quarta-feira, 8 de março de 2023

CAIU A CASA BOLSONARISTA!


 No jargão policial costuma se dizer que a casa caiu quando um criminoso é flagrado da prática de um crime e vai preso. 

No caso da dupla Boçalnaro, o ignaro, e Michele, a evangelista, com o flagrante de recebimento de presentes dados pelo corrupto e sanguinário governo saudita de Mohammed Bin Salman, sem declaração para o fisco, com parte deles apropriado privativamente e outra apreendida pela Receita Federal graças à firmeza profissional de um fiscal alfandegário, falta apenas a prisão para a configuração da máxima acima referida. 

A cada dia que passa as desculpas do casal se evidenciam como esfarrapadas e contraditórias, como alguém que mente e precisa cada vez mais de outras mentiras para negar o fato, até tudo ficar ridiculamente evidente.

Não vou discorrer longamente sobre a crônica policial do fato, basta lembrar que a cada dia mais aparecem documentos afirmando que um lote conseguiu passar clandestinamente e foi recebido pelo próprio Bolsonaro, e outro foi apreendido pela alfândega, como vem sendo noticiado pela imprensa policial com detalhes contraditórios tais como: 

- o Presidente afirma nunca ter pedido, nem recebido joias sauditas, mas passou recibo de tal recebimento de um dos lotes;

-  ao invés de incorporar as joias recebidas ao patrimônio da União, como é de praxe para presentes recebidos em função do cargo e da representação, foi apropriada privativamente;

- que agora, e muitos meses após a apreensão de um outro pacote de joias, a primeira dama Michele, a evangelista, afirma desconhecer a posse de tanto patrimônio e que nem as mesmas lhe haviam sido presenteadas, mas o próprio governo fez várias tentativas de liberação de tais preciosidades cujo valor somente foi revelado quando de uma avaliação para posterior leilão da Receita Federal, pois o caso se arrasta desde 2021;

- que o Ministro das Minas e Energia, Bento Albuquerque, afirmou, meses atrás, que recebeu, sem protocolo, o que seria um presente saudita para a primeira  dama, mas a beneficiária nada sabia a respeito do caríssimo presente; 

- que o valiosíssimo presente era transportado na mochila de um servidor público, e que somente foi detectado após verificação por máquinas apropriadas para raio x de tais tipos de objetos; 

-  que, que, que, que... 

A corrupção em razão do exercício de cargos públicos importantes é notória e não podia ser diferente numa estrutura estatal que dá apoio a uma outra e definitiva corrupção: a forma-valor, responsável por subtrair o tempo valor do trabalhador e proporcionar a acumulação do capital pelo capitalista, o qual aparece como benfeitor social por dar o emprego aos explorados por ele. A fonte de sua riqueza é a própria exploração. 

Mas há diferenças sobre o destino da corrupção, pois há quem pratica a corrupção com o objetivo de ficar rico pessoalmente e há quem quer fortalecer a estrutura partidária. Em ambos os casos, tal comportamento é conceitualmente criminoso, além de moralmente e eticamente condenável. 

Boçalnaro, o ignaro, e Michele, a evangélica, não têm partidos políticos, nem estruturas orgânicas caras, e se sustentam/sustentaram politicamente numa ideologia política de conceitos anticivilizatórios e retrógrados que calam fundo na inconsciência social e no niilismo populacional, principalmente sobre o que está posto como relação social e institucional, que não é mesmo coisa santa. 

Neste ponto, o casal se diferencia do nazifascismo clássico que tinha uma estrutura de poder, apesar de identidades quanto à ligação com milícias - tal como eram os camisas pardas-, militarismo fanático, como as SS, entre outras muitas identidades conceituais sobre costumes, raças, homossexualismo, etc. 

É por isto que a corrupção boçalnarista é privada, primária, baseada no enriquecimento pessoal e se alia com gente igual a Valdemar da Costa Neto, que quer dinheiro e poder para negociações tenebrosas a partir do parlamento, sempre pronto para o toma lá da  cá.  

Aliás, dizem que por conta do episódio desgastante das joias, Michele, a evangélica, já foi rifada como pretensa doce encarnação do boçalnarismo no PL. Os ratos são sempre os primeiros a abandonar o navio... 

O PT joga o jogo. Não é por menos que o mesmo Valdemar da Costa Neto, hoje demonizado, foi condenado no mensalão e era à época - desde o vice José Alencar, do PL - uma aliado que se virou contra o próprio partido de Lula. Nisto, Valdemar é coerente: está sempre do lado do governo, qualquer que seja ele, desde que lhe paguem o pedágio. 

Mas não pensem que a direita brasileira está morta e sepultada. 

A cadela fascista está sempre no cio e amanhã, se já não der para seguir com Boçalnaro, o ignaro, por sua completa primariedade política e fanfarronice obtusa apoiada por filhos zero à esquerda, que mais parecem os sobrinhos do capitão das antigas revistas em quadrinhos, tentará continuar com um direitista tão populista como aparentemente sério e probo a serviço de tudo que é retrocesso civilizatório, como era um Sérgio Moro antes de cair a sua máscara de caráter.   

Além de genocida, ficou demonstrado na CPI da Covid o quão corrupto poderia ter sido a compra de vacinas que não foram adquiridas em tempo hábil, o que transformou o Brasil no campeão de mortes em números relativos - temos 3% por cento da população mundial e 11% de mortes - e o terceiro em números absolutos, perdendo apenas para a Índia e os Estados Unidos. 


Al Capone, que durante a lei seca e a depressão dos anos de 1920/1930 nos Estados Unidos, matou e extorquiu à vontade, somente foi processado por uma mera sonegação de imposto de renda, modo pelo qual o sistema foi capaz de colocá-lo na cadeia.

Será que o casal Boçalnaro, o ignaro, e Michele, a evangelista, serão condenados pela justiça apenas por míseros R$ 16,5 milhões em joias apreendidas,  uma fichinha em relação à compra de 51 milhões em imóveis à vista e em dinheiro vivo sem comprovação, rachadinhas, entre outros crimes de corrupção que a história ainda haverá de demonstrar? 

O capital é corrupto, apesar de descriminalizado, e a corrupção política é o subproduto indesejado por sua lógica totalitária, posto que quer o estado economicamente saudável e a seu serviço, sem concorrência paralela. (por Dalton Rosado

2 comentários:

Anônimo disse...


MBS: déspota no deserto
https://www-economist-com.translate.goog/1843/2022/07/28/mbs-despot-in-the-desert?_x_tr_sl=en&_x_tr_tl=pt&_x_tr_hl=pt

SF disse...

***
Gratidão,Dalton, pela paciência e perseverança com que tem desatado os nós da teoria de valor marxista.
Este negócio de forma-valor, mercadoria, valor de uso, valor de troca, alienação, reificação, lógica autotélica e demais coisas do capitalismo, que minha pouca erudição não entende muito.
Mas, captei que, no atual estágio do capitalismo, não há mais de onde se tirar mais valia, que a mais valia é possível apenas no setor de serviços que não produz valor válido (outra coisa que você explicou) o que está levando ao colapso da mediação social pelo dinheiro.
Ocorre que esta semana o crash começou.
A crise de crédito, adiada por vários Q.E.s agora dá as caras.
Os bancos colapsam e, com eles, todo o sistema da forma-valor.
***
Parece que será disruptivo e catastrófico.
***
Assim, poderia trazer sua visão a respeito de um futuro pós quebra do sistema financeiro e, ao que parece, do seu fim?
Pergunta que estendo aos demais feras que redigem este blog.
***
A paz.
*

Related Posts with Thumbnails