terça-feira, 5 de março de 2024

PÉSSIMA NOTÍCIA PARA BIDEN E LULA: TRUMP ESTÁ LIVRE PARA CONCORRER NAS ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS

 De forma unânime, a Suprema Corte dos EUA derrubou decisão da justiça do estado do Colorado que havia impedido Donald Trump de participar das primárias republicanas daquele estado. A decisão é mais significativa porque contou com o voto favorável até mesmo dos juízes democratas da Suprema Corte, indicando nenhum espaço para questionamento futuro. Na prática, Trump está liberado para concorrer não apenas nas primárias republicanas, mas também, e sobretudo, nas eleições presidenciais de novembro. 

O veredito da corte é uma péssima notícia para Joe Biden que hoje aparece atrás de Trump nas pesquisas eleitorais. A mais recente indica 48% de votos para o antigo presidente, enquanto o atual figura com 45%, embora nos EUA o que seja mesmo determinante é o número de delegados no Colégio Eleitoral, pois a eleição para presidente é indireta. Aí, contudo, a situação é mais dramática ainda para o democrata, indicando plena adesão dos eleitores de vários estados-chave a Trump. 

Profundamente impopular, Biden passou seu governo sem dizer a que veio e hoje enfrenta pesadas críticas por seu apoio ao massacre israelense ao povo palestino, tendo se tornado costumeiros protestos exigindo um cessar fogo de Israel em cada aparição pública  do presidente, além de já estar impactando eleitoralmente sua campanha, como mostrou  uma forte ação de protesto convocada pelos comitês de apoio à causa palestina nas primárias do Michigan. Os eleitores foram instados a votar uncommitted - não comprometido - para mostrar sua rejeição à candidatura Biden, sendo o resultado estrondoso: 101 mil eleitores optaram pelo não comprometido, enquanto o morador da Casa Branca ficou com 600 mil votos. Para se ter ideia do impacto de tal votação, em 2020 o democrata venceu Trump neste estado - um dos chaves - por uma diferença de 150 mil votos e em 2016 o ex-presidente venceu Hillary ali por meros 11 mil votos. 

As chances de uma parte decisiva do eleitorado não ir às urnas em novembro - o voto nos EUA é facultativo - devido à insatisfação com Biden são enormes. Já do outro lado, a base trumpista nunca esteve tão mobilizada e coesa. Pesquisa divulgada nesta terça-feira, dia 05/03, pela CNN, mostra que 55% dos republicanos consideram Trump apto para ocupar a presidência mesmo estando preso. Em alguns estados, o índice chega a 65%.

Diante disso, vai se tornando factível uma vitória de Trump em novembro e seu retorno à presidência dos EUA em 2025, o que poderia chacoalhar não apenas os EUA, mas o mundo inteiro. Um dos impactados seria Lula, pois ele perderia um de seus grandes pilares internacionais. O bolsonarismo poderia voltar a se fortalecer e mesmo as investigações e ações contra Bolsonaro e sua turma poderiam assistir a um recuo, afinal nossa elite não é muito conhecida pela independência frente ao imperialismo...

Vai ficando mais uma vez a lição de que a extrema-direita nunca será derrotada eleitoral ou judicialmente, mas apenas pela transformação radical da sociedade, pois não poucos colocavam as fichas no fim do trumpismo graças à sua derrota eleitoral em 2020 ou mesmo pelas ações judiciais, ignorando que a raiz da extrema direita está no capitalismo em crise acelerada, que levam milhões a optarem por uma solução radical, mas reacionária. Enquanto uma esquerda revolucionária não retornar ao palco mundial, assistiremos ao avanço incólume das forças do atraso.  (por David Coelho)


4 comentários:

Neves disse...

A esquerda e o golpe de 1964, Dênis de Moraes
https://www.ihu.unisinos.br/637115-a-esquerda-e-o-golpe-de-1964?utm_campaign=newsletter_ihu__06-03-2024&utm_medium=email&utm_source=RD+Station

La democracia, una práctica política venida a menos
https://www.jornada.com.mx/noticia/2024/03/01/opinion/la-democracia-una-practica-politica-venida-a-menos-6213

Neves disse...

Vía libre hacia la impunidad | Opinión | EL PAÍS Lluís Bassets
07 mar 2024 - 05:00CET
https://elpais.com/opinion/2024-03-07/via-libre-hacia-la-impunidad.html


O capitalismo não é só comprar e vender coisas - é um sistema de dominação_
https://jacobin.com.br/2024/02/o-capitalismo-nao-e-so-comprar-e-vender-coisas-e-um-sistema-de-dominacao/
https://www.youtube.com/watch?v=CRPHp2EjNR8

Neves disse...

A China pensa a “terceira onda” socialista. Artigo de Yang Ping
https://www.ihu.unisinos.br/637140-a-china-pensa-a-terceira-onda-socialista-artigo-de-yang-ping?utm_campaign=newsletter_ihu__07-03-2024&utm_medium=email&utm_source=RD+Station

Anônimo disse...

https://www.economist.com/cdn-cgi/image/width=1424,quality=80,format=auto/content-assets/images/20240309_WWD000.png

https://www.economist.com/cdn-cgi/image/width=1424,quality=80,format=auto/content-assets/images/20240309_LDD001_FH.jpg

Related Posts with Thumbnails