terça-feira, 25 de outubro de 2016

ESQUERDA, CENTRO E DIREITA SE UNEM CONTRA MORO

Para atingir Moro, imprensa petista valoriza Gilmar Mendes...
O site Brasil247, uma espécie de porta-voz informal do petismo, dá grande destaque a declarações de arquivilãos contra Sérgio Moro e a Operação Lava-Jato

Da noite para o dia, o ministro Gilmar Mendes deixou de ser um supremo defensor das posições e interesses direitistas; o senador Aloysio Nunes, aquele ex-guerrilheiro da ALN que se deslocou para o extremo oposto do espectro político (tornando-se anticomunista furibundo!), obteve a absolvição de tal pecadilho, sem nem mesmo ter de rezar uns tantos pai-nossos e ave-marias; e o senador Renan Calheiros, atolado em denúncias de ilegalidades até o pescoço (tanto quanto estava em 2007, quando precisou abandonar sob vara a presidência do Senado), deve agora ser visto como um paladino da luta contra o regime de exceção. As voltas que o mundo dá...

Vale tudo para deter a Lava-Jato antes que encarcere Lula. Ou seja, mais uma vez o PT coloca a sobrevivência política do partido acima da revolução, da justiça social, dos trabalhadores, dos valores da esquerda e de tudo que se comprometeu a defender em 1980. Pactua nos bastidores com o PSDB e o PMDB para, juntos, cortarem as asas de Moro, no exato instante em que as delações premiadas de Marcelo Odebrecht e mais 50 executivos de sua empresa ameaçam decepar mãos sujas de figurões de todos os partidos, não deixando pedra sobre pedra em Brasília.
...o figurinha carimbada Renan Calheiros...

Todo aquele blablablá contra o Michel Temer, portanto, não era pra valer. Esta nova rodada de delações premiadas decerto vai causar-lhe imensos embaraços e talvez até o derrube; e há, ainda, a possibilidade de Eduardo Cunha também fechar um acordo para salvar o pescoço, o que equivaleria a outra bomba arrasa-quarteirão. Mas, se abortar tudo isso for o preço para evitar a prisão de Lula, o PT se mostra disposto a pagá-lo de bom grado. 

Por quê? Porque faz das tripas coração para se manter como força hegemônica da esquerda, apesar dos erros crassos que tem cometido e das acachapantes derrotas que vem sofrendo ultimamente. E, como continua sem nenhuma outra figura de proa com prestígio nacional, sua única esperança de não repetir nas eleições de 2018 o desempenho pífio das de 2016 é ter Lula como candidato a presidente da República, puxando votos para os pleiteantes aos governos estaduais, Senado, Câmara Federal e assembleias legislativas.

O desespero é tamanho que o coordenador do MST, Miguel Stedile, constrangeu d. Paulo Evaristo Arns no ato comemorativo do seu 95º aniversário, ao pedir-lhe: "Reze, faça tudo o que o senhor puder para salvarmos o Lula desse impostor" (referência a Moro, a quem ele também qualificou de imperador de Curitiba). A fala foi tão descabida e inoportuna que só restou a d. Paulo a opção de manter-se em silêncio.
...e o neo-conservador Aloysio Nunes.
A minha impressão é que a cruzada de direita, centro e esquerda contra a Lava-Jato acabará vitoriosa. 

Divirto-me ao ler artigos enfáticos do Reinaldo Azevedo desaconselhando a aceitação da delação premiada de Eduardo Cunha sob mil pretextos, menos o motivo real, de que causaria uma enorme devastação no coração do poder. 

Ou ao tomar conhecimento de alguns excessos caricatos em que incorrem os petistas para preservarem seu último trunfo, como o de mobilizarem-se ruidosamente para resistirem ao que depois acaba se evidenciando como mero boato. 

E fico imaginando a cara dos visitantes de Moro que vão lhe perguntar quando mandará a Polícia Federal atrás da bola da vez, ao dele receberem como resposta apenas o indicativo apontando a placa jocosa que pendurou na parede do gabinete: "Prisão do Lula só amanhã".

Mas, o strip-tease dos poderosos já durou demais e suas pudendas são muito feias de se olhar. Se levada às últimas consequências, a luta contra a corrupção esfarelará de tal forma o poder político que este não servirá mais nem para continuar cumprindo seu tradicional papel de fachada do poder dominante (o econômico). 
Seu prazo de validade parece estar chegando ao fim

E, só os ingênuos não percebem, neste instante inexiste qualquer possibilidade de o povo tomar nas mãos seu destino; se a desqualificação generalizada dos políticos abrir caminho para uma solução alternativa, o beneficiário será algum demagogo carismático que decerto vai se apresentar como um outsider, mas ideologicamente rezará pela cartilha da direita mais selvagem!

Registro a sábia advertência do colega jornalista Mário Sérgio Conti, que é minha também:
"Depois do tacão militar, da Nova República, do pesadelo collorido, do apagão tucano, da deterioração petista e do golpe democrático – após o fracasso total virá o Salvador da Pátria...
...Bonaparte poderá vir até mesmo antes do próximo pleito, caso um desses cruzados contra a corrupção se meta na política. Como tantas almas crédulas seguiram Jânio, os milicos e Collor, dá para imaginar o tamanho da procissão atrás de um histrião moralista".
Mas, se Moro for mesmo enquadrado para o bem de todos que se lambuzaram com o poder e felicidade geral dos políticos profissionais, merecerá ser respeitosamente lembrado como um Gulliver que os liliputianos terão imobilizado, mas não vencido. 

Admirador entusiástico da Operação Mãos Limpas italiana, ele foi totalmente coerente com suas devoções. Quantos dos feios, sujos e malvados da política brasileira podem dizer o mesmo? 

6 comentários:

Mauro Borges disse...

A situação econômica do Brasil é gravíssima. A quebradeira é geral. Os políticos estão desacreditados.

Os milhares que foram para as ruas com roupas com a cor da bandeira nacional estão decepcionados com o presidente interino. Já sabem que Temer não resolverá seus problemas; os agravará.

O PT que foi hegemônico com política de falsa esquerda se esfarela. A cassação da chapa Dilma/Temer é uma incógnita. Mas não é descartada a cassação com o agravamento da economia.

Nessas situações crítica as elites, no Brasil, sempre apresentam alguma solução e esperança para as grandes massas por meio de um salvador da pátria. Os arranjos são feitos por cima e depois jogado para as massas.

Acredito que uma personalidade fora do PT mas simpática ao seu ora minguado eleitorado e amplo setores da sociedade é Ciro Gomes. Tem tido uma linguagem moderada quanto ao poder da mídia: não tem atacado a Rede Globo.

Quanto à política externa disse em palestras que não trocaria o imperialismo americano pelo imperialismo chinês. O que mais poderia tranquilizar os EUA sede do capitalismo mundial?

Talvez haja outros.






Eduardo Rodrigues Vianna disse...

Irritante mesmo é ver o PSOL nessa aí, sentadíssimo no colo do PT. O PT se arrebentando, e os dirigentes desse partidinho de brinquedo vão lá, e capitulam ao PT cada vez mais e mais, como se não tivessem vindo a este vale de lágrimas com o objetivo de ser oposição de esquerda! É como dizia aquele russo que pôs a pelegagem pra correr: "O oportunista é um sujeito condenado a sempre perder as melhores oportunidades."

Anônimo disse...

O Moro, o procurador com nome de xarope, o delegado da polícia federal, aquele que usa alvos com fotos, e todos os demais bacharéis de igual estirpe são mais perigosos para a liberdade que o capitão-deputado boçalnato. A casta encastelada no judiciário e no ministério público são mais daninhos para a liberdade que os fardados. Por maiores que sejam os abusos cometidos por ela a visão da tirania é muito mais difusa. Dificultando o conhecimento que vivemos sob uma ditadura.

O que presenciamos é o assalto do judiciário e dos seus satélites sobre o Estado. Consolidando a posição alcançada não retrocederá. Com tendência ao avanço ainda maior a partir daí. A judicialização da política pulveriza de vez o voto, que já praticamente nada vale. Esta gente presunçosa e soberba conhece apenas o próprio desejo como limite. São a versão brasileira do conselho de guardiões da constituição existente no Irã. No momento o Ali Khamenei daqui atende pelo nome de Carmem Lúcia.

