quinta-feira, 18 de agosto de 2016

CALA-BOCA IRRESPONDÍVEL DE CRISTOVAM BUARQUE NA ESQUERDA QUE PERDEU SUA ALMA E SEU ÍMPETO TRANSFORMADOR

Por Cristovam Buarque
O ANACRONISMO DA 
'ESQUERDA DO RETROVISOR'
Do ponto de vista do marketing, faz todo o sentido a narrativa de que o impeachment da presidente Dilma seria um golpe. Com essa interpretação, o PT ganha fôlego ao jogar sobre o novo governo a responsabilidade por todos os problemas que os governos Lula-Dilma criaram nos últimos anos, ficando livre para lembrar as boas políticas que fez e tendo a bandeira da vitimização.

Tanto no caso de Dilma quanto no de Collor, o impeachment é uma violência constitucional e pode-se duvidar se os crimes identificados seriam suficientes para justificar a destituição de presidentes eleitos. No caso de Collor, o crime teria sido enriquecimento ilícito, sem crime de responsabilidade contra a Constituição; e mesmo desse crime comum, não de responsabilidade, ele foi posteriormente inocentado pelo Supremo Tribunal Federal.

No caso de Dilma, o uso de banco estatal para financiar programas do governo e a assinatura de decretos orçamentários sem autorização do Congresso são crimes de responsabilidade que ferem a Constituição. Mesmo assim, faz sentido duvidar se essas ilegalidades seriam suficientes para sua destituição. Incomoda a falta de dosimetria para a sentença.

Mas o que não pode ser aceito racionalmente é a falsa narrativa de que as pessoas se dividem em direita, se querem o impeachment, e esquerda, se defendem a volta da presidente Dilma. Nada mais falso. Ser de esquerda significa: 
  • em primeiro lugar, sentir inconformismo com a realidade social, política, econômica e ética do país; 
  • em segundo, ter expectativa de que é possível um mundo melhor, alguma forma de utopia; 
  • e terceiro, que esse mundo melhor não ocorrerá naturalmente, por regras de mercado. Ele só será construído pela prática política progressista ou revolucionária.
É certo que muitos dos que defendem o impeachment são notórios conservadores, saídos do próprio bloco de apoio à presidente Dilma. Mas aqueles que se opõem ao impeachment são, em geral, acomodados politicamente em relação ao presente. Comemoram pequenas conquistas sociais, perderam a capacidade de sonhar uma sociedade utópica – como, p. ex., os filhos dos pobres estudarem em escolas tão boas quanto as dos ricos – e abriram mão do vigor transformador da sociedade.  

Além disso, ficaram coniventes com a ideia de que se todos roubam, não há por que exigir honestidade dos aliados. Ainda mais, olham pelo espelho retrovisor da história, sem perceberem que a realidade mudou e que as propostas e os processos políticos precisam levar em conta as mudanças.
A esquerda do retrovisor não percebe, p. ex.: 
  • que o aumento na esperança de vida e o esgotamento fiscal do Estado exigem reformas nos fundamentos do sistema previdenciário; 
  • que a globalização apresenta limites à autonomia das decisões nacionais; 
  • que a revolução científica e tecnológica, junto com a informática e a robótica, exige um aperfeiçoamento das leis trabalhistas;
  • que a economia tem limites fiscais e ecológicos; 
  • que o estatismo muitas vezes se divorcia do interesse público, do povo; 
  • que a democracia com liberdades plenas deve ser um compromisso absoluto, inegociável, e 
  • que a política de esquerda não pode ser feita com a arrogância de donos da verdade, nem pode tolerar corrupção, ou aceitar que os fins justificam os meios.
Com um mínimo de seriedade não é possível dividir as posições sobre esse impasse como um debate entre esquerda e direita: há muitos direitas entre os que defendem o impeachment, mas também muitos esquerdas do retrovisor entre aqueles que se opõem ao impeachment, porque não querem fazer a história avançar. Mas, sobretudo, há muitos de esquerda que olham para a frente, pelo para-brisa, que consideram necessário o impeachment para virar a página e avançar em direção a um novo tempo.

Não é difícil entender que a volta da presidente Dilma seria um gesto de retrovisor e não de avanço; e que sua substituição pelo vice conservador que ela escolheu, desde que seguindo os ritos constitucionais, possa possibilitar uma travessia para que a esquerda do para-brisa entenda as mudanças, sintonize-se com o futuro e leve adiante a luta que os acomodados não fizeram, nem farão. 

E que tentam impedir o impeachment com o golpe da ideologia, sabendo das dificuldades políticas, econômicas, sociais, éticas que esse acomodamento conservador da esquerda do retrovisor provocaria.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails