domingo, 16 de dezembro de 2018

FURO DE RUI MARTINS: FELIZMENTE CESARE BATTISTI SAIU A TEMPO!

Imagino a frustração do ministro Fux, do presidente Temer e do próximo presidente Bolsonaro por terem perdido a chance de mostrar serviço aos colegas da Itália. Como vivemos agora numa teocracia evangélica, tiveram a mesma decepção dos opressores romanos ao chegarem à tumba de Cristo, onde um anjo sentado numa goiabeira lhes disse – “não está mais aqui, ressuscitou!”. 

Ao chegarem na casa do italiano Cesare Battisti, os policiais ouviram dos vizinhos – “não está mais aqui, se mandou!”.

Não havia outro jeito senão fugir para Cesare Battisti continuar tendo uma existência livre: 
— o STF, pelo ministro Fux, tinha decidido monocraticamente passar por cima da Constituição e extraditar um imigrante com os papéis em regra, pai de um filho brasileiro do qual seria separado como emigrante mexicano nos EUA, com um processo já prescrito;   
 — o presidente Temer em fim de mandato, detestado pelo povo, ignorou seu próprio ministro das Relações Exteriores, ex-guerrilheiro Aloysio Nunes, e decretou a extradição de Cesare Battisti, ignorando também seu filho brasileiro (nem com Bigs fizeram isso!); 
— e, enfim, o futuro presidente, de sobrenome italiano, queria oferecer ao governo populista de extrema-direita italiano a cabeça do esquerdista italiano Cesare Battisti.
Frustraram-se. Não houve um novo caso Olga Benário Prestes.

Todos os defensores de Cesare Battisti exultam por ele ter conseguido sair a tempo. 

Fui dos primeiros a pedir a não extradição de Battisti, como queria a França do presidente Sarkozi, apenas alguns dias depois de sua prisão no Rio de Janeiro, em março de 2007, onde tinha se refugiado clandestinamente. Publiquei um texto no Direto da Redação Gabeira e Suplicy tinham também reagido em favor de Battisti.

A revista Carta Capital, de Mino Carta, queria e sempre quis a cabeça de Battisti e isso atrasou o apoio da esquerda e dos petistas. [Gostaria de saber como reage hoje a nova editora Manuela Carta.]

O apoio do PT  chegou com Tarso Genro e com o presidente Lula, mas foi preciso muita luta e nisso se destacaram Celso Lungaretti e Carlos Lungarzo, sem esquecer a escritora francesa Fred Vargas.

Não adianta grampearem meu telefone ou meu computador, eu bem que gostaria de ter ajudado Battisti nessa fuga, mas foram outros, imagino menos em foco. 

Desejo a Cesare Battisti, seu filho e sua esposa: Boas Festas e um país livre, sem trevas, em 2019. Bebamos à sua saúde! (por Rui Martins, de Berna, no Direto da Redação)
.
Observação do editor: trata-se de um um furo tão auspicioso que eu jamais poderia deixar de publicá-lo, ainda que com a ressalva de que eu mesmo não tenho como confirmar a sua veracidade.  

Mas, estou apostando na seriedade e no profissionalismo do Rui, jornalista há meio século, que sempre fez por merecer minha total confiança.

Tenho a certeza de que logo, logo receberemos informações mais completas sobre a salvação do Cesare. E desde já estou brindando à sua saúde, junto com o Rui(Celso Lungaretti)

15 comentários:

Anônimo disse...

Carajo! Essa notícia salvou o fim de ano. Battisti livre! Chupem, canalhas!

Anônimo disse...

O jornalista tem um segredo: Cesare Battisti não está no Brasil.

Anônimo disse...

Esquerdistas sempre fugindo.

Anônimo disse...

Mas sua fuga era óbvia. Não há nenhum brilhantismo do Battisti em fugir, pois teve largas oportunidades para isso. O judiciário deu um show de incompetência, tirando a tornozeleira eletrônica e deixando de monitorá-lo, mesmo depois de tentar fugir para a Bolívia. Se não bastasse, anunciaram a prisão antes de cumpri-la. Estranho seria se ficasse aguardando a prisão placidamente, fugitivo profissional que é.
Esse caso serviu para revivar, mesmo que por um breve momento, a alegria daqueles que passaram a vida defendendo uma ideologia totalitária e falida.

Gilberto Bueno disse...

Eu, também estou brindando a saúde e a liberdade de, Cesare Battisti.

Eduardo Lima disse...

Fiz um vídeo sobre esse teu post Celso Lungaretti, divulgo teu blog sempre que posso. Parabéns pelo trabalho e por ter sido um dos maiores defensores de Battisti.

Cesare Battisti deu um "drible da vaca" em Bolsonaro, Temer e Fux https://youtu.be/MNaOE61H2EI

Maria Antonia Dal Bello disse...

Me sinto emocionada com essa notícia. Contente. Pelo Cesare que conseguiu preservar sua liberdade e pelos covardes fascistas (que infelizmente estão no poder no Brasil e na Itália) que não conseguiram prendê-lo e devem estar morrendo de frustração,kkkkkk.Parabéns Cesare. Que tenha uma vida mais tranquila num país melhor do que o nosso.

Cezar disse...

Maravilha..eu sempre me perguntava: Por que ele não fugia para o Uruguai...Sei la outro lugar..russia etc...

celsolungaretti disse...

Anônimo das 10h29, havia uma carrada de preceitos jurídicos que impedia a extradição. Foram ignorados e ele deve ter concluído que seria inútil tentar obter justiça no Brasil de hoje.

celsolungaretti disse...

Eduardo Lima,

só lhe peço que dê o crédito ao autor correto do texto: o Rui Martins, um companheiro pra lá de imprescindível, já octogenário, com meio século de jornalismo nas costas e um espírito de luta que supera o de muitos jovens.

Ao lê-lo, fiquei emocionado. A ponto de decidir publicá-lo mesmo sendo a informação proveniente de uma fonte incógnita, como o Rui relata.

Se ele ousou escrever o artigo, foi, evidentemente, por ter absoluta confiança nessa fonte.

E eu reproduzi o artigo por ter absoluta confiança no Rui.

celsolungaretti disse...

Maria Antonia,

você tocou num aspecto importante.

As pessoas com um mínimo de informação sabem que a Justiça italiana foi contaminada pelo clima de caça às bruxas subsequente à morte de Aldo Moro, tornando-se totalmente tendenciosa contra os grupúsculos de extrema-esquerda (cerca de 500).

Este furor inquisitorial acabaria passando e as leis de exceção foram adiante revogadas. Mas, incrivelmente, as sentenças lavradas no período, não. Impunha-se uma anistia, claro, mas havia e há um componente autoritário entranhado na alma italiana, que já se corporificou em Mussolini, no Berlusconi e hoje é expresso por Matteo Salviani, o terror dos imigrantes.

O Cesare não está sendo caçado por causa de quatro homicídios que lhe atribuem porque delatores premiados combinaram de atirar suas culpas nas costas de quem estava aparentemente a salvo na França, mas porque reconstruiu sua vida e se tornou escritor bem sucedido.

Desde o macartismo estadunidense sabemos que populistas que navegam nas águas do ódio precisam escolher famosos como alvos, caso contrário não obtêm os holofotes almejados.

E já lá se vão 38 anos que ele vive de sobressalto em sobressalto, sofrendo uma perseguição encarniçada e iníqua que levaria à loucura homens mais fracos. É tempo demais.

Hoje ele só quer escrever seus livros e viver em paz. Tomara que a sorte finalmente lhe sorria no país para o qual tiver ido. Tomara que esta haja sido a última etapa de sua fuga sem fim. Tomara que ele tenha suficientes anos pela frente, suficientes para compensar todos que os injustos e os desumanos lhe roubaram.

Alessandro Alcântara disse...

É tão risível esses direitistas anônimos xingando a Esquerda de "autoritária" e "falida" - os mesmos que elegeram um doido autoritário de preconceitos falidos do século passado! Kkkkkkkkk... macaco não olha pro próprio rabo e ainda o projeta nos outros! O choro é livre, e o Battisti também! Hehe...

Anônimo disse...

1) Celso, então na sua visão cabe ao acusado decidir se sua pena é justa e se considerar que não deixar de cumpri-la? Se for assim, ninguém mais pagará por crime nenhum.
2) Alessandro Alcântara, a esquerda tomou uma surra nas últimas eleições e está faltando autocrítica para os outros? Endeusam um corrupto vulgar como Lula e ainda querem ser levados à sério? Nisso o Celso Lungaretti é uma exceção, pois não tem rabo preso com o PT, mas é caso raro na esquerda. O Bolsonaro pode ser tosco, mas seu adversário era um preposto de presidiário com 32 processos nas costas. Ficou fácil para o capitão.

celsolungaretti disse...

1) Acusados de esquerda, que sabem ser meras vítimas de perseguição política, não têm motivo nenhum para aceitar punições injustas quando os trâmites são simplesmente grotescos, como é o caso deste do Battisti.

De resto, o conceito de "pagar" por um crime é um anacronismo autoritário. O objetivo a ser perseguido é o de que os criminosos mudem seu comportamento, sejam reeducados, nunca mais tenham atitudes anti-sociais e levem uma vida produtiva. Só quando chegarmos a isso poderemos nos considerar civilizados.

Alessandro Alcântara disse...

Anônimo das 4h57 PM, o assunto é Batistti, não o Lula. Mania ridícula que vocês direitistas têm de enfiar Lula e PT no meio quando falta argumentos. Mudem o disco. E outra: cê nem me conhece pra especular que eu seria petista.

Você quer que eu fale aqui sobre as inúmeras sujeiradas e pilantragens que a Direita faz pra ganhar eleições? Vitória jogando sujo quer dizer porcaria nenhuma, assim até eu!

E Bolsonazi tosco é eufemismo, ele é um psicótico doente mental mesmo; e quem escolhe entre sujo e mal-lavado é tão doente quanto ele.

Related Posts with Thumbnails