Na semana que vem, o polêmico indicado por Lula para novo procurador geral da República, Paulo Gonet, deverá ser submetido à sabatina no Senado.
Há nas fileiras do PT um temor generalizado de que se trate de um cavalo de Troia que poderá escancarar as portas do partido para a invasão dos inimigos.
A extrema-direita exulta, como a deputada bolsonarista Bia Kicis bem expressou:
"Paulo Gonet é conservador raiz, cristão, sua atuação no STF nos processos da Lava Jato foi impecável".
É exatamente aí que mora o perigo, segundo o competente colega Marcelo Godoy, do Estadão, ouviu da boca de José Genoíno, um dos dirigentes históricos do PT:
"A Lava Jato não foi um desvio do Moro, mas uma concepção que fazia da Justiça um instrumento político. Quando se pega um procurador-geral com uma concepção lavajatista, a qualquer momento, dependendo das circunstâncias, pode surgir o fantasma da Lava Jato. Em que momento pode aparecer, não sei, mas que é um problema, é".
Ou seja, as muitas ressalvas internas ao nome de Gonet advêm de seu perfil ser exatamente o oposto daquele que se esperaria de uma escolha do autocrata do PT.
Das duas, uma: ou Lula é o gênio que sempre acreditou ser ou não passa de um jenio que novamente vai botar os pés pelas mãos. Seu decepcionante desempenho no primeiro ano do Lula.3 nos faz prever (e temer) a segunda hipótese.
Eu, que sempre considerei o combate à corrupção uma bandeira da direita, cansei de advertir que o flerte com tal punitivismo demagógico, tão estridente quanto inócuo enquanto estivermos sob o jugo do capitalismo, seria desastroso para a esquerda.
Este artigo dá uma boa ideia das minhas insistentes tentativas de conjurar tal perigo, desde a Operação Satiagraha, uma antecessora da Lava Jato.
Fui ignorado e o PT pavimentou o caminho para sua derrocada na década passada e consequente volta triunfal da extrema-direita.
Sou teimoso e lancei, contra o atual tiro no pé do Lula, um dos meus artigos mais contundente de 2023: este. Constato agora que até o Genoíno compartilha minha avaliação (quem diria...).
Alguém precisa avisar o jenio que ele está flertando com impeachment e até com uma nova temporada em cana.
Para piorar, o Lula não leva jeito nenhum de que conseguiria dar nova volta por cima. O tempo passou na janela, só Lulalina não viu... (por Celso Lungaretti)
Um comentário:
O glorioso L abandonou todos, todos na LJ. Algum jornalista fala do Palocci? As vezes me pergunto se ele não vai acabar na cadeia, ele pensa que faz parte ou comunga com a elite, assim que der se livram dele.
Postar um comentário