quarta-feira, 9 de novembro de 2016

TRUMP VAI SER O LULA DA DIREITA: ANTES OS RUGIDOS DE CAMPANHA, DEPOIS OS MIADOS NO PODER.

O que teria acontecido caso Lula houvesse sido eleito em 1989? 

Alguém acredita que, realmente, 800 mil empresários fariam as malas para deixar o País, de acordo com o prognóstico alarmista do presidente da Fiesp, Mário Amato?

Nem a pau, Juvenal! O poder econômico trataria é de iniciar logo o enquadramento do Lula que, a julgar pela maneira como procedeu ao finalmente chegar , não oporia muita resistência ao descarte das bandeiras utilizadas para ganhar a eleição. 

Desde o sindicalismo, sua trajetória era feita de acordos, com uma greve aqui e ali para que as montadoras, alegando aumento de custos com a mão-de-obra, pudessem contornar os congelamentos de preços impostos pelos ministros da ditadura; se em 1989 os mandachuvas do mercado houvessem sentado com o Zé Dirceu para acertar os ponteiros como fizeram em 2002, nossa História teria avançado mais depressa... para o mesmo lugar.

O Brasil não se tornou comunista sob Lula, a Itália não voltou ao fascismo sob Berlusconi e é quase impossível os Estados Unidos serem piores sob Trump do que foram durante a guerra ao terror do Bush, quando justiça, direitos humanos e respeito à soberania das nações viraram balelas no país que mais prega a democracia. 

Nos três casos, vale ressaltar, os negócios continuaram sendo tocados conforme a lógica férrea do neoliberalismo dominante, pois há bom tempo o que realmente importa na economia deixou de ser decidido pelos chamados dirigentes políticos, hoje reduzidos a meros fantoches do poder econômico. 

As extravagâncias de certos presidentes e premiês se limitam ao varejo, já que no atacado eles não têm permissão para botar as patas. Ou alguém acredita que Trump conseguirá ressuscitar o protecionismo de mercado num país que tanto lucra com o livre comércio, correndo o risco de que ele venha a isolar-se juntamente com o Reino Unido, enquanto Europa e Ásia estariam deitando e rolando? 

Por que supormos que, com Donald Trump, virá o apocalipse? Bem mais plausível é que, tendo atingido o objetivo de chegar à Casa Branca, ele tire o macacão de palhaço e volte a se comportar como quem veste terno de empresário.

Parece que, lembrando o grande Shakespeare, continuamos obnubilados pelas tempestades de som e fúria significando nada com que nos hipnotiza a indústria cultural.

A embalagem do capitalismo nos EUA vai mudar um tantinho, mas o produto continuará igual. E o que realmente importa é o seguinte: seu prazo de validade já expirou.  

Está na hora de deixarmos de desperdiçar tempo com bobagens e encararmos nosso verdadeiro problema, qual seja o de evitarmos que a agonia do capitalismo, com sua degringola econômica e catástrofes ambientais, arraste a espécie humana para a extinção.

4 comentários:

Sebastiano Morelli disse...

Perfetta analisi di straordinaria.

Anônimo disse...

A disputa entre o ruim e a ainda pior foi boa. Demonstrou que a mídia tradicional não tem mais forças, pelo menos nos EUA, para impor a sua favorita. O apoio despudorado da imprensa à satânica Killary colocou os jornalões de lá no mesmo patamar das famiglias daqui. O Trump, com as suas práticas de barão ladrão, não vale absolutamente nada. Porém, a diabólica madame Clinton estava com as garras e as presas prontas para continuar a política que iniciou na Secretaria de Estado. Havia iniciado por Líbia, Síria, Ucrânia, etc. quais seriam os seus próximos alvos? Não que o Donald vá se diferenciar muito, mas a serial killer já forçaria o Barack acelerar o ritmo e assumiria o governo com as intervenções em andamento.

SF disse...

Corri para ler as opiniões desse site.
Mais uma vez não me decepcionei.
Parabéns Celso!

celsolungaretti disse...

Obrigado, Sebastiano e SF, pelos elogios. E obrigado, Rebolla, por expor sempre pontos de vista interessantes, que motivam os leitores a refletirem.

O que diferencia este blogue da maioria das tribunas virtuais focadas em temas políticos é ter mantido um tipo de abordagem crítica que era frequente em 1968 e anos seguintes, mas depois foi sendo abandonada, à medida que a esquerda desistia das utopias e limitava sua atuação às opções existentes dentro do stablishment.

Já lá se vão quatro décadas que se patina sem sair do lugar. É hora de voltarmos a colocar em questão a própria existência do capitalismo, ao invés de continuarmos resignadamente a conviver com ele, maquilando suas deformidades e procurando remediar "o que não tem remédio, nem nunca terá", como diria o velho Chico.

Related Posts with Thumbnails