quinta-feira, 25 de outubro de 2018

DOIS PERDIDOS NUMA NOITE SUJA: UMA CRIANÇA FAZENDO PIRRAÇA NA HORA ERRADA E UMA RANZINZA RAPOSA VELHA

Deu no Painel Político da Folha de S. Paulo, que é uma fonte bastante confiável de informações de bastidores:
"Fernando Haddad fez um último apelo à direção do PDT por um aceno público e enfático de Ciro Gomes à sua candidatura e contra Jair Bolsonaro. Em telefonema na tarde desta quarta (24) para Carlos Lupi, o presidente da sigla, o petista rogou pela unidade da esquerda, citou riscos à pauta progressista e disse que um gesto do PDT teria significado histórico. 
Ciro, que foi para a Europa após o 1º turno, chegará no Brasil nesta sexta (26) e vai avaliar novo posicionamento.
Na conversa com Lupi, Haddad demonstrou otimismo com as pesquisas desta semana e reforçou que o aceno de Ciro seria crucial para uma virada.
A direção da Força Sindical, uma das maiores centrais do país, procurou o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e reforçou o pedido para que ele declare voto em Haddad “em nome da democracia”. De acordo com sindicalistas, o tucano disse que está avaliando o caminho que vai seguir.
Os dirigentes da central disseram que, se o ex-presidente optar por divulgar um manifesto mais amplo, eles farão um esforço para que outros setores chancelem o documento".
Da minha parte, recomendo ao Ciro e ao FHC que parem de se comportar, respectivamente, como uma criança fazendo pirraça na hora errada e como uma ranzinza raposa velha. Têm carradas de razão para detestarem o PT, mas isto nunca será motivo suficiente para se omitirem em momento tão decisivo da nossa História.

Num ato por democracia e direitos a que compareci nesta 3ª feira (23) no Sindicato dos Jornalistas de SP, o Juca Kfouri disse algo muito certo: que ele não estaria lá se o adversário de Haddad fosse o Collor, o Serra, o Alckmin ou o Aécio, pois a democracia sobreviveria a qualquer um deles.

Mas, desta vez jamais poderia deixar de comparecer, pois acredita que Jair Bolsonaro fará mesmo tudo que ameaça fazer. E se trata de uma perspectiva inaceitável para qualquer cidadão civilizado.

Penso da mesmíssima forma, daí não ter hesitado um segundo sequer em apoiar Haddad quando ele se tornou a única opção para barrarmos o candidato fascista e sua óbvia intenção de colocar o mandato presidencial a serviço da instalação de uma nova ditadura.

Eu, que tenho duas dezenas de mortos a lamentar, abatidos como cães pela ditadura anterior, não poderia jamais subestimar uma possibilidade tão catastrófica. E quem me conhece sabe que meus motivos para mágoas com o PT são imensos. 

Mas, como diria Camões, neste momento um valor mais alto se alevanta. (por Celso Lungaretti)

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails