terça-feira, 23 de agosto de 2022

ANTES ERA "QUE VENÇA O MELHOR!". AGORA É "QUE VENÇA O MENOS EXECRADO!"

eliane cantanhêde
SEM ALEGRIA NEM PROPOSTAS, ESTA É A
 ELEIÇÃO DO MEDO DE GOLPES E RETROCESSOS
E
sta não é uma eleição alegre, propositiva, na base do ganhe o melhor

Até aqui, o que prevalece são ataques e falta de compromisso, numa competição insana sobre a rejeição, e chama a atenção o medo que a manutenção do presidente Jair Bolsonaro e a volta do PT do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva despertam nos brasileiros.

Pela pesquisa Quaest para a Genial Investimentos, 45% têm medo de mais um governo Bolsonaro e 40%, da volta de Lula ao poder, o que comprova uma das muitas peculiaridades da atual eleição: a forte, intensa, busca por uma 3ª via que não veio.

Demanda para o produto havia de sobra, mas os líderes políticos foram incapazes de produzir tal produto, engalfinhados em disputas internas, guerrinhas de vaidades, interesses pessoais se sobrepondo ao interesse nacional. Quando finalmente apresentaram opções, era tarde demais.

Colocados frente a frente pelo início oficial da campanha, na semana passada, e mais ainda pela estreia da propaganda eleitoral de rádio e televisão, na próxima 6ª feira, Bolsonaro e Lula tratarão de falar bem deles próprios, mas principalmente de falar mal um do outro. Vai ser um festival de ataques, desconstrução, fake news.

A Justiça Eleitoral, que já está sobrecarregada com as acusações vazias e irresponsáveis, lideradas pelo presidente da República, contra a eficiência e a segurança das urnas eletrônicas, terá um trabalho gigantesco até outubro para reagir o mais rápido possível às mentiras e à irresponsabilidade criminosa. E não apenas entre os candidatos à Presidência, porque esse horror vai decantar pelos Estados.
Bolsonaro vai bater firme nas teclas que mais disparam o medo da volta do PT, como:
— a corrupção;
— as alianças com as ditaduras de Cuba, Venezuela e Nicarágua;
— o fiasco de regimes mais à esquerda, como o da Argentina; e
— o empoderamento de pautas como aborto, LGBTQIA+ e drogas.

Mas Lula também tem arsenal contra o principal rival, já que boa parte do eleitorado teme:
— a incapacidade do presidente de investir e executar medidas de combate à pobreza e à fome;
— o acirramento do discurso de ódio contra minorias;        
— o despreparo para enfrentar crises, como a pandemia; 
— o risco de golpes que paira no ar; e 
— o isolamento internacional.

Assim, o que vem pela frente, até a eleição, é uma guerra sem fim entre os dois candidatos, as suas campanhas e, o pior, esse estado de espírito está sendo levado à sociedade brasileira pelas redes sociais.

Nem Deus e as religiões estão sendo poupados, empurrados para o centro da arena eleitoral, num país desde sempre multirracial e multirreligioso. 

Eleições e governos passam, as cicatrizes ficam. (por Eliane Cantanhêde, n'O Estado de S. Paulo)

7 comentários:

bruzundangas disse...

Análise bem PSDB.

celsolungaretti disse...

Deixe de preguiça e pesquise um pouco antes de escrever bobagem, PL.

Pertenci à VPR, à VAR-Palmares, ao PT, ao PV, ao Psol (nos últimos 10 anos) e há pouco ingressei no PSTU.

E qualquer cidadão minimamente informado está ciente de que o Bozo é nosso pior presidente de todos os tempos e o maior matador de brasileiros que já usou a faixa presidencial. Um dia saberemos quantas mortes poderiam ter sido evitadas se ele não houvesse sabotado o combate à pandemia em bases científicas, mas a menor estimativa que eu conheço é de 50 mil.

Quanto ao Lula, não passa de um populista antiquado e sem respostas para os desafios do presente, que se submete ao poder econômico tanto quanto o Bozo. A diferença é, pelo menos, ele não ser genocida nem maluco.

Anônimo disse...

Lula é ladrão, e isso é muito grave. A consequência de seu roubo é um genocídio muito maior. (Tiago)

celsolungaretti disse...

O desvio de dinheiro público é mais grave do que o extermínio de seres humanos? Onde você está com a cabeça?

Anônimo disse...

Lula promete enfrentar o crime na Amazônia se voltar ao poder nas eleições no Brasil
https://www-theguardian-com.translate.goog/world/2022/aug/22/brazil-election-lula-da-silva-protect-amazon-president?_x_tr_sl=en&_x_tr_tl=pt&_x_tr_hl=pt

https://apublica.org/2022/08/partido-militar-mais-de-15-mil-candidatos-militares-concorrem-nas-eleicoes-neste-ano/

O Globo- 'Bancada do garimpo' tem ao menos 20 candidatos em seis estados nas eleições

O Globo Ancelmo Gois > Eleições 2022: número de candidatos militares e policiais supera o de professores

Não há no que e em quem acreditar/confiar

Anônimo disse...

CL, lamento nessa idade vc não saber os males que são consequência do desvio de dinheiro público. Reconheço seu direito de ser dissimulado.(Tiago)

celsolungaretti disse...

Anônimo das 16h25, nesta idade eu já conheci o suficiente a entranha dos Poderes para saber que o desvio de dinheiro público não é exceção, mas sim norma. Imputá-lo somente ao Lula (de quem, aliás, não gosto) é piada

Num período em que havia muitos jornalistas desempregados, não pude recusar a oferta para trabalhar na equipe de imprensa do governo paulista. Era aquilo ou nada. Mas trabalhei de verdade, dia após dia, durante os três anos e meio que fiquei lá. Não era um dos muitos parasitas que que ficavam só fazendo hora (havia os que nem sequer davam as caras, mas recebiam uma bolada todo mês).

Fiquei sabendo de coisas estarrecedoras. Aliás, todos lá dentro sabíamos. Mas, quem nos confidenciava os podres jamais confirmaria se fizéssemos denúncias públicas. Éramos obrigados a assistir calados ao mar de lama escorrendo de todos os gabinetes.

E o último insulto do mundo que alguém pode usar contra mim é o de dissimulado. Estou há mais de meio século identificando e combqatendo as mazelas brasileiras. O preço que paguei por isso, pouquíssimos pagariam.

Eu fico pasmo com a forma leviana como gente do seu tipo acusa pessoas que nem sequer conhece, sem dar-se ao trabalho de fazer a mínima pesquisa para saber a quem está atacando. Hoje, com o Google, dá para se ter uma ideia de qualquer personagem em míseros 10 minutos.

Related Posts with Thumbnails