segunda-feira, 11 de junho de 2012

APAGÕES DO NEYMAR: SÓ ATUANDO NA EUROPA ELE IGUALARÁ MESSI

"Neymar está cansado", escreve Juca Kfouri, mais como papaizão do que como comentarista esportivo.

Postura condescendente não ajudará nosso maior craque a superar a impotência que o tem acometido nas partidas internacionais importantes, nem vai fazer com que a Seleção Brasileira tenha um jogador capaz de fazer a diferença em 2014.

apagão  do último sábado repetiu os  apagões  contra a mesma Argentina em novembro/2010, contra o Barcelona no último Mundial de Clubes, contra o Velez Sarsfield na atual Copa Libertadores e contra o México no amistoso de outro dia.

Por sentir o peso da responsabilidade e/ou por não saber sair de marcações bem executadas, ele tem negado fogo em momentos cruciais.

Não se trata de cansaço. É falta de confiança mesmo, como no sábado, quando levou um ligeiro empurrão na área, fez menção de chutar mas refugou, preferindo desabar no solo. Ou seja, provavelmente supôs que, arrematando, o juiz não apitaria pênalti. Mas, também assim o pênalti não foi marcado. Perda total.

Messi, que agora está conseguindo render o máximo também ao atuar na Seleção, não tem tais hesitações: parte como uma flecha em direção ao o gol, finaliza e quase sempre acerta. Por acreditar no seu taco, prefere decidir com a bola rolando do que cavar penalidades máximas.

A diferença é que o argentino, tão ou mais talentoso do que o santista, foi desde cedo condicionado pelo Barcelona a priorizar a eficiência, a objetividade; e ultimamente chegou ao ápice, a ponto de compararem-no a um robô (faz sempre a jogada certa). Se tivesse permanecido no seu país, provavelmente seria tão exibicionista, hábil nas firulas e fricoteiro quanto o Neymar.

Este, por sua vez, desespera-se quando tem pela frente bons zagueiros, que não se deixam entortar facilmente, como Carles Puyol.

Só atingirá o padrão Messi de qualidade se for jogar na Europa, para aprender a aproveitar as brechas ínfimas que surgem, fazendo jogadas com a precisão cirúrgica característica do melhor do mundo.

Se ficar no Brasil, continuará dispersivo e propenso a  apagões. E a possibilidade de que nos decepcione em 2014 será considerável.

É isto que ele precisa ouvir. Não o  descanse, guri, porque você é "uma joia ainda em lapidação"  do Kfouri...

6 comentários:

Anônimo disse...

Celso, dessa vez falou mais alto o teu velho coração corintiano (mesmo que inconscientemente). Nessa, fico com a análise do Nelsinho Rodrigues a respeito do Neymar na partida contra a Argentina:

"Fiz questão de correr os jornais do Rio para ver as análises do jogo. Verifiquei que muitas matérias são unânimes em suas opinões sobre o Neymar. Aliás, ninguém consegue mais analisá-lo sem compará-lo ao Messi. E ao comparar, ninguém menciona que a argentina já joga do meio pra frente parecido com o Barcelona, apenas parecido, mas que os jogadores são ótimos e fazem o jogo.

Pérolas como a que o Neymar prefere se jogar na área a fazer o gol. Quem no mundo, com centenas milhões assistindo prefere se jogar e cavar um pênalti, com o gol escancarado na sua cara? Só na cabeça dos vários que insinuaram e os tantos que escreveram. Desde o elogio ao Messi, “que fez os gols ao invés de se atirar no chão” ( em todas as jogadas de gol ele não teve um só brasileiro disputando a bola com ele na área), até dizer claramente que o jogador santista se jogou na ocasião dos dois pênaltis claros. No primeiro, ele se livrou do goleiro e foi jogado longe por um dos zagueiros argentinos que não o marcaram com as mesuras de nossos jogadores com seus adversários. A televisão informou aos coorporativistas, que iriam escrever no dia seguinte, que “poderia ter sido um lance de um entendimento diferente por parte do juiz, etc,etc, etc”.
No segundo pênalti não marcado, na hora de chutar, ele foi claramente empurrado e se desequilibrou. E não há desculpa para um empurrão. Os desafetos do espetacular jogador do Santos (torcem como loucos contra ele) dizem na maior cara-de-pau, que ele PREFERIU SE JOGAR!!!
Verificando os lances da partida, o Neymar sofreu dois pênaltis; em outra jogada driblou o goleiro, fez tudo certo, mas um zagueiro, o mesmo que havia empatado, salvou na linha do gol; deixou o Hulk na cara do gol e participou intensamente da partida, sendo muitíssimo marcado e em algumas jogadas, caçado..."

celsolungaretti disse...

A imagem não mente: ele chegou a movimentar o pé para dar o chute, mas parou e tombou. O goleiro estava mesmo perto e poderia mesmo defender.

Mas, tal opção pelo pênalti é costumeira nele. Um vício que perderia caso jogasse onde se pratica o melhor futebol do mundo.

Reafirmo: segurar o Neymar e o Ganso no Brasil é o pior desserviço que o presidente do Santos poderia prestar à Seleção de 2014.

Pelo andar da carruagem, não chegaremos nem à final, como em 1950. Cairemos lá pelas quartas de novo...

Naty CV disse...

Dessa vez concordo contigo em gênero, número e grau Celso.

Numa única jogada pode-se ver a diferença entre ambos. Neymar sozinho para o gol, tenta dar uma enfeitada, perde a bola e quando o jogador argentino vai em cima, ele cai. Messi numa oportunidade idêntica, não faz nada além de chutar objetivamente, sem enfeitar e nada, e marca o gol.

Simples. E concordo, a salvação do Neymar, para o bem dele, é jogar na Europa. Pelo menos lá ele não terá todo mundo (imprensa) bandando ovo e praticamente lambendo seus pés.

Anônimo disse...

Só rindo mesmo! Iniciar o texto com uma afirmação do Juca já é um erro para mim, já que o mesmo era um critico e passou a ser tiete, que horror.

O que o Neymar fez até hoje, três paulista, que essa mesma mídia diz que é um campeonato péssimo, uma copa do brasil, uma libertadores aonde o Santos não ganhou nenhuma partida com mais de 3 gols, e não enfrentaram times argentinos.

O Neymar e o Ganso são jogadores comuns, podem até um dia virar craque isso no caso do Neymar é claro, acharam que o Ganso era craque contra o Santo André, dizem que o Neymar é gênio nos pauilistas, na hora do vamos ver, cadê???

Veremos aqui no Brasil mais uma vez uma seleção estrangeira se sagrar campea, esperem, isso acontecerá, já que os nossos "craques" são como as fabulas do PIG, tudo mentira.

Renato Serpa

Anônimo disse...

Cara, continua escrevendo seus comentários e esquece o futebol. Voce é corintiano demais para falar do Neymar. Ele jogou bem. Sofreu sim, dois penaltis, colocou o Hulk na cara do gol (aliás perdeu 3 gols na cara)e a nossa defesa.... e o Neymar é que não joga???? Pára Ô!!!!!

celsolungaretti disse...

Não sou contra o Neymar, longe disto. Alerto para o fato de que, permanecendo por aqui, ele não vai evoluir em tempo de se tornar o craque de que necessitaremos em 2014.

Muito mais importante do que paixões clubísticas e devoção por jogadores é a Seleção não decepcionar nosso povo, reavivando o famigerado complexo de viralatas.

Então, não será iludindo a nós próprios que ajudaremos o Neymar. Ele foi, sim, uma decepção contra o México e contra a Argentina. Não está mais evoluindo. Precisa enfrentar desafios de verdade e aprender a jogar contra zagueiros competentes.

Ruim não foi perdermos da Argentina num amistoso. Ruim será sermos eliminados pela Argentina na Copa da Mundo.

Related Posts with Thumbnails