terça-feira, 19 de novembro de 2024

POLÍCIA FEDERAL DÁ O TIRO DE MISERICÓRDIA NO BOLSONARISMO

A Operação Contragolpe da Polícia Federal, com a bombástica prisão de militares que planejaram matar Lula, Geraldo Alckmin e Alexandre de Moraes para evitar a posse do  atual governo, tornou gravíssima a tentativa de golpe ultradireitista da virada de 2022 para 2023 e simplesmente pulveriza as chances de Jair Bolsonaro recuperar a elegibilidade para poder participar da eleição presidencial de 2026. 

Agora, só por milagre Bolsonaro estará em liberdade quando da realização do próximo pleito e o governador de São Paulo Tarcísio de Freitas, grande vencedor das recentes eleições municipais, tende a consolidar sua hegemonia no campo da direita, pondo fim ao extremismo bolsonarista que, por tornar muito ruim o ambiente para os negócios, vinha sendo esvaziado pelo grande capital desde o manifesto dos notáveis da sociedade civil em setembro de 2022.  

Inicialmente apoiado pelos maiorais do PIB, Bolsonaro perdeu a confiança deles com a condução caótica da política ao longo de todo seu governo, gerando acentuada insegurança econômica. Então, na reta de chegada da eleição de 2022, o cérebro do capitalismo brasileiro deu um basta ao Bozo!, expressando enfaticamente sua vontade de ver-se livre das estridências bolsonaristas. 

Esta guinada explica não só a vitória de Lula nas urnas, como o fracasso do putsch com que os adoradores de pneus tentaram reverter o resultado eleitoral. O poder econômico, como sempre no Brasil, falou mais alto.

A comprovação de que ele arquitetava um golpe sanguinário torna obrigatória sua prisão
Agora, o péssimo desempenho tanto de Bolsonaro quanto do Lula nas eleições do mês passado revelou que o tempo da polarização entre ambos terminou definitivamente, com a política brasileira marchando para a consolidação centro-direitista. O resultado está aí, com a Polícia Federal dando o tiro de misericórdia no bolsonarismo.

Quanto à esquerda institucional, que tentava sobreviver como alternativa à barbárie ultradireitista, já não poderá mais apoiar-se nessa muleta e vai ter de reconfigurar-se por completo. 

Salta aos olhos que, se não resgatar a combatividade perdida e tornar-se atrativa para os excluídos deste novo banquete capitalista, se condenará à irrelevância por bom tempo. (por Celso Lungaretti)   

4 comentários:

Anônimo disse...

Oi Celso, tudo bom por aí, com Você. Aqui é Hebert. Pois Então é isso? Pelo fim da "polaridade", teremos que torcer por políticos profissionais, e tom mais moderado?
Ciro gomes está certo ao afirmar (Com lula fora a polarização acaba)?
Sobre a "PEC 6X1", É uma impressão, ou o pouco tem se falado do Rick Azevedo,
Carioca, balconista no Centro do Rio, responsável pelo projeto, após sua indignação
com a escala de trabalho, vindo a se tornar vereador? Forte abraço.
Hoje, terça-feira (19/11//2024), "Sessão faroeste",
na Rede Brasil de Televisão (São Paulo e Grande SP - Canal 12.1 (Digital).)

celsolungaretti disse...

Não temos de torcer por políticos profissionais, mas sim forjar uma nova esquerda que os confronte pra valer. Mas, a polarização política estava fortalecendo demais a ultradireita e a esquerda retrô lulista perdia dela de goleada. Então, o melhor é que o Centrão fique abertamente com o poder que já exerce por baixo do pano e que o Bolsonaro finalmente vá para a prisão.

Quem sabe isso nos dá o tempo necessário para reciclarmos a esquerda, devolvendo-lhe a combatividade. A que o PT representa não serve para nada,

Anônimo disse...

Boa noite Celso, aqui é o Hebert.
Envio este texto fresquinho: BURGUESIA "DEMOCRÁTICA" AJUDOU A "AUMENTAR" O BOLSONARISMO
http://linhacaatomica.blogspot.com/2024/11/burguesia-democratica-ajudou-aumentar-o.html

Mudando os temas, ontem, na Sessão faroeste (na Rede Brasil de Televisão),
foi dia de "Atire Para Viver e Reze Pelos Mortos", com o feioso, e emblemático,
Klaus Kinski.
Assistindo a live "Qual o Maior Artista Preto da Música em Debate LIVE!",
do canal Regis Tadeu, internautas foram instigados a criar suas listas.
Pensando por alto:

1.Dionne Warwick
2.Sarah Vaughan
3.Wilson Simonal
4.Emílio Santiago
5.Cartola
6.Sammy Davis Jr.
7.Jackson do Pandeiro
8.Jorge Ben
9.Gilberto Gil
10.Paulinho da Viola

Qual seria a sua, pra quem quiser correr atrás de materiais?

celsolungaretti disse...

Eu ficaria com os grandes blueseiros do passado, como o Muddy Waters, Robert Johnson, Sonny Boy Williamson, Lightnin' Hopkins, John Lee Hooker, Howlin' Wolf, B. B. King e Billie Holiday, e seus herdeiros roqueiros, como o Jimi Hendrix e Richie Havens.

Related Posts with Thumbnails