terça-feira, 2 de março de 2021

O BLOG FEZ UM CÁLCULO APROXIMADO DAS MORTES POR COVID-19 QUE PODERIAM SER EVITADAS SEM O NEGACIONISMO DO BOZO

O genocida do século
No século passado os economistas gostavam de comparar o Brasil a uma Belíndia: os impostos aqui existentes seriam tão elevados quanto os da rica Bélgica, mas a miséria que suportávamos equivaleria à da paupérrima Índia.

Acabo de constatar, numa rápida pesquisa, que a Índia continua pobre (PIB de US$ 2,59 trilhões para uma população de 1,26 trilhão de habitantes) e o Brasil  nem tanto (US$ 1,26 trilhão x 212,77 bilhões), mas vem empobrecendo sistematicamente nas últimas décadas.

Chocante, no entanto, é constatarmos que a populosa Índia ocupa o segundo lugar na relação de contaminações pela covid (11,12 milhões de pessoas), tendo 157.248 morrido, enquanto o Brasil ocupa o terceiro lugar nessa lista (10,59 milhões de contaminados) e muitos óbitos a mais (255.720).   

Tais números nos dizem que:
— a Índia, com uma população cinco vezes maior que a do Brasil, teve apenas 5% de contaminações a mais;
— dos contaminados indianos morreram 14,13%, enquanto 24,15% dos contaminados brasileiros acabaram no cemitério.

Várias vezes este blog já afirmou que a catastrófica administração da crise da pandemia por parte do governo Bolsonaro maximizou o número de óbitos evitáveis, mas não evitados. 

Como a Índia é também um país populoso e em situação econômica pior ainda que a do Brasil (nosso
PIB per capita é o 76º do mundo e o indiano, o 122º), acredito que tais dados nos permitam, a grosso modo e com uma simples regra de três, dimensionarmos quantos mortos devem ser colocadas na conta das lambanças e/ou sabotagens do negacionista Jair Bolsonaro.

Pasmem: são CERCA DE 100 MIL!!!

É ou não é um genocídio? O Bozo é ou não é um genocida? (por Celso Lungaretti)

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails