Ao terminar o primeiro ano do terceiro mandato de Lula, retorna o ufanismo barato e o oba-oba iludido dos lulopetistas. O filme é repetido, já tendo estado em cartaz nos primeiros dois mandatos do presidente e mesmo no primeiro mandato da banqueira postiça Dilma.
O entusiasmo está pautado em análise superficial de dados econômicos, tapinhas nas costas dos jornalões burgueses e aprovações de projetos que em nada mudam a vida do povo brasileiro. Assim, celebram a aprovação de uma Reforma Tributária absolutamente reacionária, que em nada modifica a espoliação generalizada dos trabalhadores enquanto os capitalistas seguem com inúmeras benesses.
O nível da desfaçatez é tamanho que a equipe de comunicação do governo chegou a celebrar nas redes sociais o recorde de pontuação do Ibovespa, como se o sucesso da Bolsa de Valores tivesse algum impacto na melhoria da qualidade de vida da população brasileira. Mas a alienação não parou por aí, pois um dos piores ministros do governo, Fernando Haddad, teve a ousadia de celebrar a aprovação do seu Teto de Gastos, versão piorada do arrocho fiscal imposto desde Michel Temer.
Na realidade, quase nada mudou após quase um ano de governo Lula 3. A pobreza continua se alastrando país afora, a violência urbana explode, o desemprego e o subempregos dominam, o custo de vida segue penalizando o povo e nenhuma saída é proposta pelo governo atual. Ao contrário, a rendição lulopetista ao centrão e à bandidagem da plutocracia foi rápida e incondicional. Até o momento, Lula gastou cerca de 20 bilhões de reais com emendas parlamentares, um valor descomunal quando comparado com o orçamento, por exemplo, da Educação, que foi de 100 bilhões. Ou seja, o governo petista desembolsou 20% do gasto com educação para comprar parlamentares neste ano de 2023, prenunciando um desembolso ainda maior em 2024!
Isso deve ser celebrado? Só se for ao estilo Fernando Diniz que, goleado, comemorou ter envolvido o Manchester City na final do mundial de clubes! Siderado, viu algo irreal na humilhação imposta ao Fluminense e ao futebol brasileiro e, de igual forma, apenas o lulopetismo vê algum triunfo em um ano de atoleiro e aprofundamento da crise social.
Será que Lula terá o mesmo destino de Fernandez, Biden e Macron e também se verá cozido pelo fogo brando da crise capitalista? O próximo ano indicará, mas os prenúncios de agora são apenas de que o lulismo continua sem ter aprendido nada, vivendo em seu mundo da fantasia. (por David Emanuel Coelho)
2 comentários:
"a rendição lulopetista ao centrão e à bandidagem da plutocracia foi rápida e incondicional"???????????????????? a percepção popular diz justamente o contrario...lulo petismo é a matriz da bandidagem e plutocracia a qual todos se rendem
Dois artigos no El Pais. Como tem que assinar, vão em PDF
Enfermos y delirantes terminamos 2023 Eliane Brum
https://www.4shared.com/s/fdXvSppjPku
Niall Ferguson_ “Rusia puede ganar la guerra_ La política exterior de Biden ha sido un fracaso”
https://www.4shared.com/s/fGXECpnfjku
Postar um comentário