André Mendonça (preciso me beliscar para conferir se não estou tendo um pesadelo igual aos do Kafka e ele é mesmo ministro da Justiça do Brasil!) afirmou que vai ordenar a abertura de um inquérito policial contra o Ruy Castro (por causa de sua coluna dominical Saída para Trump: matar-se) e contra o Ricardo Noblat (por haver republicado alguns trechos).
Inquérito policial pra quê? Nada existe para ser apurado. Não é nenhuma conspiração, mas, apenas, um texto, preto no branco. O Mendonça poderia passar logo ao que interessa, a apresentação da denúncia, que seria, como as outras, fulminada pelo STF, pois o direito de opinião está inscrito em nossa Constituição..
Ele ficou escandalizado com a sugestão de que Trump deveria matar-se e Bolsonaro, seguir-lhe o exemplo.
Da minha parte, fico escandalizado é com o fato de que tanto Trump quanto Bolsonaro, por incompetência ou má fé em suas atuações referentes à pandemia do coronavírus, foram responsáveis direitos, inegáveis e indiscutíveis pela morte de dezenas de milhares de cidadãos cujos óbitos poderiam ter sido evitados caso os dois agissem como reais presidentes da República.
Às vezes eu republico as colunas mordazes do Ruy Castro, mas neste domingo resolvi não fazê-lo por considerá-la despropositada.
Cinéfilo que sou desde sempre, lembrei-me de um trecho do filme Operação Yakuza, de Sydney Polack (1974), no qual um japonês explica a Robert Mitchum o que significa dever para os nipônicos.
Se o cidadão acredita que possui um dever, diz ele, tem de fazer de tudo para cumpri-lo, inclusive arriscando a vida. Se não acredita, pode agir como bem entender.
Então, considerei bizarra a sugestão do Ruy, pois dever e consciência são palavras que não significam absolutamente nada para os Trumps e Bolsonaros da vida.
O ridículo de suas performances como golpistas trapalhões lhes é tão indiferente quanto o genocídio que foi a consequência prática da inépcia e/ou sabotagem de ambos no trato da covid.
Esperar que eles se suicidassem é tão despropositado quanto acreditar na possibilidade de palhaços de mafuá representarem tragédias shakespearianas... (por Celso Lungaretti)
2 comentários:
De Luiz Carlos Barbosa:
A censura deve ser condenada quer seja por um governo protofascista ou mesmo por um de esquerda.
No entanto, creio, que na maioria das vezes, há método nas insanidades desse governo.
É sabido o apoio que Ruy Castro e Noblat deram a candidatura do capitão ora presidente dessa infeliz república.
Então a tentativa de ressuscitar a censura por meio da intimidação começa com a intimidação de dois apóstatas para angariar uma simpatia junto à esquerda infantil que infesta as redes sociais.
Em todo fundamentalismo, reinado da ignorância e do fanatismo, os mais perseguidos são os apóstatas, aqueles que renegaram , abandonaram a fé.
O inquérito policial não prosperará e nem resultará em denúncia pelo Ministério Público.
O inquérito em si é já um meio de intimidação e para aqueles que ganham o pão no ofício de escrever é um grande tormento.
Devemos condenar tal intimidação e tentativa de ressuscitar a censura.No entanto não deixemos nos enganar pois ambos articulistas apenas se decepcionaram com o capitão e ansiavam por um governo de direita "civilizada".
Creio que você esteja equivocado quanto ao Ruy Castro. Não me lembro de ele haver apoiado tal cavalgadura e isto me parece muito improvável, pois destoaria da sofisticação dele e do seu público.
Postar um comentário