quinta-feira, 18 de setembro de 2014

OS BRASILEIROS FINALMENTE PERDERAM O MEDO DE SER FELIZES. AÍ FOI O PT QUE NÃO OUSOU FAZÊ-LOS FELIZES...

Uma tarefa a que sempre me propus é a de garimpar as raras pepitas existentes em meio às toneladas de ouro de tolo com que os leitores se deparam no período eleitoreiro. Trata-se de uma tarefa das mais relevantes, pois a manipulação agora atinge os píncaros, com os veículos da grande imprensa e uma verdadeira legião de blogueiros amestrados competindo encarniçadamente pelo Troféu Goebbels de Martelagem de Mentiras

O que há para ser lido nesta 5ª feira (18) é a notícia Impasse com PT faz Dilma suspender plano de governo (acesse a íntegra aqui), de duas jornalistas da sucursal de Brasília da Folha de S. Paulo, Andréia Sadi e Natuza Nery.

Por quê? Porque fornece um quadro de bastidores que é bem coerente com o que os observadores perspicazes já depreendiam da bizarra demora de Dilma Rousseff em divulgar seu programa de governo.

Nunca superestimei esses papeluchos, que geralmente estão mais para peças propagandísticas do que qualquer outra coisa, produzindo espuma colorida cujo destino, depois das eleições, é o ralo.

Há até boas intenções, só que raras e inconciliáveis com os valores mais altos que (posteriormente) se alevantam, como diria Camões. Acabam pavimentando o caminho do nosso peculiar inferno tropical, no qual tudo conspira para o inarredável imobilismo ou o eterno retrocesso.

Mesmo assim, os programas são faca de dois gumes, pois os adversários os utilizam para, fazendo leituras distorcidas e tendenciosas, imputarem ao candidato cuja reputação querem assassinar os intentos mais sinistros e estapafúrdios, que nem a Spectre dos filmes do 007 seria capaz de cogitar a sério...

É o que a campanha petista tem feito com o programa de Marina Silva e com certas declarações de seus supostos futuros ministros.

E é por medo do troco que reluta tanto em expor o seu, preto no branco, ao fogo inimigo. Adora tanto ser estilingue quanto detesta ser vidraça.

Isto tudo era adivinhável e a notícia citada só veio confirmar.

O mais interessante é a identificação do que está pegando:
"...coordenadores da campanha enviaram a assessores presidenciais a proposta sobre trabalho.
O documento propunha, entre outros pontos, avançar na negociação para a redução da jornada de trabalho, o fim do fator previdenciário (que reduz o valor de aposentadorias precoces) e a regulamentação da terceirização.
Apesar de não declarar publicamente, o governo evita há quatro anos que a proposta do fim do fator previdenciário seja votada no Congresso. O Planalto enfrenta pressão das centrais sindicais, mas nunca se comprometeu com a ideia da redução da jornada de trabalho. 
A Folha apurou que, ao tomar conhecimento por assessores das propostas para trabalho e emprego, Dilma determinou o adiamento da divulgação do programa.
Outro ponto de atrito é a revisão da Lei de Anistia. Dilma já disse, reservadamente, ser pessoalmente a favor, mas não encaminha a medida para não provocar crise com as Forças Armadas".
As repórteres lembram que, em 2010, o plano de governo de Dilma  inicialmente incluía "bandeiras importantes para a esquerda, como a democratização dos meios de comunicação", que acabaram sendo substituídas adiante por propostas menos polêmicas.

Resumo da opereta: 
  • é alentador constatarmos que ainda há correntes no PT querendo fazer a coisa certa, pois o mínimo que se espera de um partido dos trabalhadores é a luta pela redução da jornada de trabalho, pelo fim do fator previdenciário e pela extinção da falsa terceirização (amplamente majoritária), um mero artifício para privar os trabalhadores dos direitos que haviam adquirido, deixando-os à inteira mercê da cupidez capitalista;
  • mas, é desalentador ficarmos sabendo que a pressão das centrais sindicais até agora tem sido infrutífera, pois os dirigentes do PT preferem não atritar-se com o grande capital; e
  • mais desalentador ainda termos a confirmação de que a presidenta foge ao confronto com as Forças Armadas (ou, mais precisamente, com altos oficiais que estão apenas blefando, pois jamais conseguiriam arrastar as tropas para aventuras institucionais nas circunstâncias presentes).
NEGACEIOS EM CASCATA

O último item não surpreenderá os leitores dos meus artigos, pois escancarei, a cada episódio, a relutância de Dilma em fazer valer sua condição de comandante suprema das Forças Armadas. Eis um resumo do que fez e deixou de fazer no tocante à impunidade dos torturadores:
  • ignorou a decisão da Corte Interamericana de Direitos Humanos que responsabilizou o Brasil pelo desaparecimento de cerca de 70 pessoas no Araguaia e determinou uma série de providências, inclusive que fossem investigados, processados e punidos os agentes estatais responsáveis por tais desaparecimentos;
  • criou a Comissão Nacional da Verdade, acreditando que propiciaria o jus sperniandi para as vítimas inconsoláveis e serviria como um bom engana-trouxas para desviar a atenção da opinião pública da decisão memorável da OEA, que ela jamais pretendeu cumprir;
  • vergou-se à chantagem da bancada evangélica no Congresso, que só admitiu apoiar a instituição da CNV se dela ficassem excluídos não só os militares (ponto pacífico), mas também os veteranos da resistência armada à ditadura, o que equivaleu a considerar os resistentes tão inconfiáveis quanto os fardados, ou seja, a igualar novamente vítimas e algozes;
  • prorrogou, por meio de medida provisória, o prazo final para entrega do relatório final da CNV, que vencia em maio de 2014. Com um pouco de boa vontade, daria até para divulgá-lo no momento em que o golpe obtinha grande espaço na imprensa em função do 50º aniversário. Ao invés disto, Dilma preferiu postergar a divulgação para dezembro, quando a eleição já tiver sido decidida (ou seja, as conveniências eleitoreiras vêm sempre em primeiro lugar, como apontei aqui);
  • omitiu-se quando as Forças Armadas, ao invés de responderem a um questionário com indagações pontuais formuladas pela CNV, pariram um patético relatório genérico de 455 páginas (vide aqui), garantindo que as torturas e assassinatos jamais ocorreram; e
  • omitiu-se novamente quando o comandante do Exército determinou a todos os oficiais que não atendessem a CNV (vide aqui), direcionando quaisquer pedidos ou perguntas ao seu gabinete, o que, na prática, equivaleu a CENSURAR A CNV, sem dispor de poder legal para tanto e cometendo um abuso de autoridade que deveria ter sido respondido com sua exoneração imediata por parte da comandante suprema das Forças Armadas.
No último mês de janeiro, quando a imprensa noticiava que alguns integrantes da CNV estariam dispostos a incluir a proposta de anulação da auto-anistia dos torturadores no relatório final, eu, gato escaldado, apostei que tal decisão ficaria em banho-maria até o desfecho das eleições:
"Temo que a revisão da Lei da Anistia venha a ser recomendada pela CNV apenas na hipótese de derrota da Dilma; seria um dos vários abacaxis a serem colocados no colo do(a) sucessor(a).
E que, vitoriosa, ela não queira nem ouvir falar do assunto, com a CNV abstendo-se de causar-lhe aborrecimentos.
Tomara que meus temores sejam infundados..."
Infelizmente, tudo que ocorreu desde então só os veio reforçar.

6 comentários:

Eduardo Rodrigues Vianna disse...

E ainda, quanto às terceirizações, está claro que esse "desenho" para a divisão social do trabalho ocorre diretamente em atendimento às necessidades DOS BANCOS, nesta economia neoliberal conduzida pelo sistema financeiro, para desvalorizar o trabalho. Agora, a velha patronal é posta numa posição subalterna em relação ao sistema financeiro, tal como os latifundiários. Do ponto de vista sociopolítico, as terceirizações servem para acumular capital e destruir as categorias profissionais.

A terceirização em larga escala ocorre enquanto se dá o "boom do emprego" de 2003 em diante, sem o governo dizer que, de todas as colocações criadas desde então, algo como 80% pagam 1/2 salário mínimo por mês. Não há salários, nem perspectiva de crescimento profissional, mas há carteira assinada ou contrato de trabalho, e há o sistema financeiro, disposto a "compensar" o trabalho desvalorizado com o crédito, até que toda a economia popular se torne economia de crediário. E o PT dizendo que é contra os bancos! E o MST dizendo que não vai permitir a entrega do Brasil aos bancos!

Quanto às atuais centrais sindicais, encontram-se até as orelhas naquele sistema de coisas tão perverso do poder político e das relações a dinheiro, sempre do modo mais medíocre, burocracia é isso. Não abrem mão, por exemplo, do maldito imposto sindical, e têm verdadeiro pânico de qualquer fiscalização que o trabalhador possa se organizar para fazer a partir dos locais de trabalho - possibilidade remota neste momento.

Melhor em alguns aspectos é a pequena CSP-Conlutas, que devolve aos trabalhadores o dinheiro do imposto sidical, mas peca por outros motivos, principalmente o de ser o braço de um partido político em especial (o PSTU), enquanto procuram negar esta coisa tão óbvia, como se fosse possível hoje em dia fazer política tentando-se esconder a todo custo a política, o apito que se toca. A recente greve dos metroviários, nesse sentido, tem muito o que ensinar. São os sem-graça e tristes problemas da política de um modo geral, até o dia de hoje.

wagner disse...

Chega a provocar engulhos ler esse seu texto, Lungaretti. Você está apoiando a Marina, por que, mesmo ? Ela é contra a revisão da Lei unilateral concedida pelos militares. E você fica aí reunindo argumentos para imputar tal atitude covarde à Presidenta Dilma ? Que cara de pau, hein ?!

celsolungaretti disse...

PROCURANDO argumentos para culpar quem era presidenta e preferiu descumprir a decisão da Corte Interamericana de Direitos Humanos?!

Ninguém precisa, Wagner. Os argumentos existem aos montes. E esses argumentos foram objetos de artigos que escrevi à época de cada um dos episódios.

Agora é a hora das cobranças, então estou apresentando a fatura. A Dilma, infelizmente e contrariando as minhas expectativas quando da posse, usou o poder de que dispunha para acomodar as situações ao invés de as resolver.

Se você quer saber, sua pusilanimidade em relação aos crimes dos anos de chumbo é um dos motivos mais fortes de eu estar CONTRA ela.

O que não quer dizer que esteja COM a Marina. Apenas detesto ver uma candidata do campo da esquerda ser difamada e satanizada de forma tão vil.

Isso é STALINISMO puro! E desde os 17 anos de idade eu sou contra o stalinismo.

Edoubar disse...

ONDE POSSO CURTIR O COMENTÁRIO DO WAGNER?

celsolungaretti disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
celsolungaretti disse...

Mude o seu nickname, Fábio. Numa sociedade capitalista, os verdadeiros libertários confrontam os poderosos, ao invés de se alinharem com eles mesmo quando estão errados.

Related Posts with Thumbnails