domingo, 18 de agosto de 2019

RECESSÃO À VISTA. E PODERÁ SER SEVERA!

"A presente inquietação dos mercados parece ter por raiz a guerra comercial do presidente Donald Trump com a China. Há poucos precedentes para uma recessão autoinduzida causada por políticas comerciais protecionistas, com uma notável exceção. As tarifas Smoot-Hawley, aprovadas em 1930, não causaram a Grande Depressão, mas provavelmente a agravaram.

As tarifas Smoot-Hawley foram tão altas quanto as aplicadas à China, de acordo com Chad Brown e Eva (Yiwen) Zhang, do Instituto Peterson de Economia Internacional.

É difícil saber o que resultará no final da expansão. Pode ser uma morte por causas múltiplas — tarifas, desaceleração na economia mundial, a ressaca posterior à embriaguez causada pelo corte de impostos de Trump, a desaceleração do mercado de trabalho. 

Se tivermos um declínio lento, a sensação será a de uma recessão rasa, com alta modesta no desemprego e uma queda volátil mas não aterrorizante nos preços das ações.

Mas se as empresas e consumidores dos Estados Unidos e ao redor do mundo começarem a entrar em pânico, e se deixarem paralisar pela incerteza quanto ao que pode acontecer a seguir no comércio ou em outras questões internacionais, o desfecho pode ser muito pior."  (Andrew Van Dam, no artigo Uma recessão virá. Quão ruim ela será?, publicado no Washington Post)
...e, para que os leitores tenham uma noção do que foi a Grande Depressão 
da década de 1930, eis um filme bem marcante: A luta pela esperança 
(d. Ron Howard, 2005, c/ Russell Crowe), mostrando como o pugilista James J.
Braddock e sua família foram à miséria mas ele conseguiu improvavelmente
reerguer-se nos ringues, o que lhe valeu o apelido de Cinderella Man

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails