quinta-feira, 18 de agosto de 2022

A POLARIZAÇÃO É ENTRE DOIS MÍSEROS CANDIDATOS POPULISTAS. POR QUE?

william waack
OS INFLUENCERS LULA E BOLSONARO
Para Waack, "Lula e Bolsonaro...
H
enry Kissinger acabou de completar 99 anos e de publicar mais um livro: Leadership (Liderança). É quase um testamento de quem pessoalmente viu de tudo: de Hitler a Merkel, de Mao a Xi Jinping, de Kruchev a Putin, de Eisenhower a Biden. 

Goste-se ou não de Kissinger, esse hiper-realista tem algo a dizer sobre qualidades de líderes políticos.

No livro ele nem cita o Brasil, mas que lugar ocupariam Bolsonaro e Lula, os dois líderes brasileiros do momento, na grande separação universal que Kissinger faz entre estadistas e profetas? Nem um, nem outro. 

O estadista, diz o autor, teme a personalização da política, pois sabe como são frágeis as estruturas que dependem sobretudo do indivíduo. Lula e Bolsonaro são populistas por definição.

Na visão de Kissinger os dois brasileiros liderando a política teriam algo de profetas. Mas apenas num aspecto muito restrito: acham que, simplesmente por terem uma visão, isso lhes confere razão. 

Estão a galáxias de distância daqueles que superaram as circunstâncias que herdaram e conduziram suas sociedades para as fronteiras do possível (profetas na História, para Kissinger, foram Robespierre, Lenin, Joana D’Arc e Gandhi).

A capacidade de atuação do líder político, afirma o autor, depende de entender o passado e projetar o futuro. Nesse sentido, Bolsonaro e Lula são vítimas de dois fenômenos modernos que Kissinger considera extraordinariamente prejudiciais à formação de líderes de grande alcance.
...são populistas por definição".

O primeiro é a perda generalizada do que se chama
alfabetização profunda, isto é, a capacidade de aprimorar o senso analítico sobretudo pela leitura profunda. É famosa a aversão de Bolsonaro e Lula por textos longos. 

Esse fenômeno está associado a outro, considerado ainda mais prejudicial à formação de líderes: as tecnologias digitais. Trata-se da passagem da cultura da palavra impressa para a cultura da imagem, e sua preponderância nas redes sociais. 

Para a formação de líderes a era digital traz quatro tipos de vieses prejudiciais: o imediatismo, a intensidade, a polarização e a conformidade

É o resultado de uma atmosfera na qual lideranças são suplantadas por uma combinação de emoções pessoais e de massas inflamadas por imagens.

O Brasil é parte relevante do fenômeno, incentivado pelas redes sociais, da divisão da sociedade em tribos – do qual Bolsonaro e Lula são expressão fidedigna, embora venham de outros tempos. 

A polarização e o conformismo dependem um do outro e se reforçam: as pessoas passam a pertencer a uma tribo que, por sua vez, policia o que as pessoas pensam.

Está passando para a política, conclui o velho cínico Kissinger, aquilo que as plataformas digitais já estabeleceram. Usuários são divididos entre influencers e seguidores. Não há mais líderes. (por William Waack, n'O Estado de S. Paulo)

5 comentários:

Anônimo disse...

Junte-se estes:
https://www.metropoles.com/blog-do-noblat/artigos/o-brasil-colonia-de-si-mesmo-por-felipe-sampaio

https://www.jb.com.br/pais/2022/08/1039187-dono-do-barrashopping-jose-isaac-peres-apoia-golpe-de-estado.html

Partido militar: mais de 1,5 mil candidatos militares concorrem nas eleições neste ano

https://www.jb.com.br/pais/politica/2022/08/1039194-partido-militar-mais-de-15-mil-candidatos-militares-concorrem-nas-eleicoes-neste-ano.html

E, afinal:
https://www.jb.com.br/rio/2022/08/1039188-desfile-militar-de-7-de-setembro-foi-cancelado-no-rio-de-janeiro-diz-prefeito.html

SF disse...

Sério?! Kissinger?
Eu se divirto.
Kabôsse!

Anônimo disse...

Waack não notou que o tempo passou? Temos que escolher entre o que tem pra hoje.(Joel)

Henrique Nascimento disse...

Deve ser muito angustiante para aqueles que se sentem na obrigação de aceitar entre o péssimo e o horrível. Espírito liberdade está distante.

Anônimo disse...

Oi Celso, tudo bem por aí? Aqui é o Hebert.
Sobre a tal corrida pela Democracia, é cada vez mais evidente, que o médium Benjamin Teixeira de Aguiar (que enxergou lula, como sendo a reencarnação de reencarnação de dom pedro II), está enganado. A campanha do presidenciável, é cada vez mais semelhante a de tancredo (principalmente na questão da saúde). Deixando as várias críticas a lula de lado, e no ponto de vista humano, é admirável ver um homem reestabelecido, com um novo relacionamento, após a prisão (justa ou injusta), o falecimento da esposa, e de um dos neto. Também é admirável que o mesmo, esteja (ou estivesse), bem disposto, praticando atividades físicas, e sendo ainda considerado relevante entre uma parcela social (como espécie de ícone pop). Mas é preocupante o seu estado atual, devido a aparente debilidade física e mental. Forte abraço, Saúde, e ótima semana.

RUMORES SUGEREM QUE CÂNCER NA LARINGE DE LULA TERIA VOLTADO
http://linhacaatomica.blogspot.com/2022/08/rumores-sugerem-que-cancer-na-laringe.html

Related Posts with Thumbnails