segunda-feira, 27 de fevereiro de 2023

A INEFICIÊNCIA DO TRANSPORTE PÚBLICO NO BRASIL

 


Q
uase dez anos após as manifestações de Junho de 2013, eclodidas pela questão do transporte público, o problema no Brasil segue na mesma, ou até pior. 

Passagens caras, descumprimento de horários, veículos lotados, muito stress para um serviço caro e ineficiente. Não à toa, as pessoas preferem enfrentar longos congestionamentos dentro de seus carros particulares, pagando combustíveis ao preço da hora da morte. 

Em Belo Horizonte, por exemplo, não raro são os horários descumpridos, além do péssimo estado de conservação dos veículos. Aos fins de semana, as linhas costumam rodar com intervalos de até 1 hora, o que praticamente inviabiliza a locomoção por coletivos. 

Diminuir os impactos do aquecimento global também passa pelo fortalecimento do transporte público, pois cada automóvel particular jogado às ruas é algumas toneladas de gás carbônico indo para a atmosfera, sem contar outros poluentes associados às peças e ao ciclo do veículo. Viagens cotidianas ou até mesmo curtas que poderiam ser feitas sem o uso da locomoção individual, acabam lançando desnecessária poluição na atmosfera. 

Do governo lulopetista desconhece-se qualquer programa para a mobilidade urbana. A maior parte dos metrôs ao redor do país estão inconclusos e sem perspectiva de ampliação. A própria capital mineira possuí apenas uma linha de trem urbano cuja ampliação está congelada há 20 anos. 

Nas mãos de empresários carniceiros e sem nenhum tipo de pensamento estratégico, o transporte público vai apodrecendo deixando apenas usurário insatisfeitos, cidades engarrafadas e a vitória do individualismo predatório. (por David Emanuel Coelho



Um comentário:

Túlio disse...

https://www-nytimes-com.translate.goog/2023/02/25/us/unaccompanied-migrant-child-workers-exploitation.html?_x_tr_sl=auto&_x_tr_tl=pt&_x_tr_hl=pt-BR&_x_tr_pto=wapp

Related Posts with Thumbnails