sábado, 3 de julho de 2021

O CHEIRO DE COLLOR NO AR É TÃO FORTE QUE IMAGINAMOS VER CARAS-PINTADAS NOS PROTESTOS DE HOJE

álvaro costa e silva
BOLSONARISTAS COMEÇAM A REZAR
 PARA EVITAR O IMPEACHMENT
H
á um cheiro de Collor no ar. Tão forte que é possível imaginar, nos protestos deste sábado (3), a presença de caras-pintadas. Ou de manifestantes vestidos de preto, como no histórico Domingo Negro em agosto de 1992. 

Para completar o déjà vu é capaz de a TV Globo reprisar em horário nobre a série Anos Rebeldes. E de a canção “Alegria, Alegria”, do Caetano Veloso, figurar entre as mais baixadas.

Era preferível que o movimento de hoje não fosse uma espécie de vale a pena protestar de novo. Tivesse uma estética diferente; sobretudo fortificasse alianças e indicasse soluções para o país. 

Mas o objetivo –agora e no passado– é o mesmo: mudar uma estrutura de poder disfuncional. Para isto, é preciso afastar Bolsonaro e seus asseclas.

O superpedido de impeachment, protocolado pela oposição e pelos movimentos sociais, tem um caminho complicado até conseguir o apoio da maioria na Câmara dos Deputados. 

Mas é uma novidade e tanto, inimaginável três meses atrás, reunindo num único palco políticos tão díspares como Gleise Hoffmann e Kim Kataguiri. O problema é o que pode sair desse saco de gatos.

Com as seguidas denúncias de corrupção em contratos de vacinas envolvendo o Ministério da Saúde, o Planalto se esforça para manter o presidente longe da lama dos escândalos. Tarefa impossível. Nem a horda bolsonarista aguenta mais engolir narrativas

Depois de dizer que Bolsonaro não rouba nem deixa roubar, a deputada Carla Zambelli mudou o discurso no dia seguinte: "Na época do mensalão, centenas de deputados recebiam. A proporção agora é completamente diferente". Eis um belo conceito, o da corrupção proporcional.

Zambelli perdeu a pose de ruiva malévola e surgiu chorosa num vídeo pedindo orações para salvar o governo. 

O conselho é começar pela Oração de Adeus (João 17:1-26), proferida após a última ceia

Leva a vantagem de ser a mais longa do Evangelho. (por Álvaro Costa e Silva)

Um comentário:

Anônimo disse...

Hoje 5/7 no New York Times
'Miracle Cures and Magnetic People. Brazil’s Fake News Is Utterly Bizarre'
https://www.nytimes.com/2021/07/05/opinion/brazil-fake-news-bolsonaro.html
ou
'As Notícias Falsas do Brasil São Completamente Bizarras'
https://www.nytimes.com/pt/2021/07/05/opinion/fake-news-brazil.html

Related Posts with Thumbnails