terça-feira, 15 de junho de 2021

APÓS 36 ANOS, O TRIBUNAL QUE JULGOU O MORTICÍNIO DE MILHÕES DE NORDESTINOS AVALIARÁ OUTRO GENOCÍDIO DANTESCO – 1

dalton rosado
POR UM TRIBUNAL DO GENOCÍDIO E ECOCÍDIO
Em 1984 foi realizado em Fortaleza um Tribunal do Genocídioapós a longa estiagem iniciada em 1979 ter matado 3,5 milhões de pessoas, na maioria crianças, como consequência da fome e de doenças causadas pela desnutrição.

Tratava-se de uma apuração de responsabilidades promovida pelo Comitê Democrático Operário e Popular (hoje, Crítica Radical). 

Desempenhei o papel de advogado de acusação juntamente com Dalmo Dallari, enquanto o ex-senador Cid Carvalho funcionou como advogado de defesa, já que os verdadeiros culpados e seus adeptos não ousaram ir pessoalmente defender o indefensável. Vivíamos os estertores da governo João Figueiredo. 

Ali apuramos que o secular problema da seca do nordeste brasileiro não era apenas uma questão climática, mas sim de política governamental, em consonância com os critérios capitalistas de produção social e de mediação social.

Como disse um dos participantes, a questão não era a seca, mas a cerca.

Agora a mortandade coletiva se repete e, como daquela vez, não é apenas uma questão epidêmica, mas também de governabilidade e do modo de produção social e circulação da produção sob critérios capitalistas de sociabilidade. 

A história se repete após 36 anos simplesmente porque, após a destituição do governo militar, fizemos uma transição pusilânime, com o novo presidente, eleito pela via indireta, sendo (logo quem!) José Sarney, que presidira os dois partidos de sustentação da ditadura militar (a Arena e seu sucessor, o PDS) e que até no nome é falso.  

Sua chegada à presidência da República se deu, primeiramente, porque as manobras politiqueiras de Tancredo Neves frustraram o sonho das diretas-já

Isto porque o político mineiro conspirou na surdina para a rejeição de Emenda Dante de Oliveira, que propunha a restauração das eleições pelo voto direto, porque, sem nenhum  carisma, tendia a ser sobrepujado nas urnas por vários outros candidatos.  

Elegeu-se no colégio eleitoral porque a maioria governista cindiu-se, com a evasão de parlamentares que haviam sido o fiel da balança tanto para a derrubada da emenda das diretas e, aliando-se ao PMDB,  deram a vitória à chapa Tancredo/Sarney, tendo o primeiro morrido de câncer antes mesmo de assumir. O funesto resultado todos conhecemos e nada mudou substancialmente desde então. 

Hoje, o mesmo grupamento que organizou aquele julgamento popular está propondo este Tribunal do Genocídio e Ecocídio, agora para esmiuçar a tragédia da pandemia que se aproxima de meio milhão de mortes no Brasil, e com contornos assustadoramente piores.

A razão de tantas tragédias humanas estarem se reproduzindo no Brasil tão dessemelhante é a mesma: as mudanças epidérmicas e cosméticas sempre têm o condão de fazer com que tudo continue na mesma e nós acabemos por nos resignar à permanência do eterno pêndulo da ineficácia. 
Assim, novamente nos encaminhamos, nas eleições de 2022, para a polarização entre um projeto político genocida de ultradireita (representado por
Boçalnaro, o ignaro) e uma esquerda domesticada que, por oportunismo politiqueiro ultrapassado, defende a impossível  humanização do capitalismo, lixando-se para que tudo continue com dantes no quartel de Abrantes. 

A oposição bem comportada prega a substituição do insuportável festival de horrores atual pelo me engana que eu gosto da socialdemocracia e socialismo institucional, que sempre quer permanecer no limbo e nos levar ao inferno com uma simples lavagem de mãos no lavabo da hipocrisia política.   

A CPI da Covid tem servido para demonstrar o que até as pedras das ruas já sabiam: houve uma deliberada intenção governamental de, mediante o uso de remédios ineficazes, acelerar o contágio, na suposição de que assim se chegaria mais depressa à chamada imunização de rebanho (que nome mais horrível para o trato com seres humanos).

Do que não se tinha certeza (mas se desconfiava) era de que a preferência de compra volumosa de medicamentos ineficazes servia, também, a outros propósitos inconfessáveis que exalam o insuportável odor da corrupção.

O governo atual se supera a cada dia na prática de atrocidades. (por Dalton Rosado)
(continua neste post)

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails