josias de souza
DNA DOS PROBLEMAS DO PT É 100% FEITO DE LULA
O Partido dos Trabalhadores discute os seus problemas desde 2005, quando Roberto Jefferson jogou o mensalão no ventilador.
Decorridos 15 anos, dois mega-escândalos, várias passagens pela cadeia, um impeachment e uma colossal lipoaspiração partidária, o PT continua discutindo os seus problemas em vez de resolvê-los.
Um partido não apodrece por cair na lama. Ele apodrece por permanecer lá. O PT parece ter desenvolvido uma certa afeição pelo lodo.
No momento, o petismo se encaminha para transformar Gleisi Hoffmann, presidente do PT, em boi de piranha —uma personagem que é jogada no rio para ser devorada, enquanto alguém escapa.
Gleisi é uma dirigente precária. Mas os petistas, como de hábito, escolhem seus bodes expiatórios esquecendo-se de mencionar o grande bode exutório da legenda, uma figura que escapa sempre: Lula. Gleisi é mera preposta do grande chefe no comando do partido. Faz o que ele manda ou consente.
O DNA da crise que produz o definhamento do PT é faz é 100% feito de Lula:
— é dele a autoria do mito da gerentona, que levou a inépcia de Dilma à Presidência. Deu em ruína econômica e impeachment.
— foi nos governos dele que o PT se converteu na máquina coletora de fundos que desaguou no mensalão e no petrolão. Deu em cadeia.
— foi por causa dele que o partido misturou o Lula Livre à pauta eleitoral de 2018. Deu em Jair Bolsonaro.
No momento, o PT se divide entre a contemplação de suas feridas e o esforço para anular no Supremo Tribunal Federal a sentença que levou Lula à prisão. Simultaneamente, o partido mantém debaixo do tapete todo o lixo acumulado na sua passagem pelo poder federal.
Essa estratégia tem dois problemas. O primeiro é que a desfaçatez vaza pelas bordas do tapete. O segundo é a presunção do PT de que o Brasil é uma nação de bobos.
A cada nova eleição o brasileiro informa ao PT que não é imbecil. Mas o partido demora a compreender o recado. (por Josias de Souza)
Este filme de 1973 tem algo a ver com o post? Até que tem: foi o
último da série clássica da Hammer, tendo o Christopher
Lee no papel do conde Drácula.
Mostra o vampirão cansado de sua existência de séculos e disposto a
dar-lhe fim; mas, nada modesto, ele quer levar consigo toda
a humanidade, espalhando um vírus mortal.
Já o Lula quase destruiu o Brasil com sua incrível sucessão de
erros crassos na década que termina. Mas, ele também
fracassou e deverá ser acompanhado só pelo
PT em sua descida ao fundo do poço
Nenhum comentário:
Postar um comentário