sexta-feira, 31 de maio de 2019

DAVID EMANUEL COELHO DÁ AO PEQUENO NAPOLEÃO DA EDUCAÇÃO UM BILHETE DE IDA (SEM VOLTA!) PARA O HOSPÍCIO

O governo Bolsonaro é formado por uma trupe de oportunistas medíocres. Gente sem relevância ou destaque algum em suas áreas. Espelham, de certo modo, a própria nulidade do presidente. 

É típico dos medíocres elevados a posições de comando hipostasiarem seu poder. Como não possuem habilidades para exercer sua posição, partem para a prepotência, a carteirada e as ameaças. Usam a coerção não enquanto uma forma limite do poder, mas como seu único modo de exercício. 

O pseudo ministro da educação é um desses indivíduos. Economista pífio, professor nulo, entende tanto de educação quanto um asno entende de física nuclear. Igual a outros espertalhões, montou no cavalo selvagem do bolsonarismo como se não houvesse amanhã. Em qualquer outra condição, não seria alçado nem a coordenador de curso, muito menos a ministro de estado. 

Não tendo nada para apresentar na educação, resolveu que o melhor modo de justificar sua estada no ministério seria cumprir fielmente os sonhos ditatoriais de seu chefe. Então, desatou a guerrear contra professores e estudantes, impondo cortes punitivos e destratando a intelectualidade nacional. 

Logo veio a resposta, com manifestações históricas e uma união rara de professores, alunos, funcionários e reitorias. Até indivíduos despolitizados se mobilizaram, graças ao pseudo ministro da educação. 

Emparedado, foi esquecido inclusive pelos apoiadores de seu chefe, os quais, em diminutas micaretas, lembraram-se de apoiar até mesmo Paulo Guedes, mas não ele. Sua saída foi então apelar ao macartismo de extrema direita: é tudo culpa dos professores comunistas.

Sim, os professores (essa raça tão perigosa e com tanto poder em mãos!) fizeram pressão sobre milhões de alunos Brasil afora para que estes fossem participar das manifestações. 
Será que, após a exoneração, o Olavo me arruma outra boquinha?

Acredite quem quiser: eles não estariam contra o fabuloso ministro, mas indo às ruas – vejam só – para não levarem falta ou conseguirem alguns pontinhos a mais no boletim. 

Mas não bastava, os pais também estariam envolvidos, diabolicamente ameaçando seus filhos de punição se não participassem das manifestações para destruir a imagem do ministro e do seu grande chefe. 

Caso dito ministro tivesse senso de ironia, poderia ver o quão bizarra é tal acusação para um governo eleito com patrões – estes, sim, detentores de poder de vida sobre seus subordinados – ameaçando e constrangendo funcionários a apoiarem Bolsonaro. Que o diga o dono da Havan brandindo seu chicote moral contra funcionários cabisbaixos e submissos. 

Mas certamente, neste caso, o pseudo ministro da educação consideraria estar tudo dentro da boa regra do liberalismo, afinal o patrão não paga apenas pela força de trabalho de seus empregados, paga também por suas mentes, corações e votos. Quem não vota de acordo com a empresa, está contra ela. 

Tampouco acharia problemático a chantagem religiosa de pastores, bispos, missionários e outra cambada de cretinos bíblicos que subiram no púlpito para pregar a vinda do Messias, de nome Bolsonaro. Aí também estaria tudo bem, pois o rebanho serve ao seu pastor. 

O errado mesmo, crime mortal, é falar de política em sala de aula ou expor as entranhas do sistema desumanizante. Aí a coisa vira vandalismo... 

Por isso o ministro achou por bem criar um canal de denúncia contra supostas pregações ideológicas de professores contra alunos. Chegou mesmo a divulgar o vídeo de um professor de filosofia – meu colega – desancando o pseudo ministro e o presidente neofascista. Crime dos crimes. 

Para o pseudo ministro, a liberdade de expressão, a liberdade acadêmica e a liberdade política só existem dentro dos limites colocados por ele mesmo. A educação, em sua retrógrada mentalidade, é simplesmente uma correia de transmissão dos interesses do governo e da burguesia. Professores e alunos são seus subordinados, não possuindo, portanto, direito à autonomia.

No entanto, ignora o pseudo ministro a pujança e autonomia dos estudantes brasileiros, nas ruas há quase um século. Durante a ditadura militar foram fundamentais na resistência e possuem papel de destaque na vida política nacional desde 2013, quando puxaram as maiores manifestações da história nacional. 

Ao contrário do pensamento do pseudo ministro, os estudantes em muitos casos precisaram lutar contra professores despolitizados, carreiristas, reacionários ou mesmo acomodados, os quais colocavam obstáculos na ação dos estudantes, quando estes suspendiam aulas, faziam ocupações ou buscavam aderir a greves. 

Pessoalmente, fui testemunha de ameaças de colegas professores contra estudantes, não de tirar pontos deles para participar de manifestações, mas de tirar se estes faltassem à aula para aderir a paralisações. 

Fui testemunha ocular quando um professor de história (!) desancou todo um auditório de estudantes idealistas – mobilizados contra a reforma trabalhista  acusando-os de serem idiotas e qualificando a greve de inútil. Tudo para ficar bem diante dos superiores. 

Quem conhece bem a dinâmica universitária sabe que convocação de professor para manifestação é algo tão raro quanto um argumento bem elaborado por Bolsonaro. Quem primeiro levanta e se indigna são os estudantes. 

Enfim, o patético pseudo ministro da Educação apenas provou, com sua reação autoritária, o quanto já perdeu a guerra. Não tem condições de harmonizar a comunidade escolar brasileira e, por isso, só pode apelar à perseguição, a qual, conforme mostra a história repetidas vezes – e já ensinava Montesquieu – nunca terá como vencer no médio e longo prazo. No caso do pseudo ministro, nem no curto. 

Pensou ser um Napoleão, mas era apenas um pequeno Napoleão, de hospício. (por David Emanuel de Souza Coelho)

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails