domingo, 7 de janeiro de 2018

PARA ARTICULISTA, CANDIDATURA DE LULA "ALIENARÁ AINDA MAIS A JÁ SIDERADA ESQUERDA BRASILEIRA"

Por David Emanuel de Souza Coelho
Para ser direto e falar sem contorcionismos, defendo que Lula não apenas não tem o direito de se candidatar, como também que é seu dever não fazê-lo.

Para além da expressão de um personalismo oco, qual a contribuição de uma candidatura de Lula à luta dos trabalhadores? Nenhuma. A campanha de Lula se pautará nas reminiscências de uma época histórica superada, impossível de repetição. 

Eleito, o que Lula fará? Essencialmente, o mesmo que Temer, só que com o MST e a UNE. Buscará as mesmas alianças que levaram Dilma ao fracasso. 

Alimentará o ódio da extrema-direita duplamente: por meio do simbolismo de sua presença na presidência e mediante dinheiro e poder distribuídos a seus aliados fascistas no congresso e nos estados. 

Alienará ainda mais a já siderada esquerda brasileira, afastando os trabalhadores de seus ideais e os jogando no colo de figuras como Bolsonaro.

E tudo pra quê? Para satisfazer a máquina burocrática do petismo.

Caso Lula não tivesse destruído o PT, com seu personalismo bonapartista, poderia contar com outros nomes para concorrer e ele poderia recolher-se à sua pacata vida de aposentado. 

Mas, não satisfeito em ter arruinado o partido, agora quer dar o tiro de misericórdia, levando junto o resto da esquerda nacional e o país inteiro. 
A mera presença de Lula na eleição já será um desserviço. A esquerda delirante pode vir com suas platitudes tipo Lula tem o direito a concorrer e os trabalhadores de não votarem nele, que são apenas atestados de rendição e impotência, mas é fato que a candidatura de Lula significará o obscurecimento de qualquer debate programático em prol da disputa de caricaturas políticas, pretensamente elevadas ao patamar de grandes totens históricos. 

Lula não tem absolutamente nada a oferecer e seria bom que se retirasse da cena em prol do surgimento de algo mais radical e autêntico, algo que não vise fazer banqueiros ganhar dinheiro como nunca dantes na história, mas que vise acabar, de vez, com a existência de bancos e banqueiros.

5 comentários:

Vitorio Malatesta disse...

Acredito na tese de que o ideal para a cúpula do partido seria a reforma da Previdência ser aprovada ainda 2017 para livrá-los desse abacaxi na eventual eleição de Lula para o terceiro mandato.
O grande capital estaria momentaneamente saciado preparando-se para outros ataques dando uma folga ao começo de governo.

O que fizeram em oito anos de governo Lula quanto as vergonhosas privatizações das telecomunicações, entrega da Vale do Rio Doce, privatizações de bancos estatais?

Concordo com o exposto no artigo. A eleição de Lula só atrasaria por mais uma década a luta dos trabalhadores.

Vandeco disse...

Lula governando o Brasil sera uma desgraca para o pais e para toda a America Latina. Que Deus salvevo Brasil.

Unknown disse...

O PROGNÓSTICO LULA
Gustavo Conde - Músico, linguista e professor.

