segunda-feira, 30 de setembro de 2019

FOI MUITA INGENUIDADE SUPOREM QUE O BOZO SERIA UM BATMAN NO COMBATE À CORRUPÇÃO! O BUFÃO DA HQ É O CORINGA

celso rocha
de barros
A CRISE DA
 LAVA JATO
A semana passada foi muito ruim para a Lava Jato, começando com a derrota, de efeitos práticos incertos, no Supremo Tribunal Federal, passando por novas denúncias da Vaza Jato e culminando no episódio grotesco em que o ex-procurador-geral da República, Rodrigo Janot, declarou que quase matou Gilmar Mendes a tiros. 

O ex-senador tucano Aloysio Nunes declarou que a operação manipulou o Supremo durante o processo de impeachment. Enquanto escrevo, ouço que a força-tarefa da Lava Jato lançou a campanha Lula mais ou menos livre, e pediu sua mudança para o regime semiaberto. Especula-se que seja uma estratégia para evitar a anulação da sentença contra o ex-presidente. 

Se tudo isso tivesse acontecido em 2015, o país estaria em convulsão. O auge do lavajatismo passou quando Dilma caiu, mas houve um novo surto de entusiasmo com a eleição de Bolsonaro e a nomeação de Moro para o Ministério da Justiça.

Vou morrer sem entender por que, em algum momento, o Brasil achou que Jair Bolsonaro estava preocupado em combater a corrupção. 

O atual presidente da República:
— sempre foi um político do baixo clero;
 nunca teve qualquer participação nas investigações de corrupção no Congresso (alguém se lembra dele se destacando em qualquer CPI?);
 foi um dos articuladores da campanha de Severino Cavalcanti para a presidência da Câmara;
 apoiava Picciani no Rio de Janeiro. 
.
Em algum ponto de nossa loucura recente, achamos que esse sujeito era o Batman. A esta altura, já está claro que Bolsonaro não tem o mais remoto interesse em brigar pela Lava Jato. Sua família é envolvida no esquema Queiroz, ele mesmo talvez também seja, e Moro seria um adversário forte na eleição de 2022.

Mas o aparelhamento bolsonarista dos órgãos de controle não é o que de mais grave faz o presidente da República contra o combate à corrupção no Brasil. 

O xeque-mate contra a operação foi a captura das manifestações de rua pelo autoritarismo bolsonarista. Muita gente que gostaria de protestar contra a decisão do STF não quer ir em uma passeata com os caras que defendem o fechamento do tribunal e a implantação de uma ditadura de extrema direita.

E a esta altura não é mais possível duvidar de que é isso que o bolsonarismo quer. Quando Janot declarou que pensara em matar Gilmar Mendes, a deputada bolsonarista Carla Zambelli postou que entendia as razões de Janot. 

Apagou o post depois, mas a mensagem já circulava: no submundo do crime virtual bolsonarista, as insinuações de que Janot deveria ter matado Gilmar correram soltas.

Nesse quadro, a relação de forças na briga entre lavajatismo e sistema político virou. Ficou difícil convocar manifestações, e a imprensa tem bem menos entusiasmo pela coisa toda desde que Moro passou a fingir que não vê a guerra bolsonarista contra a imprensa livre.

Resta torcer para que os políticos sejam melhores, bom, políticos do que os membros da força-tarefa. Se aproveitarem o momento para enterrar de vez o combate à corrupção no Brasil, cometerão um erro grave que pode ter consequências fatais na próxima vez que a relação de forças virar (sempre vira). 

Se forem inteligentes, vão começar a discutir um legado para a Lava Jato que inclua menos condenações espetaculares e mais leis que combatam a corrupção no longo prazo. (por Celso Rocha de Barros)

3 comentários:

sr incrivel disse...

Nunca ninguem com mais de dois neuronios achou que Bolsonaro seria uma boa idéia. Os que fizeram a cabeça da população mais humilde são gente que achava que ganhariam com isso. Nunca esteve em jogo, como continua a não estar, a situação do país e seu povo. O que sempre esteve em jogo foi a possibilidade de avançar sobre os direitos dos trabalhadores. Alguém pode imaginar que jornalistas, empresários, políticos, militares não sabiam quem era o bozo? São os intelectuais que ás vezes são os mais ingenuos.

Anônimo disse...

ah gente para de mimi,me conta que dia que lula,dilma esses vagabundos combateram a corrupção?? Aposto que quem escreveu esse texto é um babaca que acredita no pt ou outros partidos aliados. Parem de show e de fake news,aceitem que doerá menos.

celsolungaretti disse...

Anônimo,

se você quer opinar sobre o que nem sequer compreendeu, por que, pelo menos, não se identifica? Tenha a coragem de assumir o seu besteirol.

O autor do artigo, Celso Rocha de Barros, é sociólogo, formado em ciência política pela Unicamp e com doutorado em sociologia na Universidade de Oxford; analista do Banco Central; e colunista da Folha de S. Paulo. Ao invés de elucubrar sobre os motivos de ele escrever isto ou aquilo, vá pesquisar um pouco sobre ele no Google, aí você saberá onde está pisando.

Fake news são falsificações. Aponte uma única afirmação falsa do Rocha de Barros, se puder.

E morra de inveja de ele escrever tão bem e você tão mal, mas não chame de show o que não passa de um artigo consistente e bem escrito.

Related Posts with Thumbnails