quinta-feira, 11 de janeiro de 2018

O QUE O JOHN LENNON TEM A VER COM MAIS UMA CHANCHADA EM CARTAZ NA PRAÇA DOS TRÊS PODERES? SÓ O TÍTULO DO SEU LIVRO...

O livro do mês é Um atrapalho no trabalho (Brasiliense, 1985, 243 p.), título em português da compilação dos melhores contos reunidos nos dois únicos livros de John Lennon: In his own write (1964) e A spaniard In the works (1965).

Não tem nada a ver com a horrorosa escolha da filha do Roberto Jefferson para ministra do Trabalho e a barafunda legal causada pela invasão, por parte da Justiça, da prerrogativa que o Executivo tem de cometer tantos erros crassos quantos a Constituição lhe permitir cometer, só arcando com as consequências num segundo momento.

Censura prévia dos nomes escolhidos para o ministério é outra extravagância introduzida por um Judiciário que, face a um presidente da República fraco, deu de extrapolar suas atribuições, aparentemente esquecido do precedente histórico: homens de leis que quiseram impor à sociedade o culto moralista da razão, da virtude e da regeneração foram os jacobinos de Robespierre, aquele que primeiramente perdeu a cabeça no sentido lato, depois no estrito também.

Não precisamos de guardiães morais da República. Fazem-me lembrar demais as senhoras de Santana e outros(as) voluntários(as) do autoritarismo que, durante a ditadura militar, moviam céus e terras para limitarem os direitos alheios.

Jamais devemos dar corda para esse tipo de gente, até porque, se hoje seu alvo é alguém que desprezamos, o precedente certamente se voltará adiante contra alguém que prezamos. 

A rua é sempre de duas mãos e, depois das longas ditaduras que nos foram impostas no século passado, temos de zelar ciosamente pela liberdade que ainda possuímos.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails