terça-feira, 16 de setembro de 2008

LULA BRILHA NA CÚPULA DA UNASUL

O nosso Lula, quem diria, foi o destaque da cúpula de emergência da Unasul (União de Nações Sul-Americanas), que lançou ontem as bases de um acordo para que seja evitada a guerra civil na Bolívia.

Enquanto os outros presidentes perdiam tempo com críticas à instigação irresponsável de Chávez e à mão oculta de Bush, Lula foi ao xis da questão, ao dizer que, se Morales optasse por reprimir os opositores, não havia nada que a Unasul pudesse fazer.

O presidente boliviano concordou, então, em permitir que a Unasul atue como mediadora do diálogo entre o poder central e os cinco governadores de oposição rebelados, desde que os inimigos saiam dos edifícios públicos por eles ocupados e que uma comissão internacional investigue o massacre de camponeses legalistas em Pando.

Prevaleceu o bom senso: se o principal motivo dessa crise é a divisão da grana proveniente das riquezas naturais bolivianas (os governadores pleiteiam participação no que é extraído em suas províncias e Morales nega), não vale a pena morrer gente. Com um pouco de bom senso, pode-se chegar a uma divisão desse bolo que seja aceitável para ambas as partes.

Que os seres humanos se sacrifiquem por causas realmente nobres, como a construção de uma sociedade com liberdade e justiça social. Não por mesquinharias.

Um comentário:

Chico de Assis disse...

Lucidez, realismo e competência - seriam as três características a destacar no conjunto de artigos abordando a situação boliviana. Acrescentaria outra também fundamental: a isenção com que se soube portar, para enaltecer a postura do nosso atual presidente, surpreendentemente competente e corajosa.
Chico de Assis

Related Posts with Thumbnails