quinta-feira, 9 de setembro de 2010

AS AMEAÇAS EXISTEM E IGNORÁ-LAS PODERÁ SER TRÁGICO

Vamos falar sério.

A eleição de Dilma Rousseff está mais do que definida.

O escândalo da invasão de dados siligosos de pessoas próximas a José Serra não tem apelo eleitoral suficiente para alterar o resultado do pleito.

Nem mesmo para evitar que a eleição seja decidida no 1º turno.

Mas, dá combustível para tentativas golpistas. Dos mais inflamáveis.

O jogo não vai ser virado. A mesa, talvez.

Foi com que sonharam os articuladores do  Cansei!.  Quando o que seria sua  Marcha da Família com Deus Pela Liberdade só mobilizou 4 mil gatos pingados, decidiram recuar, à espera de oportunidade melhor.

Resignaram-se ao cumprimento integral do segundo mandato do presidente Lula.

Aceitarão, da mesma forma, o mandato da sucessora que Lula produziu, mais a perspectiva de que ele próprio conquiste outro (eu quase ia escrevendo  um quarto...) em 2014?

Têm oito anos de pão e água pela frente e um mote e tanto para tentarem reeditar 1964.

Daquela vez, o pretexto era a conspiração comunista internacional, o  ouro de Moscou, etc. Funcionou.

Em 2007, ergueram o espantalho do Fôro de São Paulo, Chávez, etc. Não funcionou.

Agora, o bicho-papão será o estado policial, tentacular, conforme proposto pela Veja em recente matéria de capa (foto acima) cujo texto e ilustração têm mais a ver com   sci-fi  do que com jornalismo...

Sejamos francos: existe organização popular suficiente para que a resistência a uma eventual quartelada seja mais eficaz do que em 1964?

Não. A ênfase do lulo-petismo tem sido a de ganhar eleições, não a de estruturar, fora e independentemente do Estado, o poder popular. Então, a tomada do governo pelas forças reacionárias o privaria da fonte principal de sua força e capacidade de reação.

Podemos confiar em que as Forças Armadas desta vez não cedam à tentação golpista?

O quadro é pior do que em 1964, quando a maioria dos militares queria respeitar a Constituição, um núcleo de conspiradores esforçava-se para assumir a liderança da caserna e havia remanescentes dos cabos e sargentos que heroicamente impediram a primeira tentativa de usurpação do poder, em 1961.

Agora, a maioria continua preferindo atuar profissionalmente, o núcleo de oficiais conspiradores existe (contando com expressivo contingente de nostálgicos da ditadura) e nada restou de espírito resistente nos escalões inferiores.

Então, o fiel da balança é o poder econômico.

A anemia do  Cansei!  se deveu à falta de apoio do grande capital, dos banqueiros, da agroindústria, da Rede Globo. Os senhores do Brasil consideravam que seus interesses estavam sendo bem servidos e não viam motivos para aventuras.

Nada indica que tenham mudado de opinião, haja vista a profusão de recursos com que abastecem a campanha de Dilma.

Mas, nada é definitivo na política e os cenários se modificam com muita rapidez.

Podemos dar como favas contadas que haverá cidadãos querendo derrubar o governo no início de 2011.

Não se produziu até agora o fato político capaz de alterar os humores dos verdadeiramente poderosos. 

Mas, tudo é possível. Há sempre um Gregório Fortunato para fazer uma monumental lambança, ou um Cabo Anselmo para incitar radicalização desmedida.

Então, seria sensato, talvez até providencial, se os dirigentes petistas tomassem duas providências:
  • apagarem o incêndio na Receita Federal, demitindo superiores que não zelaram como deveriam pelos dados sob sua guarda e apurando rigorosamente as responsabilidades desses aloprados que, com suas ações criminosas e estúpidas, acabaram servindo como inocentes úteis para a arregimentação das forças inimigas;
  • passarem a se preocupar um pouco menos com a eleição, que marcha a contento, e um pouco mais com a sustentação do resultado que sairá das urnas.
Outubro não é preocupante. A incógnita são os meses seguintes.

10 comentários:

Marcelo Rodrigues disse...

Estou pronto para cavar trincheiras e erguer barricadas onde sejam necessárias para barrar qualquer tentativa de golpe. Mas se existe possibilidade de quartelada, ela não nasceu agora e por isso me pergunto se a cautela e contemporização exibidas pelo Lula ao longo de seu governo, que me pareceram excessivas, teria este exato fundamento.

The Light Son of Janus disse...

Celso,

Às vezes eu acho até que a mídia tem preparado o terreno... A Veja citou, na semana passada, que a atitude da Receita Federal, agindo pelo partido, era tipicamente Gramsciana. Poucos dias depois Arnaldo Jabor disse exatamente a mesma coisa em sua crônica no Jornal da Globo, como que por pura coincidência.