Sabes que a política brasileira sempre foi esta merda. A corrupção, o compadrio, o favorecimento em troca de benesses, etc. O PT demonstrou ser apenas mais um no mar de fezes. Sabes também que permitiram a abertura da porteira para os togados apenas quando a esquerda rosa pálido estava no governo, o que achas que acontecerá com um grupo político que seja ao menos rosa choque? Nem é preciso falar do vermelho... vou além, não é preciso sequer ser de esquerda, basta ter uma postura mais firme para enfrentar o imperialismo do império da morte.

A lava jato, pelo modo como foi conduzida, tornou-se mais nefasta ao país que a própria corrupção. Por baixo, o custo das mariposas no holofotes foi de pelo menos meio trilhão de Reis.

P.S. Vendo o modo como refere-se ao Lula (em quem votei em 2002, não votando no PT a partir de 2006), fico pensando em quantos orgasmos terá ao saber da sua prisão... podes dar as mãos a turma do MBL e assemelhados, apenas não sei se o agredirão ao saberem quem és...



José Olyntho de Oliveira disse...

boa tarde , Celso , quero fazer um contraponto ao seu artigo sobre a conveniência dos políticos e seus partidos acabarem imediatamente com a lava-jato e salvarem-se todos . Não duvido , acredito piamente . Mas digo-lhe que o PT nunca traiu a revolução já que ele nunca foi revolucionário ; que na falta de condições objetivas para a revolução é melhor para o homem comum , do povo , esperá-la ,com o bolsa isso e aquilo já que as tais condições objetivas meu pai ,velho militante do Partidão , cansou de esperar e, eu ,tendo ultrapassado os sessenta anos vejo-as cada vez mais distantes . quanto ao comentário de Stedille não vi nada demais afinal sempre estiveram do mesmo lado, se não me engano, e a falta de reação do velhinho seja mesmo o cansaço da vida. Um abraço cordial de José Olyntho.

celsolungaretti disse...

Prezado Olyntho,

o capitalismo tem se mostrado capaz de evitar ou desvirtuar as revoluções, inclusive porque atua globalmente, podendo concentrar seus recursos nos países mais "ameaçados", enquanto a esquerda não pratica mais o internacionalismo (embora uma parte dela ainda o defenda retoricamente).

Então, nossas verdadeiras chances estão nas "janelas revolucionárias": os períodos de grandes crises capitalistas, que o vulnerabilizam momentaneamente. Aliás, foi como aconteceram as revoluções soviéticas de 1917 e chinesa de 1949.

Ocorre que tais "janelas" requerem quadros revolucionários competentes para, no instante mais agudo, liderarem a massa no sentido de sua libertação.

Mas, salta aos olhos que o PT abdicou de os formar, a ponto de ter perdido vergonhosamente a batalha das ruas nos momentos decisivos para o impeachment.

Então, as esmolas e migalhas que ele conseguiu para o povo foram um preço muito alto para a desmobilização e desmoralização do povo por ele promovida.

Quanto ao Stedile, ele sabia muito bem que d. Paulo esticou o elástico do catolicismo o máximo que podia ao defender as vítimas da ditadura. Aquela missa para o Herzog envolvendo líderes espirituais de três confissões foi simplesmente execrada pela hierarquia católica, mas ela a engoliu porque qualquer tipo de reprimenda causaria dano político maior ainda.

Mas, o arcebispo emérito de São Paulo não pode defender alguém que se proclama perseguido político, mas a Justiça considera apenas um corrupto. Daí ele ter calado. Daí a inconveniência de o Stedile tê-lo colocado nessa saia justa. Não era a hora nem o lugar para isso.

José Olyntho de Oliveira Neto disse...

Caro Celso , meu pai sempre me preveniu sobre quanto a falta de leitura e compreensão da obra marxista me deixaria sem resposta a várias questões que se apresentariam durante a minha vida e sei que ele acertou. Por outro lado, no meu pensamento simplista, sem base ideológica,acredito que sendo o tempo da História infinitamente maior que o tempo da minha vida , passarei em branco no sonho da sociedade sem classes, animo-me com qualquer coisa que faça a elite brasileira mostrar suas podres entranhas , sua face preconceituosa e escravocrata. É , meu amigo , vivo de pequenas vinganças . Infelizmente.

Related Posts with Thumbnails