Aos que preveem que o GOLPE IRÁ DURAR 20 ANOS, EU PEDIRIA PRUDÊNCIA. O Brasil tem essa característica única. Tudo é tão bagunçado que o Imponderável de Almeida mora aqui e torce pelo Flamengo. Quem faria a previsão de que o Brasil teria 13 anos de soberania e democracia plenas?
Convém não jogar a toalha.
Convém não subestimar a população.
Convém não subestimar o PT.
Convém NÃO SUBESTIMAR LULA.
Eu não estou sendo otimista, estou sendo contra pessimista (em lógica, dá no mesmo, mas em retórica, não). O golpe aqui é avacalhado. Ele se sustenta com a imprensa, que, por sua vez, sim, é mais organizada (Organizações Globo).
O Tio Sam também dá uma força tremenda, tal é o nível de dinheiro fácil em DÓCEIS ACORDOS JUDICIAIS SEM CONDENAÇÃO que eles podem ter por aqui. Fora o resto.
Com base nesses dois elementos, imprensa brasileira e quinto escalão do esperto governo americano, o prognóstico de 20 anos de golpe - admito - faz algum sentido.
Mas o governo mesmo, os atores principais, MBL, PSDB, Temer e Cia SÃO TODOS TRAPALHÕES. ELES MAL SABEM LER, QUIÇÁ FAZER A MANUTENÇÃO DE UM GOLPE DE ESTADO. Há de se ter um mínimo de Q.I. para isso.
Peço, portanto, respeito à história. Respeito a essa entidade que emana diretamente do povo chamada Lula.
Reparem o que ele aguentou até aqui.
Reparem o que ele já fez pelo país.
Reparem a total divergência dos prognósticos que se fazem a ele para com o que, de fato, acontece.
Por exemplo:
Muitos imaginavam que Lula iria pedir asilo político.
Muitos imaginavam que Lula iria morrer (o cara tá jogando bola).
Muitos imaginavam que Lula iria ficar deprimido.
Muitos imaginavam que Lula iria fazer um acordo. Ficou só na imaginação.
Quem imaginaria que Lula iria resistir a essa brutalidade judicial?
Quem imaginaria que esse mesma brutalidade o deixaria mais forte ainda?
Quem imaginaria que todos os seus perseguidores estariam encurralados pela história?
Quem imaginaria que a narrativa do golpe se encaminharia para o Lula simbolicamente mais poderoso de todos os tempos?
Quem suspeitaria que no dia do julgamento mais importante da história de um país continental, o JUIZ CHEGARIA ESCOLTADO E O RÉU NOS BRAÇOS DO POVO?
Muitos se perguntam a onde está o povo que não se mobiliza. Eu respondo: o povo está em Lula. Eles habitam o território Lula que nada mais é que um ser humano de carne e osso. Eles se traduzem em Lula, respiram em Lula, enunciam em Lula.
Essa é uma das coisas mais interessantes da qual podemos ser testemunhas históricas e em tempo real: a voz do povo está materializada em Lula. Não é o contrário. Não á Lula que "capta" os desejos da população e os entoa com talento pragmático. É a própria população que invade o coração de Lula e o faz dizer o que ela deseja e pensa.
O pensamento “desmobilizador” é uma arte. Ele vem se instala como um vírus se espalha e entrega o serviço para o inimigo. Dizer que a eleição não será respeitada, que é preciso anular o impeachment antes de qualquer coisa, que não deixarão Lula governar, são todos pensamentos da mesma família: da família Desistência de Souza.
Faz sentido ficarmos alertas, faz sentido ficarmos com o pé atrás. Mas faz mais sentido respeitarmos a nossa autoestima e avançarmos de maneira irresistível para cima do golpe. Não podemos deixar Lula sozinho enfrentar essa parada.

Vandeco disse...

Desde que me entendo por gente e que tive oportunidade de votar votei sempre na dita "esquerda". Já estou completando 70 anos. Meu voto colocou o Lula na presidência. Antes e junto com ele coloquei inúmeros ditos de esquerda, que na verdade, quando chegaram ao poder aderiram a tudo que o capitalismo oferece e eles aceitaram. Esquerda volver! NUNCA MAIS! A minha decepção maior foi exatamente com o LULA. ELE JOGOU SUA PRÓPRIA "BIOGRAFIA" no lixo. Ninguém jogou pra ele . Ele mesmo jogou! Ele é o verdadeiro responsável por estar indo para a sarjeta política. Isto ele sabe disto. ELE SABE DISTO! É só olhar para o rosto dele. Ele está no fim do poço de um homem na politica. Ele me enganou muito, mas não me engana mais.
Quem sabe depois dele surja a verdadeiramente a ESQUERDA no Brasil. Pobre Brasil!

francisco disse...

Lula, um DOM QUIXOTE, com, contas bancárias gordas.!

Related Posts with Thumbnails