminar a partida, mas, ao invés, ir faturando pouco a pouco, tento a tento, até sair vitoriosa graças à série de cartas ruins do presidente. Vencer sem correr riscos. 

A grande questão que fica, diante do cenário atual e futuro, é que talvez o jogo não vá nesta gradação até as próximas eleições. A tendência é uma grande virada de jogo no processo, seja por uma insurreição popular, seja pela própria demissão por parte da burguesia de seu funcionário presidencial. 

Apostando no banho maria até 2022, a oposição institucional corre o risco de ser atropelada pela História e, mais uma vez, acabar ficando para trás. (por David Emanuel de Souza Coelho)

Um comentário:

Anônimo disse...

Caro, DESC

"Apostando no banho maria até 2022, a oposição institucional corre o risco de ser atropelada pela História e, mais uma vez, acabar ficando para trás."

Infelizmente, está tudo dominado, inclusive a suposta oposição fofinha, traíra lesa-pátria.

O brazil virou uma peça muito importante no xadrez geopolítico dos istêits.

Em troca da soberania e riquezas nacionais, os milicos apostaram em receber apoio tecnológico para implantar na terra brasilis uma verdadeira "Stasi", em que o GSI (Gabinete de Segurança Institucional) vai tentar controle total sobre as vidas dos cidadãos.

Estamos caminhando para um stalinismo de direita, mas igualmente sufocante, com perspectivas sombrias...

Related Posts with Thumbnails