quinta-feira, 6 de dezembro de 2018

SÓ MESMO UM PSICANALISTA PARA TENTAR ENTENDER POR QUE PESSOAS TIDAS COMO "ESCLARECIDAS" VOTARAM EM BOLSONARO

contardo
calligaris
VOLTARAM
EM QUEM?
No segundo turno das presidenciais, vários amigos e conhecidos votaram em Haddad, tapando o nariz sobre o cheiro do PT. Outros, com sentimentos parecidos, anularam seu voto.

Para outros, porém, a decepção falou mais alto do que qualquer desconfiança: votaram em Bolsonaro para votar contra o PT, cansados da corrupção, do aparelhamento do Estado e da incompetência do governo Dilma. 

E, ainda, vários amigos e conhecidos meus votaram em Bolsonaro positivamente, ou seja, não contra o PT, mas por aquilo que o candidato propunha: mais segurança, menos corrupção e uma guinada liberal na economia.

A maioria desses amigos e conhecidos bolsonaristas declara de antemão que despreza os ranços bizarramente caretas da campanha de Bolsonaro. Mas eles sequer se preocupam com isso, pois lhes parece óbvio que os evangélicos e os TFPs não irão interferir na vida de ninguém.

Esses dois grupos dos eleitores de Bolsonaro que eu conheço —os que afirmam que votaram contra o PT e os que dizem que votaram para uma mudança econômica sem a qual o país iria pelo ralo— têm algo em comum: nas conversas que eu presenciei, eles afirmam que votaram em Bolsonaro e, a seguir, também afirmam que eles não concordam com o moralismo tacanho, por exemplo, dos futuros ministros da Educação ou das Relações Exteriores.
"mas não tenho nada a ver com Malafaia, viu?"

"A cada vez que via a Gleisi Hoffmann na TV, queria votar mais no Bolsonaro, mas não tenho nada a ver com Malafaia, viu?" 

"Votei nele, sim, mas sou totalmente feminista; o que importa hoje é permitir ao país uma virada modernizadora, justamente."

Claro, entre os eleitores de Bolsonaro, deve haver uma parte grande de indivíduos explicitamente engajados no projeto de impor aos outros as regras de conduta que eles idealizam (e que eles mesmos, aliás, mal conseguem seguir). 

Os indivíduos que gostam de regrar a vida dos outros, eu chamo de boçais —salientando que os boçais não são uma prerrogativa do eleitorado de Bolsonaro, eles existem no espectro político inteiro.

Os bolsonaristas com quem converso não são boçais: eles dizem que votaram quer seja contra o PT, quer seja para promover uma reforma liberal da economia —sem por isso apoiar em nada as ideias ou o temperamento autoritário dos que gostariam de regrar o comportamento dos outros.

Agora, a questão está justamente aí: eles dizem isso MUITO. À força de escutar negações preventivas que não eram solicitadas nem por mim nem por ninguém, comecei a duvidar delas.

Para a psicanálise, a negação não solicitada é suspeita: "Sonhei com uma mulher mais velha, loira como minha mãe, mas não era minha mãe, não era mesmo!". Claro, claro...
"uma razão que eles escondem de si mesmos"

Da mesma forma, negando com força sua adesão à agenda mais boçal da base de seu candidato, talvez esses eleitores estejam revelando uma adesão que eles mesmos, racionalmente, ignoram.

Para esses eleitores que se consideram esclarecidos, o ranço autoritário, antidemocrático, homofóbico, misógino e racista não seria algo que eles tiveram que engolir (tapando o nariz) para acabar com o PT ou para ter uma política econômica liberal. 

Na verdade, para eles, o tal ranço talvez seja a verdadeira razão para eles votarem em Bolsonaro —uma razão que eles escondem de si mesmos.

Não só no Brasil, ao longo dos últimos 30 anos, constituiu-se uma classe média aparentemente esclarecida, ou seja, que compartilha, em tese, o ideal social-democrata que parecia prevalecer no mundo.

Mas 30 anos é muito pouco, e a mudança pedida é muito grande: essa classe supostamente esclarecida engoliu mas não digeriu quase nada das conquistas das últimas décadas —nem o feminismo, nem o MeToo, nem os direitos das minorias raciais e sexuais— e, no fundo, nem os próprios direitos civis.

Ao contrário, o aparente triunfo dessas reivindicações as tornou mais indigestas para essa classe, que certamente gostava de seus pequenos privilégios mais do que ela admitia.

Seu racismo, sua misoginia e sua homofobia ficaram como uma espécie de pequena dor de dentes, quase esquecida. Até o dia em que alguém veio liberá-los, ou seja, conclamar que não era vergonhoso pensar nada do que eles não se permitiam mais pensar.

Alguns foram para a rua caçar veado. Outros foram para exterminar vermelhos. Outros ainda, para censurar e chantagear professor. Outros, os mais modestos, disseram que eles não concordam, mas, enfim, é preciso salvar o país, não é? (por Contardo Calligaris, psicanalista, criador da série Psi, da HBO)

2 comentários:

Unknown disse...

***
Ótimo texto.
Gosto quando os psicólogos abrem a "caixa de ferramentas".
Não sobra nenhuma certeza a respeito do eu.
***
"Cê tá quereno ser preso"? Disse o petista de carteirinha e defensor da livre expressão do condenado...

Ah! Estes benditos atos falhos que revelam o que é o ego.
***
Objetivamente, temos o BC restringindo a liquidez no mercado cambial.
Isto beneficia os comprados e é um movimento atípico.

Ahahaha! Triste de acredita literalmente no governo.

celsolungaretti disse...

Sady,

deu pra percebem bem o que era o Lewandowski nos julgamentos do Caso Battisti (assisti a todos de cabo a rabo, ou lá em Brasília ou pela TV Câmara): um petista anti-revolucionário.

Tudo que soube dele desde então confirmou minha avaliação inicial: é petista a ponto de ter inventado aquela saída pela tangente ridícula para livrar a Dilma da cassação dos direitos políticos, que era a consequência lógica e óbvia do impeachment; é em todas as circunstâncias em que se manifesta sobre revolucionários, contestadores e manifestantes, é sempre no sentido negativo.

Então, fazia todo sentido ser um autoritário. E é. E pensar que um sujeito desses encontrou motivos para simpatizar com o PT! Dá uma boa ideia daquilo que o PT se tornou.

Abs.

Related Posts with Thumbnails