terça-feira, 16 de março de 2021

não bastasse ser chamado de GENOCIDA, bolsonaro parece querer ser tratado também como censor e ditador

leonardo sakamoto
intimar felipe neto por chamar bolsonaro
de GENOCIDA é sinal de desespero
É
sintomático do momento de estresse vivido pelo clã Bolsonaro a intimação recebida por Felipe Neto para que preste esclarecimentos após ele ter chamado (ao lado de uma boa parte da internet brasileira) o presidente de genocida

É uma absurda tentativa de intimidação, dele e de críticos em geral, mas também uma cortina de fumaça e um sinal de desespero. 

O presidente, como é notório, tem sido um dos maiores aliados do coronavírus. Ostentando um comportamento irresponsável, levou o Brasil a 280 mil mortos, com potencial para outros 280 mil.

Após o vereador Carlos Bolsonaro ter apresentado uma notícia-crime por calúnia, baseada numa lei que é um entulho da ditadura militar, a Polícia Civil do Rio de Janeiro bateu na porta do empresário e youtuber com 41,5 milhões de seguidores para entregar o documento nesta segunda (15). 

Ironicamente o Tribunal Penal Internacional está examinando uma denúncia apresentada contra Bolsonaro por incitar genocídio contra povos indígenas. Dependendo do resultado, a Polícia Civil vai precisar juntar umas milhas para ir até Haia, na Holanda, a fim de entregar nova intimação. 

Quando Bolsonaro fica acuado, ele joga uma cortina de fumaça que serve para duas coisas. Primeiro, desviar a atenção do que realmente importa. 
Pelo documento postado nas redes por Felipe Neto, o procedimento foi iniciado na quarta (10), data do discurso do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC – discurso que pautou a mídia e irritou Bolsonaro. 

Na mesma quarta, o Brasil ultrapassou dois mil mortes por covid registradas em 24 horas pela primeira vez – para ser mais específico, 2.349. A marca foi divulgada internacionalmente e colocada na conta de Bolsonaro. Enquanto as mortes disparam, a população está longe de ser imunizada em massa e pobres dormem com fome pela falta do auxílio emergencial. 

Já o delegado do caso não poderia escolher data melhor para entregar a intimação. 

Nesta segunda, o Palácio do Planalto anunciou a substituição do ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, o que é mais uma prova da falência da gestão da pandemia pelo governo. A troca visa a reduzir as críticas sobre Bolsonaro, verdadeiro formulador da antipolítica da pasta. 

Além disso, nesta segunda, o UOL publicou uma investigação mostrando que a quebra de sigilos bancário e fiscal de pessoas e empresas ligadas ao então deputado estadual e, hoje, senador Flávio Bolsonaro revela indícios de que o esquema de desvio de recursos públicos também ocorria nos gabinetes do pai, Jair, quando este era deputado federal, e do irmão, o vereador Carlos Bolsonaro. 

Outra razão para as cortinas de fumaça é manter excitada a legião de seguidores e fãs, mantendo-a motivada e unida na defesa de seu mito. 

Um naco de 12% a 16% da população é composto de guardiões da radicalidade e, por vezes, da irracionalidade do governo. Quando fragilizado, Bolsonaro precisa mais do que nunca desse rebanho nas ruas e nas redes, atacando críticos e incensando-o. E costuma mobilizá-lo com esse tipo de coisa. 

No dia 4 de março, Bolsonaro chamou de idiota quem pede que ele compre vacina. Só se for na casa da tua mãe! Não tem para vender no mundo!, afirmou em Uberlândia (MG). 

Algumas horas depois, em São Simão (GO), sapateou em cima daqueles que choram sobre seus mortos. Vocês [produtores rurais] não ficaram em casa, não se acovardaram. Nós temos que enfrentar nossos problemas. Chega de frescura, de mimimi. Vão ficar chorando até quando?

Como efeito colateral, a mídia focou sua cobertura nas declarações, mas as redes bolsonaristas também foram à loucura. Sobrou menos espaço no debate público para a compra da mansão de quase R$ 6 milhões por parte de seu filho, o senador Flávio. 

Procedimentos como esse, contra uma figura conhecida como Felipe Neto, tendem a não levar a uma condenação final, como já vimos noutras ações. Quem o utiliza sabe disso, mas vê neles ferramentas para ameaçar e intimidar adversários e provocar medo em quem pensa em criticá-lo e, ao mesmo tempo, estimular sua tropa. 
Este procedimento, em especial, foi iniciado em lugar errado, diga-se de passagem, porque crimes contra a segurança nacional são de competência federal. 

Mesmo assim, ferramentas autoritárias como a Lei de Segurança Nacional vêm sendo adotadas à fartura pelo ocupante do Palácio do Planalto. Segundo levantamento da revista Crusoé, sob Bolsonaro, a Polícia Federal abriu 82 inquéritos com base nessa legislação. 

E o comportamento da família do presidente vai se replicando por similaridade. Pipocam pelo país casos de pessoas comuns que foram assediadas pela polícia por terem opinião, apesar de não estarem em posição de poder, nem incitarem a morte de um grupo específico. Muitos se livram de coisa pior porque sua história ganha os holofotes da mídia. 

Protestar contra intimidações como essa contra Felipe Neto, um dos mais importantes comunicadores do país, é, portanto, impedir que os saudosos dos métodos da ditadura tomem gosto pela coisa e fiquem à vontade. A começar pela própria família do presidente. 

Não bastasse ser chamado de genocida, Bolsonaro parece querer também ser tratado como censor e ditador. (por Leonardo Sakamoto)

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails