sexta-feira, 2 de abril de 2021

PAÍS NO QUAL AS CONTAMINAÇÕES E MORTES POR COVID MAIS CRESCEM, BRASIL LOGO CHEGARÁ A MEIO MILHÃO DE ÓBITOS.

Se você, caro leitor, já está chocado com os números da pandemia divulgados aqui no Brasil, prepare-se para tomar um susto: a situação é muito pior do que você imagina, conforme se constata numa excelente reportagem de Matheus Magenta para a BBC Brasil.  

As revelações são estarrecedores, daí eu recomendar enfaticamente sua leitura integral (acesse-a aqui). Como aperitivo, fiz uma síntese de alguns trechos. 

O Brasil concentra um terço das mortes diárias por covid no mundo, mesmo tendo somente 2,7% da população mundial. Além disso, morreu mais gente (66.573 óbitos) em março no Brasil, que tem 212 milhões de habitantes, do que na pandemia inteira (64.571 óbitos) em 109 países cujas populações, somadas, totalizam 1,6 bilhão de habitantes.

Oficialmente, o Brasil acaba de encerrar março com um total de 321 mil mortos por covid-19 durante a pandemia. Mas registros hospitalares brasileiros apontam que o número de pessoas que morreram em decorrência de casos confirmados ou suspeitos da doença no país pode já ter passado de 443 mil.

Tal número foi divulgado em 1º de abril por Leonardo Bastos, estatístico e pesquisador em saúde pública que lidera os trabalhos efetuados pela Fiocruz em parceria com o Observatório Covid-19 BR, (do qual participam cientistas de instituições como a USP, UFMA, UFSC, MIT e Harvard).

As estimativas apontam que, na presente semana, morreram 4.000 pessoas/dia no Brasil por casos suspeitos ou confirmados de covid em hospitais do país. 

E a tendência é que a situação continue piorando. O Imperial College de Londres aponta que a taxa de contágio do país atualmente está em 1,12. A pandemia só recua quando esse número fica abaixo de 1.

Projeções do Laboratório Nacional de Los Alamos, nos Estados Unidos, apontam que é bastante provável que o pior cenário se concretize e o Brasil passe de 516 mil mortos por covid até 9 de maio.

A subnotificação, entretanto, aponta que isso pode ocorrer já em abril, caso a situação não melhore. (CL, baseado em informações da BBC Brasil)

4 comentários:

Anônimo disse...

Boa noite Celso, tudo bem por aí?!

Desde já, meus desejos de paz e saúde
dentro das possibilidades, claro.
Somado a coisa que anda preocupante,
um fato chama atenção: Já imaginaste
o dia em que o ex presidente, fosse
entrevistado pelo "tio Rei"?!
Gostaria de saber algo que creio,
já tenha comentado aqui.
Qual a sua opinião, sobre o fato
de Reinaldo Azevedo, estar sendo visto
como alguém mais relevante e mais sensato,
que alguns jornalistas e personalidades
tradicionais, em se tratando de engajamento?
Um abraço do Hebert.

celsolungaretti disse...

O que vc quer que eu diga, Hebert? O RA é inteligente, competente... e mau caráter.

Fazia parte da tropa de choque da Veja contra o PT na década retrasada e a toda hora lembrava que havia sido ele o criador do pejorativo "petralha".

Antes, lá pra trás, tinha sido de esquerda. Como a concorrência era maior, foi ser rei da direita.

Pensou que seu momento de glória havia chegado quando das manifestações contra a Dilma na av. Paulista. Achava que era ele que estava liderando tudo no Brasil inteiro. Escrevia entusiasticamente sobre os "fora Dilma!" dominicais.

Só que seu sonho de ser o guru da nova direita escorreu para o ralo. Era articulado demais para isso. Os completos imbecis preferiam um charlatão qualquer que fizesse frases curtas, bombásticas... e asnáticas. O Olavo de Carvalho, claro.

Quando o RA perdeu o apoio da direita quadrúpede, travou um duelo raivoso com o charlatão, intelectualmente até que ganhou, mas aqueles idiotas não o entenderam. Sofisticada demais. O guru que cai melhor para imbecis é outro imbecil.

Abatido em pleno voo para o estrelato de direita, ele foi, com o rabo entre as pernas, voltando para a esquerda.

Agora, se eu fosse o Lula jamais daria entrevista para quem o batizou de petralha. O Lula dá.

Quando lancei meu livro, o Augusto Nunes mandou um repórter de sua equipe marcar entrevista comigo. Ele era o presidente do centro acadêmico da ECA-USP quando fiz meu curso de jornalismo, entre 1978 e 1981. Talvez até não tivesse má intenção, mas com direitista nenhum da Veja eu queria papo.

O Lula parece que, no mundo inteiro, só guarda raiva do Sérgio Moro. Na campanha eleitoral de 1989, a campanha do Collor revelou que ele tivera uma filha com uma amante e tentara convencer a mãe a abortar. Incrivelmente, há um monte de fotos dele no Google Imagem abraçando o Collor.

De um cara que tivesse falado isso de mim eu só chegaria perto dar uma porrada.

Políticos profissionais, devem existir uns 2% com caráter e o resto faz parte da ralé moral da sociedade. O Lula está entre os 98%.

Abs. e boa Páscoa!

Anônimo disse...

Ah, entendo a mensagem, Celso.
Deve-se ficar bem esperto,
quanto ao tom de "conciliação e paz",
e mais esperto, com quem te estende a mão,
ou diria o trecho de versos íntimos,
"Apedreja essa mão vil que te afaga,
Escarra nessa boca que te beija!"
Deve-se concluir então, que essa tal de
"frente ampla", é como construção cujos
alicerces, já são podres, não é verdade?
Identifico no tom de suas crônicas aqui,
que você está com dois pés atrás dessa
empreitada, ou como diria o Jornalista
e também blogueiro - Mingau de Aço -
Alexandre Figueiredo: "enquanto o progressismo
escolhe mal seus parceiros, e prefere brincar com "brinquedos
culturais" nocivos, ou pior, tratar esses brinquedos
como coisa séria, abandonando a discussão sobre direitos trabalhistas
( algo que diz respeito a capacidade e condição de trabalhadores,
independente de direita-esquerda ), a bolha cultural vai ser furada,
mas pelo lado errado.
Celso, aproveitando, gostaria de ver crônicas sobre o efeito
do getulismo e laceradíssimo na sociedade, pra saber se dá pra
comparar com o momento atual, que não é de hoje.

Forte abraço do Hebert, e boa páscoa.

celsolungaretti disse...

Hebert,

estou dizendo apenas que temos:

a) dois problemas gravíssimos (a pandemia e a depressão econômica), que exigem solução ainda em 2021, caso contrário este país explodirá;

b) um presidente provavelmente sem condições mentais para ocupar o cargo e certamente sem condições morais nem intelectuais para tanto, que passa o tempo todo agravando os problemas acima, de forma que sua remoção é condição sine qua non para começarmos a sair do buraco em que nos metemos;

c) dois opositores que, ao invés de cuidarem do absolutamente urgente e necessário, estão desde já em campanha para a eleição de outubro de 2022, na prática desviando a atenção do que deveria ser a ÚNICA preocupação dos brasileiros conscientes neste momento e ajudando a manter o genocida no cargo (ou seja, a única preocupação de ambos é que seja até lá mantido um cenário favorável a suas ambições eleitorais, e que se danem todos os brasileiros que morrerem até lá por causa do governo catastrófico).

Ou seja, temos de unir forças para salvar o Brasil hoje da destruição, caso contrário é capaz de nem haver eleição daqui a um ano e meio. E quem, como o Lula, vem há tempo fazendo tudo que pode para que o Bozo continue sangrando no poder até lá não passa de um ajudante de genocida.

Infelizmente, agora também o Ciro está ajudando a iludir o povo, incutindo-lhe a esperança de que a solução seja a eleição. Não é, de jeito nenhum.

Afora as centenas de milhares de mortes inúteis que o Bozo ainda causará com seu negacionismo genocida, a economia brasileira simplesmente não aguentará outros nove meses como foram estes primeiros de 2021.

Obcecados com a maldita faixa presidencial, o Lula e o Ciro estão também fomentando o caos, o que só interessa ao Bozo, pois ele já sabe que nunca se reelegerá e sua única chance de permanecer no poder é mediante o autogolpe.

Ele é o terceiro desvairado: quanto mais a situação piorar, maior a chance de um golpe militar, pois as Forças Armadas acabariam tendo de intervir. Só que militares tomam o poder para empossar generais, não capitães medíocres que expulsaram de suas fileiras.

Esses três serão responsáveis por tudo que de mau acontecer como consequência da inacreditável demora em restabelecer a governança no país.

Related Posts with Thumbnails