segunda-feira, 16 de abril de 2018

SEMANA TIRADENTES/3 = "SE EXISTISSEM MAIS BRASILEIROS COMO EU..."

"...à vista das fortíssimas instâncias com que me vejo atacado e já sabendo os juízes tudo quanto sabem, até meus pensamentos mais íntimos, não posso continuar negando, pois, se o fizesse, seria faltando clara e conhecidamente à verdade. Por isso, resolvo dizê-la, ingênua e livremente, como ela é.

É verdade que se premeditava o levante.

É verdade que me encontrei com Maciel no Rio e lhe disse que o Brasil não necessitava de domínio estrangeiro.

É verdade que a todos falava de um motim e sedição contra a Coroa portuguesa.

É verdade que o povo sofre e que induzi muita gente a combater em Vila Rica.

É verdade que o povo ignora que se pode libertar a si mesmo e que induzi muita gente a que armasse o povo para que se libertasse.

É verdade que eu queria para mim a ação de maior risco e é verdade que se existissem mais brasileiros como eu, o Brasil seria uma nação florente.

É verdade que eu desejava meu país livre, independente, republicano.

É verdade que eu confiei demais, e é verdade que abandonei aqueles para quem outros diziam querer a liberdade.

E é verdade que só os abandonados arriscam, que só os abandonados assumem, e que só com eles eu deveria tratar.

É verdade que eu tenho culpa e só eu tenho culpa."

(confissão de Tiradentes, conforme  Gianfrancesco Guarnieri e Augusto Boal a sintetizaram na magnífica peça Arena Conta Tiradentes, juntando fragmentos de suas declarações nos
Autos de Devassa da Inconfidência Mineira com trechos
dos depoimentos de outros inconfidentes sobre ele)

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails