segunda-feira, 24 de julho de 2023

GERALDO VANDRÉ NO CANAL LIVRE (parte 1): VALEU A PENA VÊ-LO DE NOVO?

Tendo o compositor e cantor Geraldo Vandré sido o entrevistado deste domingo (23) no Canal Livre da TV Bandeirantes, busquei no arquivo do blog Náufrago da Utopia este post bem completo que publiquei em 2016 sobre ele, incluindo, no final, uma relação de 10 links de filmes, entrevistas, artigos e notícias a seu respeito.

O Vandré foi o primeiro compositor da MPB engajada pelo qual me entusiasmei, daí estar acompanhando sua carreira pelo menos desde 1966. E tive a oportunidade de conversar longamente com ele em dois momentos cruciais:
— em meados de 1968, quando ainda estava terminando a
Caminhando, mas mostrou a mim e a três companheiros secundaristas o rascunho da letra, ainda com palavras riscadas e substituídas por outras; e
— em 1980, quando a Caminhando foi liberada pela censura, depois de permanecer durante mais de 11 anos  proibida no Brasil, e voltou a fazer sucesso na voz da Simone (ele não quis dar-me entrevista, mas passamos a tarde inteira papeando em off e, vários anos mais tarde, escrevi sobre o que rolou então). 

Finalmente, como tinha óbvio conhecimento de causa, várias vezes dei a minha interpretação sobre o que realmente acontecera com ele, tanto antes de exilar-se como quando voltou para o Brasil e foi sequestrado pelos militares logo na chegada. (por Celso Lungaretti) 
Aqui está a entrevista de ontem, na íntegra. A minha
análise sobre ela será publicada na parte 2 deste post.

Um comentário:

Anônimo disse...

Oi Celso, tudo bem por aí?
Aqui é Hebert.

Duas "porradas" na MPB, hoje,
dia 24/07/2023.

Leny Andrade
https://www.youtube.com/watch?v=HLD_pN-i71I

Doris Monteiro
https://www.youtube.com/watch?v=3_14efmmfz8

Poucos dias após a perda de João donato.

Related Posts with Thumbnails