Por outro lado, acho que ainda há tempo para se preparar contra uma ofensiva reacionária. Partidos pequenos e grupos de esquerda tem crescido em quantidade, em qualidade e em contingente (pelo menos, eu tenho esta impressão). O segredo é, como você diz bem, não fingir que está tudo bem e que nada de nefasto pode acontecer.

Tenho esperança de que esse movimento crescerá e de que o povo se politizará nesses quatro anos. Não vamos deixar que exista clima para qualquer déspota tentar tomar o poder.

Abraço,
Ivan

Anônimo disse...

COMPREI O LIVRO...E LEIO DIARIAMENTE O NAÚFRAGO...

bentoxvi-o santo

Tiago Aguiar disse...

Caro Celso, permissa venia...

Viajou...

A sociedade é outra, a classe C, D e E são outras...

O fracasso do cansei é lagoa plácida e cristalina, que demonstra que a população tem outros anseios...

Por fim: Qual a materialidade e autoria? Outrora haviam comunistas...

Hoje haverão governantes possibilitando pobres terem carros?

Saudações fraternas!

Ricardo disse...

Celso, a despolitização da sociedade é preocupante. O mais triste é pensar que o PT, de certa forma, foi conivente com fenômeno por ser uma forma cômoda de vencer o pleito em 2010, pautando sua candidatura unicamente a partir da popularidade do presidente. Porém, aprovação é muito diferente de apoio popular. Muitos aprovam Lula e poucos o apoiariam de verdade em um possível golpe. O governo Lula se distanciou dos movimentos sociais e das mobilizações e pode pagar um preço alto por isso. Ventos de 1964 sopram e o governo pode não estar preparado para combatê-los.

Roberto de SP disse...

Exageros de sua parte à parte, eu acho que tudo se resume nisso que vc escreveu:

"Não se produziu até agora o fato político capaz de alterar os humores dos verdadeiramente poderosos."

Afora o núcleo mais empedernido da direita que não suporta ficar longe do cofre e das políticas de Estado - principalmente uma postura independente em política externa e medidas de inclusão social que essa turma sempre vê como estímulo a vagabundagem - como se os INDECENTES juros que o Estado paga à Banca e aos "investidores" não fosse estímulo muito maior em valor e quantidade.

Não vejo onde mais se daria apoio a alguma tentativa golpista contra um possível governo Dilma.

Evidentemente que não sendo tão carismática quanto Lula a aposta desse grupo é a de tornar seu governo ainda mais atacado do que foi o de Lula.

Esperem para ver o que farão os barões do PIG a partir do dia seguinte da definição da vitória dela.

Um espirro da Presidente Eleita será transformado em escândalo.

Teremos dias complicados pela frente, mas não creio em "golpe" no sentido clássico.

Afinal o Irã não assusta tanto quanto os russos de antigamente. rrsrsrs

Provos Brasil disse...

Faço coro ao Tiago, não cabe mais!

Raphael disse...

Acho um pouco improvável, mas não impossível esse tal golpe.Se os gorilas(ou quem quer que seja) tentarem usurpar novamente o poder, saibam que estarei de pronto para defender não a Dilma ou PT, mas a democracia e meus ideais.
Pena que será um tanto mais difícil do que em 64(que,como sabem, fracassou), pois a despolitização das massas é desde já muito preucupante.

Ricardo disse...

Companheiros Tiago e Roberto. Permitam discordar de vocês. Nunca devemos subestimar os interesses reacionários do Brasil e do mundo. Devemos lembrar que nossos verdadeiros adversários não são Serra ou o PSDB e sim os representantes do capital, sendo que alguns deles fazem parte do governo petista. Uma possível e cada vez mais provável derrota tucana significaria um desastre para a legenda. Mas temos que recordar de muitos interesses que não aparecem diretamente na campanha eleitoral. Quando o mundo sentir realmente sinais de recuperação dessa crise, não tenham dúvidas que o keynesianismo petista (keynesianismo sim, pois o govreno Lula não apresentou sinais de ser de esquerda) perderia força e novamente retornariam as pressões neoliberais de grande abertura ao descontrole do mercado. Será que os banqueiros, empreiteros e empresários que hoje apóiam o PT permanecerão sempre assim? Caso o jogo do capitalismo mundial mudar, podem ter certeza que os capitalistas mudam de lado sem dó e o PT poderá pagar caro por ter se afastado dos movimentos sociais. O alerta do Celso é muito oportuno e serve como base para nos prepararmos.
Abraços a todos.

Anônimo disse...

Desculpem-me os contrários, mas isso tudo foi, tambem, amplamente propalado nas eleiçoes de 2002 concernente a LULA. Estamos em outros tempos. Com o advento da internet isso torna, de certa forma, muito perigoso pra golpista, principalmente pela situação favorável que o país atravessa. O Brasil não é só deles, o Brasil é de todos. Se quiserem roubar minha parte eu também parto pra briga. UM GRANDE ABRAÇO A TODOS

Related Posts with Thumbnails