sexta-feira, 16 de outubro de 2020

UM FILHO SEU QUE NÃO FUGIU À LUTA: EREMIAS DELIZOICOV. ASSASSINADO E DESFIGURADO AOS 18 ANOS

Já lá se vão 51 anos que Eremias Delizoicov, meu bom amigo, colega desde o curso primário, companheiro de movimento estudantil e de militância revolucionária, foi assassinado aos 18 anos de idade por quatro torturadores da PE da Vila Militar (RJ), após ser cercado na Vila Kosmos, bairro da Zona  Norte carioca, e travar com eles longo tiroteio, até que invadiram a casa onde ele resistia e o atingiram, segundo o noticiário da época, com 35 tiros, desfigurando-o a ponto de ficar irreconhecível

Só hoje me dei conta de um detalhe que durante todo esse tempo não me ocorreu:: a proximidade entre meu 20º aniversário (no dia 6 de outubro) e a sua morte (16 de outubro). Talvez porque, como desta vez me tornei septuagenário, a data foi um tanto marcante para mim, enquanto nos outros anos nunca lhe dera  grande importância.

E também porque aquele foi um período cheio de acontecimentos muito marcantes para mim: a luta interna na VAR-Palmares, entre a segunda quinzena de agosto e a primeira de setembro (conforme recentemente relatei aqui); a separação traumática dos que permaneceram na VAR; e a designação e partida para a primeira área cogitada para a instalação de uma escola de guerrilha na região de Registro (interior paulista). 

Integrando a equipe precursora de uma empreitada vital para a Organização, não tinha sequer noção dos dias do mês que transcorriam. Então, é quase certo que o 6 de outubro tenha me passado despercebido e nem fiquei sabando que o Eremias havia morrido no dia 16, pois a informação nos chegou com uma semana ou mais de atraso. E como doeu! 

Desde meu ingresso na VPR, em abril/1969, haviam morrido o Carlos Roberto Zanirato, que eu não cheguei a conhecer mas de quem tanto falaram outros companheiros, em 29 de junho; e o João Domingues da Silva, meu companheiro no Comando Regional de São Paulo, com quem sempre me encontrava nas reuniões, até ele ser baleado e preso em 30 de julho e morrer em 23 de setembro de hemorragia por terem-no torturado antes de estar restabelecido.

Com o Eremias, chegou a vez dos que me eram muito próximos e queridos, além das inevitáveis dúvidas sobre se ele estava realmente preparado para o destino ao qual o conduzi.

[Não sendo ele dirigente nem possuindo informações que pudessem causar a queda de companheiros, além de dificilmente a prisão dele poder passar despercebida para nós depois do longo tiroteio que ele travou, sua opção pelo sacrifício final me desconcertou e  abalou ao extremo.]

Passei o resto da vida lamentando tudo de que ele foi privado ao morrer tão cedo. Passei anos infernais, primeiramente no inferno dos porões, depois (quando voltei às ruas) tentando achar motivos para continuar vivendo. Parecia-me que teria sido melhor mesmo não sobreviver à derrota, como havia decidido, e amaldiçoei os acasos que me mantiveram vivo.

Mas, de um jeito ou de outro, fui reconstruindo a vida. Fiz uma razoável carreira, apesar de prejudicado por fatores adversos como os temores que meu passado inspirava nos empregadores e os escrúpulos que minhas convicções me impunham, obrigando-me a não fazer aquelas concessões ao sistema que a maioria considera normais), tive uniões fugazes ou longas com mulheres, criei uma filha adotiva e depois tive outras duas biológicas, acabei até esclarecendo a verdade sobre as injustiças que sofrera quando não podia me defender.

Isto me fez perceber que, jovens como éramos, ainda havia vida para vivermos depois de nossos sonhos terem sido destruídos de forma tão terrível. E que, lembrando os versos da
Começar de novo do Ivan Lins, valeu muito a pena ter sobrevivido. 

O que me faz lamentar ainda mais a morte precoce dos secundaristas que ingressaram comigo na VPR e não sobreviveram (o Gerson Theodoro de Oliveira e o Massafumi Yoshinaga), bem como do suicidado Roberto Macarini (este, nosso aliado).

Nunca, contudo, considerarei desperdiçado o preço que cada um de nós pagou por travar travando uma guerra em que nossa inferioridade de forças e recursos tornava a vitória impossível. 

É que, num país no qual, ao longo dos tempos, tão poucos têm sido os filhos seus que não fogem à luta e tantas vezes as derrotas mais inaceitáveis foram engolidas resignadamente, alguns milhares ousamos travar o combate nas trevas dos anos de chumbo

Alguém tinha de deixar tal exemplo para os pósteros, depois de um ano tão revolucionário como o de 1968. Nós deixamos.

Este mérito ninguém jamais nos há de tirar. (Celso Lungaretti) 
Sobre o mesmo assunto, acesse aqui um post meu de 2017 a respeito 
do Eremias, incluindo a mensagem que recebi de um vizinho
da casa na qual ele foi assassinado; e aqui, o dossiê da
Comissão da Verdade paulista a seu respeito.  
      

4 comentários:

Anônimo disse...

Celso, urge um artigo teu a respeito dessa escumalha identitária que se apoderou dos partidos de esquerda assumindo protagonismo. São como crocodilos que não terão piedade daqueles que os alimentam. São o cavalo de troia no seio da esquerda, e vieram mandados. Tudo para essa escória raivosa se resume a machismo e racismo. Quem discordar: Gulag, ops, não, CANCELAMENTO! Basta dessa gente.

Alex de Paula Xavier Pereira

celsolungaretti disse...

Alex,

o meu sonho continua sendo o de unirmos todas as tendências de esquerda para objetivos maiores, começando pelo afastamento do genocida, que já causou danos terríveis na administração da pandemia e deverá produzir estrago maior ainda quando a depressão econômica atingir o auge, no ano que vem.

Então, não avalio este momento como o mais apropriado para lançarmos tal discussão. O que não me impede de combater excessos pontuais dessa gente, como venho fazendo ao longo do tempo.

Várias vezes já confrontei os "patrulheiros cricris", como os denomino, sempre recriminando-os por magnificarem a correção de ninharias numa sociedade totalmente injusta e que precisa ser transformada em profundidade.

Um abração!

Anônimo disse...

Celso, respeito teu posicionamento, mas os encaro (os identitários)como cães raivosos que estão na esquerda quase que por acaso, pois poderiam muito bem estar na direita, dada a indigência mental, o sectarismo, a estupidez. Celso, isso tomou um rumo gravíssimo, inclusive nas universidades, nas escolas e nos locais de trabalho. Se fecham em grupinhos e "cancelam" qualquer um que não reze pelo seus terços. São responsáveis pela repulsa do cidadão médio, do povão, pela esquerda. Assumiram um protagonismo e um poder muitas das vezes estimulados por políticos profissionais que só pensam em manter suas sinecuras parlamentares ou na Câmara, pois rende milhares de votos. Parafraseando Prestes, eu diria que essa escumalha identitária é uma sarna do classemedianismo pequeno-burguês. Nunca andaram descalços, salvo na praia; não têm vivência de rua nenhuma; nunca tomaram água de torneira ou subiram em árvore para pegar frutas; não gozam, são, na maioria das vezes, assexuados. Não há a mínima possibilidade de reeducação, inclusive sob vara, dessa gente, mas, sim, um expurgo sob tacape. O tempo é o senhor da razão. Aguardem e serão devorados.

Alex de Paula Xavier Pereira

celsolungaretti disse...

Alex,

eu vejo isso como uma espécie de faz-de-conta de adultos encruados (eles já usaram a expressão "teatro da revolução", mas as lutas sociais têm o pequeno inconveniente de que nelas não se está representando e o preço a pagar pelas opções que se faz é alto).

Inventaram uma forma de posarem de radicais sem correrem os riscos do confronto com inimigos de verdade.

Mudam a forma como se referem às coisas do mundo porque sentem-se impotentes para mudar o mundo.

Cancelam simbolicamente desafetos porque nunca serão capazes de ir matá-los, correndo o risco de serem mortos por eles.

É bem típico dessas mais recentes gerações, nas quais adultos de até 40 anos preferem ficar em casa parasitando papai e mamãe, com casa, comida e roupa lavada, do que irem construir uma vida independente.

Lembro-me de uma frase do Godard sobre jovens "filhos de Marx e da Coca-Cola, dos quais se pode fazer o que se bem entender".

Eu gostaria que a frase pudesse ser aplicada literalmente, para trocá-los trocá-los pelos de meio século atrás, que eram capazes de lutar por aquilo em que acreditavam.

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